Colocado por: rui_e90O meu canalizador está a meter o PEX na parede sem manga, diz que que se está a começar a utilizar desta forma porque tinha muitas perdas energéticas pela falta de isolamento.
Pelos comentários parece-me que estou a meter-me numa alhada.
... ou seja se o tubo rebentar, furar etc .... ficas agarrado ne?
Colocado por: rui_e90
Com os outros sistemas também se tem que partir a parede. resta saber se os outros sistemas são muito mais fiáveis\resistentes que o PEX.
Acho que se coloca sem a manga pela dificuldade de substituir os tubos. na teoria é fácil mas na prática ....
quanto a furar acidentalmente com uma broca vou fazer um mapa rigoroso, o problema é se tem uma fuga.
estou a ficar preocupado, acho que fui negligente em aceitar a opção do canalizador. espero não ficar com os pés molhados.
Colocado por: afsantosColocado por: rui_e90
Com os outros sistemas também se tem que partir a parede. resta saber se os outros sistemas são muito mais fiáveis\resistentes que o PEX.
Acho que se coloca sem a manga pela dificuldade de substituir os tubos. na teoria é fácil mas na prática ....
quanto a furar acidentalmente com uma broca vou fazer um mapa rigoroso, o problema é se tem uma fuga.
estou a ficar preocupado, acho que fui negligente em aceitar a opção do canalizador. espero não ficar com os pés molhados.
Rui faz como eu, tira fotos a todos os tubos antes de estarem tapados, é muito importante termos o registo fotográfico disto... e se poderes tirar também à restante tubagem (electricidade e AC)...
Eu no projecto inicial também tinha o PEX, mas no fim coloquei PPR e ao ver a montagem do mesmo, fiquei convencido que era um bom sistema...
Um abraço
Filipe
http://montedochafariz.blogspot.com/
Colocado por: vasco tomeAmigo nbastos o canalizador deve antes de serem colocados os pavimentos de encher a conduta e toda a instalação de água, assim evita supresas desagradaveis...
Amigo Rui, essa de colocar pex sem manga pelas perdas térmicas