Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Colocado por: Schlüter-Portugal

Eu nunca disse isso, digo que precisa de 50w/m2/hora e com a bomba de calor os e podem ser dividos por 4.

As necessidades térmicas, os ganhos solares, etc. já não dependem do sistema
    Entao caso seja uma casa que precise que o sistema trabalhe o dia todo gasta 50w/m2 x 24 é isso?
    • ik
    • 3 janeiro 2019

# 682

Quem diz a energia que a habitação precisa é o técnico da térmica, não o catálogo do produto que vendem
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal
  2.  # 683

Colocado por: ikQuem diz a energia que a habitação precisa é o técnico da térmica, não o catálogo do produto que vendem
    Concordam com este comentário:Schlüter-Portugal

E com base nessas necessidades os sistemas têm consumos em w/m2/hora
  3.  # 684

Penso que estes valores que o schluter falou são no fundo a potencia do chão, a quantidade de calor que o sistema consegue transmitir...
    As necessidades variam de casa para casa.
    Uma casa que precise de 25w/m2 significa que o aquecimento precisa de trabalhar 30min por cada hora, isto visto de uma forma muito simples... (deduzo que reduzindo a temp imp estamos a reduzir à potência podendo ficar a trabalhar mais tempo mas a meio gás...)
    • ik
    • 3 janeiro 2019

# 685

Colocado por: Schlüter-Portugal

E com base nessas necessidades os sistemas têm consumos em w/m2/hora

Então porque diz que o seu gasta 50w?
  4.  # 686

Colocado por: zetotemperatura exterior 2 graus , durante a noite desce para 0graus, interior 24 melhor comforto não pode haver😀😀
      image.jpeg
    Eu acho muito, para mim no maximo 20graus
  5.  # 687

Colocado por: ik

Então porque diz que o seu gasta 50w?

Eu amanhã quando estiver no PC volto a colocar os gráficos, que contemplam a temperatura exterior/ambiente e impulsão para cada tipo de acabamento.
  6.  # 688

Colocado por: DR1982Eu acho muito, para mim no maximo 20graus

Para andar de calções.
  7.  # 689

Não há nenhum sistema que gaste X ou Y W/m2.hora.

A habitação, em função das suas perdas (paredes, pisos, tectos, caixilhos, ventilação) é que tem perdas térmicas na ordem de Z W/h.ºC. Em função dessas perdas térmicas, que qualquer sistema de climatização tem obrigação de repor para manter o conforto (que incluem o isolamento e o salto térmico interior/exterior), é que se consegue chegar a um valor referencial de Z W/m2.

Os sistemas, os melhores e os piores, gastam sempre o que a casa pede. No fundo é como os motores dos carros: há motores mais e menos eficientes, mas com o carro parado nenhum gasta e se andar sempre a topo todos gastam mais do que deviam. Uma coisa é certa, todos os motores gastam tanto mais quantos os quilómetros percorridos e os sistemas de climatização é mais ou menos a mesma coisa na medida em que as perdas térmicas da casa são o equivalente aos quilómetros percorridos.

É claro que há valores referência para se poder fazer umas comparações e umas simulações mais simples, mas sempre com algumas reservas. Ao fim do dia quem manda é a casa e é por isso que me faz confusão ver as pessoas a dizer que o seu sistema de climatização gasta "X", quando tudo depende muito mais da física do edifício do que das máquinas ou sistemas de calor e frio. Uma casa bem isolada gasta sempre menos, seja qual for o sistema, por isso a comparação de consumos é sempre um pouco desajustada na medida em que não conhecemos a arquitectura e a térmica dos edifícios quando comparamos consumos.
    Concordam com este comentário: DR1982, Anonimo1710, zinna, ptuga
  8.  # 690

Ou seja é um pouco uma confirmação da ideia que tinha, para ter consumos menores tenho de investir no isolamento da casa, neste caso janelas melhores já que 90% da fachada é vidro!
    Neste caso vou ver os consumos que tenho este ano com o AC, inverno e verão, e em função disso logo vejo se vale a pena ou nao investir numas janelas melhores...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  9.  # 691

Dr1982, É pá, 90% da fachada é vidro, convém pensar e ponderar bem o seu sistema de climatização bem como proteção solar.

