Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Como aquecimento ambiente.
    Casa térrea com quase 200m2, com 10cm isolamento, teto falso com 16cm de isolamento, antes da laje. Caixilharia em PVC, vidro isolante (não me recordo a designação). Concelho de Tondela, que regista sempre temperaturas negativas, por meia dúzia de dias ao ano ( este inverno já registou o mínimo foram -2,3°.)Fonte de aquecimento da casa, é um recuperador ar, da DROVE, com 4 condutas ar quente para os compartimentos (quartos e cozinha). Temperatura sempre acima dos 20° na casa é nos quartos um pouco abaixo, mas nunca a descer os 19°. Por dia queimo à volta de 4 cavacas, o que iniciando a queima às 19h, o ventilador fica a trabalhar até às 3,4 e as vezes 5 da manhã. Com esta gestão tenho gasto por temporada cerca de 3m2 de lenha de mistura (nunca pinho). Gastando 120€ por ano de lenha, o que a dividir pelos meses de frio, que cada vez são menores dá cerca de 30€ por mês para aquecimento ( contabilizando os 4 meses de novembro a fevereiro). Tenho anotado sempre a data que início a queima continua de lenha e nestes 2 anos começaram já no final de novembro... Estou contente com o resultado financeiro desta solução, mas no entanto nem tudo são rosas. Os inconvenientes, são: ter todos os anos que comprar, arrumar lenha. Não ser um sistema automático, pelo que carece de intervenção humana para aquecer, o que leva a quando fico vários dias fora de casa, a temperatura desça gradualmente, podendo chegar aos 15°. Quando faço a limpeza do recuperador (uma vez a cada 3 semanas), por mais cuidado que tenha há sempre um pozito que escapa e vem para dentro de casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, alexp, skypt, mhpinto, zinna, NPRP
  2.  # 342

Colocado por: nandogoncaDia 29nov, fez 5 anos da instalação dos paineis solares para AQS. Como apoio tenho esquentador de chama modulante. Nestes 5 anos a bomba circuladores conta com 8387 horas de funcionamento. Há 1411 dias que faço contagem da eletricidade que a bomba gasta e nesses 1411 (mais de 3,5 anos) a bomba gastou 180kw. O esquentador que é ventilado gastou nesse tempo 8,4 kW. Em 5 anos, para apoio já gastei 2 garrafas das pequenas de gás, tendo a primeira durado 1 ano e 8 meses e a segunda 1 ano e 6 meses. Está terceira já vai com 1 ano e 8 meses e se continuar este tempo durará bem mais. Com este painel em 5 anos a manutenção dele foi trocar o anodo magnésio e trocar o vaso expansão do acumulador para um maior. Estou satisfeito com este conjunto, porque acho difícil arranjar solução mais barata. Lembro que as máquinas de lavar roupa e loiça gastam unicamente água do acumulador, o que leva a ter que gastar mais algum gás no apoio quando o acumulador perde temperatura.
    Em baixo relato do aquecimento ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexp,zinna

Pode partilhar o seu sistema e custo de aquisição e instalação?
  3.  # 343

Nando, terminando a queima às 5 da manhã a casa aguenta não descer abaixo dos 19/20°C em 14h sem ser climatizada?
    Mesmo nestes dias frios?
  4.  # 344

Colocado por: Pedro Azevedo78Nando, terminando a queima às 5 da manhã a casa aguenta não descer abaixo dos 19/20°C em 14h sem ser climatizada?
    Mesmo nestes dias frios?

Há dias que quando acordamos ainda está ligado, depende do tamanho das cavacas, tipo de madeira, se está bem seca ou verde e depende muito da entrada de ar para a combustão. Quando queimo a lenha e antes de ir para a cama, a sala, onde está o recuperador anda normalmente nos 22°. Por exemplo analisando o histórico desta noite, às 21h10 registei a temperatura máxima de 22,6° com temperatura exterior de 5,5°. No exterior a temperatura mínima foi de 1,8° e cá dentro estavam 21,7°. Eram 6h40. A partir daí a temperatura interior foi reduzindo até agora com o valor de 20,6°, e lá fora nos 6,2°. No dia 1dec as 7h10 temperatura exterior -2,3°, interior 20,3°. Analisando o histórico da temperatura interior, ela nunca baixa dos 20° e nunca chegou aos 23°. Nestes dias queimo 3 a 4 cavacas( as que cabem) e faço o queima de cima para baixo, dessa forma dura mais tempo, faz menos fumo e tem uma temperatura mais reduzida e controlada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  5.  # 345

