Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Mais uma vez recorro a esta grande fonte de conhecimento que é este fórum.

Estive a efectuar alguns testes com os tubos PEX e cheguei a conclusão que os mesmos escorregam melhor e fazem melhor as curvas lançadas se usar tubo eléctrico VD de 32 mm. Apesar de não ser habitual usar este tubo para este efeito, a verdade é que mais pratico quando comparado com outros tubos.

Devido a dureza do tubo VD é igualmente mais difícil estrangular os tubos PEX e impedem que nas curvas mesmo lançadas o tubo exterior estrangule o tubo PEX.

Assim sendo, gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

O único receio que tenho é com os tubos PEX de agua quente, que com o passar dos anos poderão "colar" ao tubo VD, impedindo dessa forma que sejam retirados.

Abraço
  2.  # 2

Colar não é muito viável. O que pode acontecer é hav er transmissão térmica e o tubo VD indo a pouco e pouco derretendo-se. Para dar as curvas no VD não vejo como pode fazer a não ser com mola que acaba por deformá~lo ou utilizando curvas próprias, o que impede por vezes a passagem do PEX, mas nada o impede de utilizar VD , contudo também pode experimentar com PEAD ou polietileno(tubo preto) com uma risca azul de 4Kg/cm2. Veja qual é que se adapta melhor aos seus métodos! E diga qualquer coisa, se precisar de mais dicas não hesite.

Cumps
  3.  # 3

A impressão que eu tenho é que tentar remover o tubo PEX (sobretudo o de água quente) ao fim de uns anitos, por terem endurecido, é quase impossível.

Sobretudo naqueles percursos em «S» em que metade do S está no chão e outra metade está na parede (e desde o esquentador até à caixa de distribuição tem dois «S» destes).

Eu desisti de usar PEX há muitos anos: porque é quase impossível substituir os tubos e por causa das "caixas" (que são uma chatice para «arrumar», e um foco de chatices).
  4.  # 4

Bom Dia

Não usando PEX, qual o sistema que utiliza / recomenda e quais as vantagens ?

Obrigado, Almeida
  5.  # 5

Eu uso o Pex nas minhas obras, até agora sempre consegui substituir tubos no interior das mangas.
  6.  # 6

Viva,

Obrigado a todos pela ajuda. Como fazem as curvas entre o chão e as paredes do tubo PEX, por muito que se queira fica sempre curvas perto dos 90º, se não for mesmo 90º. A única maneira de passar o tubo PEX dentro do tubo nessas condições é com guias e com muita força. o que não me parece muito correcto.

Qual o truque para efectuar essas curvas de uma forma mais correcta?

Cpts
  7.  # 7

Acham que é viável utilizar os tubos de PEX sem ser com as mangas (tipo instalação tradicional), segundo o site da uponor dá, podendo isolar as águas quentes para eventuais perdas térmicas.

Vejo muita gente a falar de substituir tubos PEX, será que tem assim tantas fugas!!!
  8.  # 8

Pois uma das grandes vantagens do tupo Pex é quando entope, rompe ou tem outor problema qualque não precisa de partir a casa toda.

Por vezes é complicado enfiar outro tupo na manga, é verdade, mas muito mais trabalhoso é partir o chão, paredes, etc....
  9.  # 9

O meu canalizador está a meter o PEX na parede sem manga, diz que que se está a começar a utilizar desta forma porque tinha muitas perdas energéticas pela falta de isolamento.

Pelos comentários parece-me que estou a meter-me numa alhada.
  10.  # 10

Colocado por: rui_e90O meu canalizador está a meter o PEX na parede sem manga, diz que que se está a começar a utilizar desta forma porque tinha muitas perdas energéticas pela falta de isolamento.

Pelos comentários parece-me que estou a meter-me numa alhada.

... ou seja se o tubo rebentar, furar etc .... ficas agarrado ne?

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  11.  # 11

Amigo rui, os tubos furarem ou entupirem não é facil, mas acontece... tenhos 5 ou 6 exemplos disso e felizmente eram PEX com manga
  12.  # 12

... ou seja se o tubo rebentar, furar etc .... ficas agarrado ne?