Por aqui as temperaturas andam simpáticas, quase 9h da manhã e - 2ºC, =) e consumo a condizer, na ordem dos 38 kWh diários (consumo total dia de 24h)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK, zinna
  10.  # 692

Colocado por: callinasDr1982, É pá, 90% da fachada é vidro, convém pensar e ponderar bem o seu sistema de climatização bem como proteção solar.

Por aqui as temperaturas andam simpáticas, quase 9h da manhã e - 2ºC, =) e consumo a condizer, na ordem dos 38 kWh diários (consumo total dia de 24h)
    Isto é um apartamento por isso nao posso fazer muito em relação à proteção solar que não tem, nao tem estores exteriores o que estou convencido que ajudava imenso, mas nao ha volta a dar... a unica coisa que posso fazer é melhorar a caixilharia e vidros, mas sera tudo menos barato devo gastar alguns 5000 € nisso, digo eu... por isso é que vou ver os consumos deste ano para ver ao fim de quanto tempo obtenho retorno caso substitua as janelas.
  11.  # 693

Colocado por: callinasDr1982, É pá, 90% da fachada é vidro, convém pensar e ponderar bem o seu sistema de climatização bem como proteção solar.

Conclusao. Quando as temperaturas minimas baixam significativamente as BC tornam-se muito ineficientes para manterem a temperatura de conforto de 20 graus. Com um mês inteiro com essas temperaturas só para aquecimento e AQS gastaria mais de 200€/mês?contas feitas pelos 38 kwh diarios que o callinas anunciou.
    As BC sao economicas quando as temperaturas minimas andam de 0 para cima. O mesmo deve acontecer no verao quando as maximas devem atingir os 40 graus.
  12.  # 694

Colocado por: Sirruper
    Conclusao. Quando as temperaturas minimas baixam significativamente as BC tornam-se muito ineficientes para manterem a temperatura de conforto de 20 graus. Com um mês inteiro com essas temperaturas só para aquecimento e AQS gastaria mais de 200€/mês?contas feitas pelos 38 kwh diarios que o callinas anunciou.
    As BC sao economicas quando as temperaturas minimas andam de 0 para cima. O mesmo deve acontecer no verao quando as maximas devem atingir os 40 graus.
    para ser correcto e exacto deveria ter o consumo de outra solução a funcionar nas mesmas condições,

Que não tem.

O user já referiu por diversas vezes que no apartamento onde estava tinha consumo superior com menos área e conforto.
    • VXMC
    • 4 janeiro 2019

# 695

Para o PRH fazer quente e frio é necessário selar as juntas da Ditra com a Kerdi?
    • ptuga
    • 4 janeiro 2019 editado

# 696

Colocado por: Sirruper

A única maneira de saber isso é pedir a um conjunto de AC, ou uma caldeira, que meta constantemente a casa a 20,5ºC durante o dia todo e dp comparar os consumos.
    Comparar valores só para casa em condições semelhantes.

Outra coisa que é errado é que se se falam em em valores de kW totais e não estamos a falar em áreas diferentes. Se se quer falar em kW consumidos diariamente deve-se falar por m2.
    Callinas relembre-me a sua casa tem quantos m2 uteis?
  13.  # 697

Colocado por: SirruperQuando as temperaturas minimas baixam significativamente as BC tornam-se muito ineficientes para manterem a temperatura de conforto de 20 graus. Com um mês inteiro com essas temperaturas só para aquecimento e AQS gastaria mais de 200€/mês?contas feitas pelos 38 kwh diarios que o callinas anunciou.

E com outros sistemas Qt gastava?? Essa é que é a questão!
    Com um cobertor pelas costas ficava mais barato de certeza...
  14.  # 698

Colocado por: Pedro Azevedo78Com um cobertor pelas costas ficava mais barato de certeza...
    Pois é, o conforto paga-se de uma forma ou de outra, quando entro em casa ou me levanto a meio da noite com uma temperatura agradável nem me lembro da factura da eletricidade...
  15.  # 699

Colocado por: DR1982Pois é, o conforto paga-se de uma forma ou de outra, quando entro em casa ou me levanto a meio da noite com uma temperatura agradável nem me lembro da factura da eletricidade...
    ai já pode poupar uns trocos...... Não se levanta da cama lol
  16.  # 700

Colocado por: Sergio Rodriguesai já pode poupar uns trocos...... Não se levanta da cama lol
    Lol, é uma ideia 😀

0.0456 seg. NEW