Colocado por: sposilva
    Pode partilhar o seu sistema e custo de aquisição e instalação?
    sonnekraft 300litros 2 painéis planos e esquentador Vulcano de 17litros de chama modulante. Painel solar ficou cerca de 3500€, incluindo instalação e o esquentador andou perto dos 400€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva, mhpinto
    • emad
    • 4 dezembro 2017 editado

# 346

Como o prometido é devido, apenas voltei para dar o meu testemunho e desmistificar algumas coisas no que diz respeito a gastos e consumos de energia de AQS, dia a dia e aquecimento. Bem a minha solução provisória, não lhe podemos chamar de aquecimento e muito menos central.
    Por cá as noites tem temperaturas mínimas de 1 e 2 graus. Durante o dia ainda vão aos 12 e 13 graus.
    Então cá por casa isto vai assim:
    Na sala uso aquela coisa que queima oxigénio. Ligo aquilo à noite quando chego a casa até às 24h. E a sala vai-se aguentando nos 18 graus, porque deixo as portas semi abertas para renovar o ar.
    Aquilo gasta 25€ aos 30 dias. Nem se dá por aquilo no canto da sala.
    Nos quartos tenho os mikas. E aquilo ligado no minimo aquece o quarto em 30 minutos. E tenho de deixar no mínimo noite toda, caso contrário os quartos ficam tipo estufa. Aquilo tem termóstato e vai ligando e desligando durante a noite e mantendo os dois quartos confortáveis e agradáveis.
    Nos wcs tenho o PRE a ligar na suite as 5h30 até as 7:30h e o wc comum a ligar as 18h até as 20:30h.
    Eu fiz um controlo de consumo energia doméstica de 30€/mês sem aquecimento. Apenas máquina de lavar loiça, microondas, inducao, forno, frigorifico, exaustor, rega, portoes automáticos, arca vertical e luz. Não tenho máquina de lavar roupa para já. A minha santa sogra não tem muito que fazer e eu ajudo-a a entreter-se a lavar e passar. Quem as quer boas que as arranje.
    No mês de Novembro e nos dias de frio tenho tido consumos totais de 20kwts/dia. Quando antes tinha 5 kwts/dia, agora com PRE+mikas aquilo consome mais 15 kwts/dia.
    Resumo. A minha forma provisória e arcaica leva-me 90€ de luz mais 25€ de gás.portanto vou gastar em média 115€ em "aquecimento ".
    Para AQS no verão e com esquentador gasto 30€ de gas de garrafa, no inverno a coisa tem ficado por 40€/mes.
    Não é a solução mais confortável e xpto. Mas não tenho sentido frio em casa, nem desconforto. Confesso que já não durmo de calções nem ando de t-shirt pela casa. Mas a malta não anda a bater o dente. E a casa até se tem portanto +-.
    Investimento:
    - PRE- 1300€
    - mikas=2×50€=100€
    - aquecedor a gas= 125€( há 2 anos atras)
    - esquentador= 450€
    Total= 1975€
    Consumo total de todas as necessidades ao mês e no inverno/ 155€.
    Concluindo. Está abaixo daquilo que eu esperava.
    Não carrego lenha. Não dá para programar com excepção do PRE. Não dá para andar de t-shirt. Não preciso de espaço para guardar lenha, nem para guardar maquinaria pesada de aquecimento central.
    Não tenho necessidades de manutenção de equipamentos.
    Não tenho o calor confortável da lenha pela casa, mas também não tenho a casa mais suja com a cinza.
    Todos os equipamentos, mikas e aquecedor, na primavera voltam à garagem e ficam bem guardados e bem acondicionados. Nao tenho recuperador nem radiadores a estragarem a vista nas estações quentes e amenas.
    Bem, mas tenho 3000€ de pré instalação de AC por condutas investidos nos tectos e a qualquer momento se a ideia mudar, temos o plano B.
    Espero ter ajudado com o meu humilde testemunho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, skypt, callinas, VCAC, tozepalma, mhpinto, zinna, espt, Pedro_Rof, NBA, Miguel Pinto, NPRP, bruper
    • VCAC
    • 4 dezembro 2017

