Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou aplicar isolamento na parede do fundo, e pretendo que a mesma venha a receber estuque.

    É possível aplicar o estuque ao isolamento ? como ? De forma a não fissurar e cair ?
      Foto0160.jpg
    • jma
    • 29 maio 2009

     # 2

    porque é que não coloca pladur a tapar o wallmate?
  2.  # 3

    Colocado por: jmaporque é que não coloca pladur a tapar o wallmate?


    Porque para pladur, teria que chamar outra pessoa.

    E como vou estucar as paredes do sotão, faria tudo de uma vez.
  3.  # 4

    Pode, com Wallmate IB, mas atenção à rigidez do conjunto, porque está no tecto
    http://www.texsa.com/pt/productos.asp?lan=3&AP0=2&AP1=14&AP2=53&pr=529
  4.  # 5

    Colocado por: PauloCorreiaPode, com Wallmate IB, mas atenção à rigidez do conjunto, porque está no tecto
    http://www.texsa.com/pt/productos.asp?lan=3&AP0=2&AP1=14&AP2=53&pr=529


    Então e com o wallmate convencional não dá ? É que deste já disponho e do outro teria que comprar...

    Li algures que se poderia efectuar o seguinte :

    Após colar o wallmate à parede (não tecto) com cimento cola, efectuar chapisco e antes deste secar, aplicar rede de fibra de vidro, podendo mais tarde receber o estuque.

    Será que resulta ?
  5.  # 6

    Então e o resto do pessoal que trabalha com isto todos os dias ? Uma ajudinha...
  6.  # 7

    Normalmente o cimento não agarra ao wallmate, nota-se quando se tem que assentar caixas electricas e o roço foi mais fundo do que se devia...
  7.  # 8

    Nunca fiz, nem nunca testei por isso não sei se dá para fazer, principalmente em estuque...
  8.  # 9

    CIMENTO,
    Já fizemos isso, numa moradia. É como diz, depois do wallmate fixo, chapisque com cimento-cola (argamassa de cimento e areia não adere), coloque a rede de fibra de vidro antes do cimento-cola secar, sobreponha pelo menos 10cms entre segmentos de rede. Aplique em seguida a camada de reboco (1,5cm de espessura aprox.) que poderá ser massa de gesso tipo "Seral". Deixe a parede bem nivelada e aprumada. Está pronto a aplicar a última camada com massa fina de acabamento.
    No fundo é a mesma coisa que o Cappotto, só que pelo interior.
  9.  # 10

    eu no tecto nunca vi o resultado, mas no outro dia em conversa com o empreiteiro ele disse que não havia problema, ele estava com a ideia de aplicar pladur e eu perguntei se não podia colocar reboco, não sei se resulta, mas é feito como atras foi dito por j.fernandes, em todo o caso como era no tecto e era uma grande superficie e para não ter problemas depois, segui a primeira ideia do pladur.
  10.  # 11

    Colocado por: J.FernandesNo fundo é a mesma coisa que o Cappotto, só que pelo interior.
    Pois é!
    E mesmo sendo pelo interior houve dificuldade (relutância?) em ter aqui uma resposta... porque será? ;-)
  11.  # 12

    Luís,
    Essa sua interrogação tem a ver com o facto de não achar o cappotto uma solução fiável?
  12.  # 13

    Colocado por: J.FernandesLuís,
    Essa sua interrogação tem a ver com o facto de não achar o cappotto uma solução fiável?
    Caro J.Fernandes,
    Do ponto de isolamento térmico, considero-a uma solução de recurso, a aplicar em casas já construídas e em que não haja outra alternativa.
    Não me agrada a ideia de ter um material tão vulnerável do lado de fora de uma parede (sujeito a «não» arder, ser picado por picapaus, ou ser esburado por famílias de ratos).

    Por outro lado, sei que com o isolamento térmico do lado exterior se aumenta a inércia da parede. Isto é: aumenta o tempo que leva a parede a variar de temperatura, mas também aumenta a quantidade de energia necessária para que atinja uma determinada temperatura.
    Confesso que não vejo nenhuma vantagem neste sistema sobre o tradicional solução em que se coloca o isolamento térmico no interior de dois panos de tijolo (tirando, claro, a facilidade com que se eliminam as temíveis «pontes térmicas»).
  13.  # 14

    Andei a isolar a parede do fundo e a prepará-la para receber o estuque, deixo algumas fotos para verem.

    Como as placas que tenho são lisas, optei por criar uma base rugosa pois tive receio que o cimento cola e o estuque não se conseguissem fixar.
      Foto0274.jpg
  14.  # 15

    Colagem
      Foto0277.jpg
  15.  # 16

    Produto Final
      Foto0279.jpg
  16.  # 17

    Contine a colocar fotografias até ao final da obra.
  17.  # 18

    Pronto a receber o estuque.
      Foto0296.jpg
  18.  # 19

    Já com o estuque a secar.

    Não levou rede porque o estucador disse não ser preciso pois a parede não vai estar sujeita a impactos. Tenho as minhas dúvidas...
      Image1a2.jpg
  19.  # 20

    Colocado por: CIMENTONão levou rede porque o estucador disse não ser preciso pois a parede não vai estar sujeita a impactos. Tenho as minhas dúvidas...

    pois sim, dava mais trabalho. Quando isso mexer pelas amplitudes térmicas, ele que vá lá reparar as fissuras
 
0.0203 seg. NEW