No projeto da minha residência, tem uma escada em balanço ou flutuante (não sei ao certo se esses são os termos corretos).
Quero saber como engastar ela na parede.
Vale ressaltar que é de madeira maciça. Não queria fazê-la de ferrro e revestir. Os degraus terão medidas de 1,20m x 0,34cm x 0,8cm.
Como leigo no assunto, pensei em engrossar a parede, fazer uma viga de metalon, em seguida soldar na viga uma fôrma nos moldes da tora de madeira e
com profundidade de 0,20 cm, para quando o degrau adentrar a parede sobrar 1,00 m livre. Entretanto, o meu medo é que com o passar do tempo os degraus
possam "jogar" ( dar aquela folga) devido a madeira também trabalhar. Tempo de chuva ela (madeira) incha, e em tempo de seca ela murcha. Seguindo no raciocínio,
pensei em usar algum produto pra "colar " a madeira na fôrma, de modo que preencha os espaços e não tenha perigo de "jogar" ( dar aquela folga).
Minha ideia pode dar certo? E se der, qual produto uso?
Colocado por: R.SQuero saber como engastar ela na parede.
Esta é uma responsabilidade do seu projetista, foi para solucionar estes problemas que você lhe pagou. Se depois duvidar da solução, então sim pode vir aqui pedir uma segunda opinião
não percebo essas dimensões. suponho que queira dizer: 1,20 x 0,34 x 0,08 metros
eu pessoalmente prefiro em mm: 1200x340x80 mm
mas adiante, uma solução genérica para lidar com expansão/contração da madeira em estruturas metálicas é utilização de parafusos colocados em furos alongados para permitir o movimento da madeira. no seu caso poderia ter 3 furos, o central normal e os das extremidades alongados
gazebo, muito obrigado pela dica. Já peguei uma dissertação de mestrado aqui pra ler sobre o assunto ( furos alongados e parafusos), visto que nao sou da area.
Anonimo06082021, nao sei como faz para add a imagem, entretanto, olha o raciocíno;
1. Viga de concreto acompanhando a parede onde os degraus serão presos. Então viga em plano inclinado até chegar no pavimento superior;
2. Chumbado/ parafusado na viga de concreto a viga metalon (até o pavimento superior)
3. Na viga de metalon soldar as fôrmas que irá receber a madeira maciça. Fôrmas com 0,20m de profundidade. ( aqui entra o detalhe que gazebo expôs dos tres parafusos)