# 347

Emad,
    Bemvindo de volta! 😊
    Concordam com este comentário: skypt
    • ik

# 348

Afinal que mikas são essas? A ti mikas:)
    • emad
    • 4 dezembro 2017

# 349

Colocado por: ikAfinal que mikas são essas? A ti mikas:)
      transferir2.jpg
    • emad
    • 4 dezembro 2017

# 350

.
      IMG_20171104_010311.jpg
    • ik

# 351

Meta a bilha no OLX e compre um ac para a sala

Colocado por: emad
      transferir2.jpg
    . Tem ventilador a Mika?
  6.  # 352

Colocado por: mhpinto
    Lamento, mas continuo a preferir a mariscada (que algo me diz é capaz de ter mais probabilidade de me matar do que a legionella), pela simples razão de que, para sercoerentecom esse raciocínio, teria de gastar múltiplas mariscadas para proteger a minha casa de todos os outros agentes patogénicos que apresentam maior taxa de mortalidade que esse. Isso e fazer muitíssimas outras alterações no meu estilo de vida para evitar doenças não infecciosas e outras causas de morte bem mais letais que essa. No fundo, passar a viver numa bolha. Não obrigado.

Exato, e também por isso houve aqui um ano em que se fartaram de vacinar gente contra a gripe A. Que eu saiba essa estirpe ainda anda aí, mas a paranóia há muito se extinguiu. Mais ou menos logo depois de ter servido o seu propósito.

Os outros agentes patogénicos andam livremente pela atmosfera e se não queremos viver na bolha temos que aceitar isso.

Já a legionella também anda na água que consumimos e com que regamos jardins e por aí fora, mas é a estagnação da água e o seu aquecimento a temperaturas onde a legionella prolifera que activa o agente patogénico, que pode ser letal.

Vai ser maravilhoso ver a sua cabeça a pensar "what if" um dia que um seu familiar possa ter uma qualquer doença provocada pela legionella, sabendo que poderia ter sido facilmente evitada.

Aquilo que o enfermeiro magalhães aqui diz, de poucos diagnósticos de legionella em Portugal, é algo do qual não duvido nem por um segundo. Mas até há 10 anos atrás, 99.9% das habitações eram servidas por esquentador, não havendo qualquer acumulação ou estagnação de água quente. De lá para cá, se bem se recordam, todos são obrigados a instalar painéis solares ou outras fontes de energia renováveis, onde basicamente tudo funciona por acumulação, pelo que muito me admiraria se, daqui por outros 10 anos, os diagnósticos se mantivessem nos +/- 0%.

Mas, no fundo, o que realmente me incomoda é essa percepção do quão prejudicial pode ser a bactéria à saúde, desvalorizar o problema, ignorá-lo e depois converter tudo em mariscadas. Há prioridades e prioridades e há coisas que eu não compreendo. Até porque para evitar a legionella não são precisos 100 euros.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  7.  # 353

