Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, estou com um pequeno problema e muitas duvidas. Comprei um recuperador de calor numa loja, tipo chave na mão com montagem e construção do saco em pladur rosa. Uns amigos aconselharam-me a fazer um rasgo pelo rodapé para passar um tubo até ao exterior que era para o recuperador ir buscar ar novo ao exterior em vez de usar o da circulação interna. Pedi isto e também pedi para meter dos lados em baixo e em cima umas grelhas para aproveitar o calor que está dentro do saco.

    O homem que veio montar o recuperador disse que não fazia sentido fazer a puxada do exterior para renovar o ar (diz que isso só é obrigatório em alguns modelos (aqueles onde se enfia o recuperador na lareira já feita) e que para o ano seria obrigatório por lei nas salamandras) e sobre as grelhas também não as fez porque diz que aquele modelo de recuperador não é de as usar. Dos meus vizinhos, verdade seja dita, nenhum tem a puxada do exterior para renovação do ar, mas todos têm as grelhas.

    O homem sabe do que fala ou enfiou-me um barrete?
  2.  # 2

    Há recuperadores que têm tomada de ar exterior, há outros que não. Se não tiver, então a tomada de ar é pela frente e aí pode abrir uma grelha para o exterior em qualquer lado, julgo eu.

    Há aqui alguns (bons) instaladores de equipamentos a biomassa, talvez eles possam auxiliar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  3.  # 3

    se não tiver grelhas em baixo e cima o calor acumulado dentro da hotte gerado vai ficar acumulado dentro da hotte e não tem por onde sair, acha que faz sentido??
    se tiver grelhas em baixo para entrar ar frio e uma grelha em cima para sair o ar quente vai ter muito mais rendimento,
    se tiver entrada de ar exterior é uma mais valia mas não é obrigatório.
    Na minha instalação tenho entrada de ar exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  4.  # 4

    Qualquer recuperador da para usar ar exterior nem que seja apenas para arrefecer o "saco", existem é modelos recuperad que também dão para usar entradas ar exterior para passar por dentro do próprio recuperador.

    Eu exigia uma entrada ar exterior para renovar o ar da casa e as grelhas no saco, se não esta a desperdiçar uma boa quantidade de calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  5.  # 5

    além de que em habitações muito estanques, não havendo admissão de ar fresco da rua para a câmara de combustão, o recuperador vai queimar o oxigénio que existe no interior da casa, com todos os malefícios que isso trás à saúde de quem habita a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreirao recuperador vai queimar o oxigénio que existe no interior da casa
    podendo inclusive libertar CO para o interior,

    é obrigatório por lei a existência de entrada de ar sempre que existam equipamentos de queima no interior do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvespodendo inclusive libertar CO para o interior,

    é obrigatório por lei a existência de entrada de ar sempre que existam equipamentos de queima no interior do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:reginamar


    E que lei é essa?
 
0.0121 seg. NEW