Com os outros sistemas também se tem que partir a parede. resta saber se os outros sistemas são muito mais fiáveis\resistentes que o PEX.

Acho que se coloca sem a manga pela dificuldade de substituir os tubos. na teoria é fácil mas na prática ....

quanto a furar acidentalmente com uma broca vou fazer um mapa rigoroso, o problema é se tem uma fuga.

estou a ficar preocupado, acho que fui negligente em aceitar a opção do canalizador. espero não ficar com os pés molhados.
  13.  # 13

Enfiar a tubagem novamente na manga não é facil, mas com um pouco de paciencia e 30 minutos faz-se, ainda há duas semanas enfiamos 12ml de tubo de 12mm do antigo, não foi facil mas ele está ´no sitio.
  14.  # 14

Colocado por: rui_e90

Com os outros sistemas também se tem que partir a parede. resta saber se os outros sistemas são muito mais fiáveis\resistentes que o PEX.

Acho que se coloca sem a manga pela dificuldade de substituir os tubos. na teoria é fácil mas na prática ....

quanto a furar acidentalmente com uma broca vou fazer um mapa rigoroso, o problema é se tem uma fuga.

estou a ficar preocupado, acho que fui negligente em aceitar a opção do canalizador. espero não ficar com os pés molhados.

Rui faz como eu, tira fotos a todos os tubos antes de estarem tapados, é muito importante termos o registo fotográfico disto... e se poderes tirar também à restante tubagem (electricidade e AC)...

Eu no projecto inicial também tinha o PEX, mas no fim coloquei PPR e ao ver a montagem do mesmo, fiquei convencido que era um bom sistema...

Um abraço

Filipe

15.  # 15

Colocado por: afsantos
    Colocado por: rui_e90

Rui faz como eu, tira fotos a todos os tubos antes de estarem tapados, é muito importante termos o registo fotográfico disto... e se poderes tirar também à restante tubagem (electricidade e AC)...

Eu no projecto inicial também tinha o PEX, mas no fim coloquei PPR e ao ver a montagem do mesmo, fiquei convencido que era um bom sistema...

Um abraço

Filipe

Na minha obra o canalizador , encheu todos os canos à pressão , assim se por acidente ( ao furar, pregar um prego, etc) , sabe-se logo , atravez da
    humidade libertada que aconteceu o indesejavel...
  16.  # 16

Amigo nbastos o canalizador deve antes de serem colocados os pavimentos de encher a conduta e toda a instalação de água, assim evita supresas desagradaveis...
  17.  # 17

Colocado por: vasco tomeAmigo nbastos o canalizador deve antes de serem colocados os pavimentos de encher a conduta e toda a instalação de água, assim evita supresas desagradaveis...

Logo após ter feito toda a tubagem , encheu-a toda , até para precaver algum tubo com defeito( algo que não é incomum) , a agua só irá ser libertada depois de todos os trabalhos que impliquem paredes e chão estiverem todos realizados...
  18.  # 18

Boas

Amigo Rui, essa de colocar pex sem manga pelas perdas térmicas, desculpe dizer mas o canalizador não é canalizador é um curioso, e o calor que se dissipa pelas paredes, Não é percas térmicas?

Sou canalizador há muitos anos e é por estas razões que cada vez mais tenho desmotivação em honrar a classe!

Cumps
  19.  # 19

Amigo Rui, essa de colocar pex sem manga pelas perdas térmicas

Olá António,

Os tubos são isolados termicamente para evitar perdas. parece-me que não dá isolar os tubos e depois coloca-los nas mangas.
  20.  # 20

Viva,

Para quem tiver curiosidade em ver fotografias do uso de tubos VD com PEX, pode visitar o blog:

http://casasremodeladas.blogspot.com/

Já colocamos o tubo PEX depois de cravar tudo com massa e entrou as mil maravilhas com esta solução ...

0.0209 seg. NEW