Colocado por: emadComo o prometido é devido, apenas voltei para dar o meu testemunho e desmistificar algumas coisas no que diz respeito a gastos e consumos de energia de AQS, dia a dia e aquecimento. Bem a minha solução provisória, não lhe podemos chamar de aquecimento e muito menos central.
    Por cá as noites tem temperaturas mínimas de 1 e 2 graus. Durante o dia ainda vão aos 12 e 13 graus.
    Então cá por casa isto vai assim:
    Na sala uso aquela coisa que queima oxigénio. Ligo aquilo à noite quando chego a casa até às 24h. E a sala vai-se aguentando nos 18 graus, porque deixo as portas semi abertas para renovar o ar.
    Aquilo gasta 25€ aos 30 dias. Nem se dá por aquilo no canto da sala.
    Nos quartos tenho os mikas. E aquilo ligado no minimo aquece o quarto em 30 minutos. E tenho de deixar no mínimo noite toda, caso contrário os quartos ficam tipo estufa. Aquilo tem termóstato e vai ligando e desligando durante a noite e mantendo os dois quartos confortáveis e agradáveis.
    Nos wcs tenho o PRE a ligar na suite as 5h30 até as 7:30h e o wc comum a ligar as 18h até as 20:30h.
    Eu fiz um controlo de consumo energia doméstica de 30€/mês sem aquecimento. Apenas máquina de lavar loiça, microondas, inducao, forno, frigorifico, exaustor, rega, portoes automáticos, arca vertical e luz. Não tenho máquina de lavar roupa para já. A minha santa sogra não tem muito que fazer e eu ajudo-a a entreter-se a lavar e passar. Quem as quer boas que as arranje.
    No mês de Novembro e nos dias de frio tenho tido consumos totais de 20kwts/dia. Quando antes tinha 5 kwts/dia, agora com PRE+mikas aquilo consome mais 15 kwts/dia.
    Resumo. A minha forma provisória e arcaica leva-me 90€ de luz mais 25€ de gás.portanto vou gastar em média 115€ em "aquecimento ".
    Para AQS no verão e com esquentador gasto 30€ de gas de garrafa, no inverno a coisa tem ficado por 40€/mes.
    Não é a solução mais confortável e xpto. Mas não tenho sentido frio em casa, nem desconforto. Confesso que já não durmo de calções nem ando de t-shirt pela casa. Mas a malta não anda a bater o dente. E a casa até se tem portanto +-.
    Investimento:
    - PRE- 1300€
    - mikas=2×50€=100€
    - aquecedor a gas= 125€( há 2 anos atras)
    - esquentador= 450€
    Total= 1975€
    Consumo total de todas as necessidades ao mês e no inverno/ 155€.
    Concluindo. Está abaixo daquilo que eu esperava.
    Não carrego lenha. Não dá para programar com excepção do PRE. Não dá para andar de t-shirt. Não preciso de espaço para guardar lenha, nem para guardar maquinaria pesada de aquecimento central.
    Não tenho necessidades de manutenção de equipamentos.
    Não tenho o calor confortável da lenha pela casa, mas também não tenho a casa mais suja com a cinza.
    Todos os equipamentos, mikas e aquecedor, na primavera voltam à garagem e ficam bem guardados e bem acondicionados. Nao tenho recuperador nem radiadores a estragarem a vista nas estações quentes e amenas.
    Bem, mas tenho 3000€ de pré instalação de AC por condutas investidos nos tectos e a qualquer momento se a ideia mudar, temos o plano B.
    Espero ter ajudado com o meu humilde testemunho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:21papaleguas,callinas,VCAC,tozepalma,espt

Eu acho que o emad faz cá falta.
    • jlmfr
    • 5 dezembro 2017 editado

# 354

Colocado por: SkinkxAté porque para evitar a legionella não são precisos 100 euros.

Obrigados a todos pelas opiniões. Neste caso, com o regulador da temperatura no painel exterior, assim como a misturador termoestática no exterior (painel ligado a "relógio" no quadro elétrico), deverei marcar a temperatura para 45 graus, 60 graus no regulador exteror do painel?

Do quadro elétrico não consigo controlar a temperatura, apenas quando ligo ou desligo o painel. As regulações do painel são efetuadas no exterior (telhado).

Neste caso como deverei regular se definir a temperatura mínima - no outro regulador - para 45 graus ou 60 graus, por exemplo?

Obrigado.

(1) Regulador temperatura mínima:
    https://www.dropbox.com/s/0f1q6ueumwe8pr4/temp.jpg?dl=0

(2) Válvula termoestática?

https://www.dropbox.com/s/xedodx0ti28eic1/termoestatica_preview.png?dl=0
  8.  # 355

Colocado por: jlmfr

Obrigados a todos pelas opiniões. Neste caso, com o regulador da temperatura no painel exterior, assim como a misturador termoestática no exterior (painel ligado a "relógio" no quadro elétrico), deverei marcar a temperatura para 45 graus, 60 graus no regulador exteror do painel?

Do quadro elétrico não consigo controlar a temperatura, apenas quando ligo ou desligo o painel. As regulações do painel são efetuadas no exterior (telhado).

Neste caso como deverei regular se definir a temperatura mínima - no outro regulador - para 45 graus ou 60 graus, por exemplo?

Obrigado.

