Iniciar sessão ou registar-se
    • Atsot
    • 28 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Bom dia

    Estou a remodelar o meu apartamento com 120m2 de área composto por 3 compartimentos , sala/cozinha open space , suite com closet e quarto secundario .

    Vou colocar climatizacao por condutas , no entanto a minha dúvida passa por colocar ar condicionado ou bomba de calor com ventiloconvector?

    Sei que ao colocar bomba de calor estou também a aquecer as águas sanitárias . Qual a vossa opinião relativamente a esta questão ? Sei que a bomba de calor fica mais caro em termos de investimento . E no futuro ? Compensará energéticamente ? Dentro de quantos anos é que recupero investimento ?

    Obrigado
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 2

    Talvez dê para colocar uma bateria/radiador/permutador, na conduta de entrada e aquecer em simultâneo com a ventilação dispensando os ventilo convetores.
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 3

    Colocado por: Anonimo06082021

    mostre um exemplo


    Eu dou idéias os técnicos dizem se é possível, custos, vantagens/desvantagens. Só invento na minha casa, na dos outros só aquilo em que sou qualificado.
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 4

    Colocado por: Anonimo06082021

    mostre nem que seja um rabisco.

    Estou com um HTC 800mhz, não me peça um milagre que isto crasha! Mais logo , prometo.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • TZW
    • 27 março 2017 editado

     # 5

    O que pretendia dizer é isto ou semelhante "S&P - Série CADT-DC HE
    Recuperadores de calor com bateria de água quente incorporada e sistema de controlo da temperatura do ar impulsionado composto por sonda de temperatura de conduta, controlo electronico de temperatura que fornece um sinal digital para o accionamento de uma válvula de 3 vias (não incorporada no produto)."
    Este equipamento ou semelhante ligado ao circuito de aquecimento de agua.
    Ou então do género do da foto para quem já tem um sistema de ventilação.
    4,8 a 23kw penso que deve substituir os ventiloconvectores, não sei as desvantagens...
    Gostava de saber porque estou a pensar ligar um na saida 1" do colector do phr com electroválvula que actue sempre que os circuitos phr estejam fechados e caso a temperatura do ar ambiente esteja baixa. Se é funcional não sei...?
      bateria_agua_quente.jpg
    • MNeo
    • 27 março 2017

     # 6

    Colocado por: TZWRecuperadores de calor com bateria de água quente incorporada e sistema de controlo da temperatura do ar impulsionado composto por sonda de temperatura de conduta


    Geralmente estes sistemas utilizam-se nos paises mais frios e são colocados à entrada da VMC, na conduta de admissão de ar para evitar o congelamento da mesma, quando as temperaturas descem vários graus abaixo de gelo.
  1.  # 7

    Ou para compensar grandes cargas térmicas em arrefecimento.
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 8

    Mas não funciona para apoio de aquecimento phr junto com vmc?
  2.  # 9

    Colocado por: TZWMas não funciona para apoio de aquecimento phr junto com vmc?
    dependendo da temperatura do fluido tanto pode compensar como não.

    Relembro que o PRH funciona com temperaturas relativamente baixas incompatíveis com o apoio a ventilação.
    • TZW
    • 27 março 2017 editado

     # 10

    Pois, é provavel, depois faço um teste com um radiador de carro ou daqueles evaporadores de balcão frigorifico, devo encontrar algum na sucata. Irei experimentar colocar um de chaufagem ou semelhante junto as entradas de ar no teto!
    Isto diz-me que pode ser funcional:
      tabela vmc.png
 
0.0106 seg. NEW