(1) Regulador temperatura mínima:
    https://www.dropbox.com/s/0f1q6ueumwe8pr4/temp.jpg?dl=0

(2) Válvula termoestática?

https://www.dropbox.com/s/vi301ygfli594ws/termoestatica.png?dl=0

A misturadora termostática nunca regula a temperatura mínima, apenas a temperatura máxima. Para mim, o ideal era ter a resistência eléctrica a funcionar apenas uma vez por semana, no ciclo anti-legionella. Eventualmente, no inverno e em função dos consumos, programá-la para ligar ao fim do dia e meter o depósito a determinada temperatura, que assegure os banhos dessa noite e do dia seguinte. E só, nada mais que isso, que tudo o que for a mais é desperdiçar energia.
    • jlmfr
    • 5 dezembro 2017 editado

# 356

Colocado por: Skinkx

A misturadora termostática nunca regula a temperatura mínima, apenas a temperatura máxima. Para mim, o ideal era ter a resistência eléctrica a funcionar apenas uma vez por semana, no ciclo anti-legionella. Eventualmente, no inverno e em função dos consumos, programá-la para ligar ao fim do dia e meter o depósito a determinada temperatura, que assegure os banhos dessa noite e do dia seguinte. E só, nada mais que isso, que tudo o que for a mais é desperdiçar energia.

Obrigado. Relativamente às funções dos reguladores tenho conhecimento da sua função. Só não sei para onde devo rodar a torneira termoetática, uma vez que não identifico qualquer marcação na mesma (ao contrário do regulador da temperatura da resistência eléctrica). Para onde rodar o regulador, de forma a definir a temperatura máxima de saída de água quente e optimizar a sua utilização:

Veja p.f. a 2ª image m do link acima.

Válvula termoestática:

https://www.dropbox.com/s/xedodx0ti28eic1/termoestatica.png?dl=0

Habitualmente são 2 banhos ao fim da tarde e 2 banhos pelas 07h da manhã. Tenho regulado a resistência eléctrica para 45 graus/50 graus (embora com estes dias de sol nem deve ligar entre as 17h30 e as 19h - programado no relógio no disjuntor) . Pelas 07h da manhã a agua está bastante quente apenas com água quente, mas não queima.

Encotrei a seguinte imagem na net. O regulador que tenho parece iguala este. Aparentemente o ponto que define a regulação está em baixo do regulador.
      36-12-8.jpg
    • zeto
    • 5 dezembro 2017

# 357

eu ainda não posso testemunhar os gastos, mas estou a contabilisar cerca de 400€ /mês para pellets e lenha.
  9.  # 358

Colocado por: zetoeu ainda não posso testemunhar os gastos, mas estou a contabilisar cerca de 400€ /mês para pellets e lenha.

Que tem instalado zeto?
    Para qts m2? Casa nova?
  10.  # 359

Colocado por: jlmfr

Obrigado. Relativamente às funções dos reguladores tenho conhecimento da sua função. Só não sei para onde devo rodar a torneira termoetática, uma vez que não identifico qualquer marcação na mesma (ao contrário do regulador da temperatura da resistência eléctrica).Para onde rodar o regulador, de forma a definir a temperatura máxima de saída de água quente e optimizar a sua utilização:

Veja p.f. a 2ª image m do link acima.

Válvula termoestática:

https://www.dropbox.com/s/xedodx0ti28eic1/termoestatica.png?dl=0

Habitualmente são 2 banhos ao fim da tarde e 2 banhos pelas 07h da manhã. Tenho regulado a resistência eléctrica para 45 graus/50 graus (embora com estes dias de sol nem deve ligar entre as 17h30 e as 19h - programado no relógio no disjuntor) . Pelas 07h da manhã a agua está bastante quente apenas com água quente, mas não queima.

Encotrei a seguinte imagem na net. O regulador que tenho parece iguala este. Aparentemente o ponto que define a regulação está em baixo do regulador.
      36-12-8.jpg

Tem que ler o manual da válvula (que já não deve ter) ou então arranjar um termómetro apropriado, para medir a temperatura de saída da água em cada uma das posições da válvula. Quando encontrar a temperatura ideal para si, é essa a posição correcta. Lembre-se que a temperatura deve ser suficientemente alta para gerar conforto, mas suficientemente baixa para que nunca ocorram queimaduras.
    • ik
    • 5 dezembro 2017

# 360

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Que tem instalado zeto?
    Para qts m2? Casa nova?

O zeto gosta de dormir com as janelas abertas
    Concordam com este comentário: lprolog

0.1270 seg. NEW