Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Este dias muito chuvosos tem aumentado a humidade e com isso deparei-me com condensação nos caixilhos de uma habitação ainda não habitada.
    A casa tem bom isolamento com capoto e lã Knauf no interior com paredes pladur.
    A condensação que verifico são mesmo pingas, não sei se terá algo haver com as diferenças de temperatura entre o interior e o exterior, pois os videros não tem qualquer tipo de humidade , apenas caixilho
    os caixilhos são da extrusal com janelas de correr de 2 folhas da série B055 linha tradicional em L00 com corte térmico ( pelo menos foi isso que foi pedido) e janelas oscilo batente da série A-100 linha A155 em L00. Os vidros são duplos Guardian sun6 + cx12 + laminado 3+3 incolor com gás argon.

Nos caixilhos de correr ficam pingos nas oscilo batente bem como nos silicones fica húmido com bolinhas minusculas que evaporam.

Esta condensação deve-se a que? Neste momento a caixa de estore ainda não está tapada por dentro por isso a circulação de ar, ou entrada de ar frio.
  2.  # 2

A construção é nova? O que lhe diz o construtor?
    Tem ventilação?
    Uma casa não habitada não tem tanta fonte de produção de vapor de água, mas por outro lado está sempre fechada e não ventila.

Uma foto ajudava a perceber, se possível do interior e do exterior do caixilho para ver como são essas ligações de caixilharia - isolamento exterior - peitoris
  3.  # 3

Colocado por: O.MartinsA construção é nova? O que lhe diz o construtor?
    Tem ventilação?
    Uma casa não habitada não tem tanta fonte de produção de vapor de água, mas por outro lado está sempre fechada e não ventila.

Uma foto ajudava a perceber, se possível do interior e do exterior do caixilho para ver como são essas ligações de caixilharia - isolamento exterior - peitoris

sim a contrução é nova, e foi-me falado que o fato da casa estar fechada e as diferenças de temperatura entre o interior e exterior podem ocasionar isso. Não sinto muita diferença entre o interior e exterior, para mim está sempre frio xD pois não me dou com o frio.
    ventilação não tem, apenas a que entra pela caixa do estore.

envio uma imagem da divisão que entra menos luz e dificilmente lhe bate sol. Ao longo do dia a condensação vai dissipando, neste momento acaba por não ter, é mais durante a noite. Será que a humidade é geral e reflecte-se na caixilharia ou é da caixilharia?... Arejar com este tempo é difícil...

(se reparar é na armadura do caixilho e não na janela em si)
      forum.jpg
  4.  # 4

Na armadura do caixilho? Não sei se é do meu telm mas só consigo ver o vidro e o exterior. O resto está muito escuro. Queria perceber como era o seu peitoril da janela e ver o pormenor exterior do remate do caixilho e peitoril+ombreiras.

Na minha opinião, que vale o que vale, se tem isolamento térmico exterior, alvenaria, e mesmo assim pôs isolamento interior, vai ter aí uma diferença de temperatura acentuada entre a face interior das suas paredes e a face interior do caixilho, apesar destes terem corte térmico.

Poderão haver outras deficiências como por exemplo o caixilho ter ficado curto, e o ar frio exterior chega quase até ao silicone e nesse caso só tem um cordão de silicone a separar o interior do exterior... Vai haver aí uma ponte térmica muito forte e daí a probabilidade de condensações nesses casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugamix
  5.  # 5

Isso é agua da construção a evaporar e condensa na zona mais fria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugamix
  6.  # 6

tentei focar para se ver os pingos.... Quanto as caixilharias sim, ficaram mais pequena e levou bastante silicone(tiram medidas não sei para quê...) nota-se mais o silicone que é tipo uma massa dura preta a preencher os espaços a toda a volta e depois foi finalizado com um silicone a cor da caixilharia , onde levou parafusos nas laterais do caixilho.
    No silicone não vi qualquer humidade, apenas na moldura do caixilho interior. Coloquei um desumificador e a coisa parece estar a melhorar.
  7.  # 7

Colocado por: Schlüter-PortugalIsso é agua da construção a evaporar e condensa na zona mais fria
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tugamix

a casa teve bastante tempo sem portas e janelas e entretanto ficou fechada com os estores abertos, além de que na caixa de estore passa muito ar frio para o interior. Isto depois de habitada passa?
  8.  # 8

Tem k ter em conta que a sua casa por norma foi feita na sua maioria com areia cimento e água, e todas as casas nos primeiros anos é normal terem condensação pois a água que foi usada a fazer a casa ainda não saiu toda.

A colocação do desumidificador é boa ideia e quando for viver para a casa mantenha o desumidificador e vai ver nos primeiros tempos ele vai tar sempre a tirar água.

E no verão tente arejar o melhor possível a casa se o fizer vai notar diferença no inverno.

Em muitas casas em Portugal mesmo no inverno ganhariam em abrir as janelas para arejar pois tem mais humidade dentro de casa que fora.
  9.  # 9

Colocado por: tugamixQuanto as caixilharias sim, ficaram mais pequena e levou bastante silicone(tiram medidas não sei para quê...)

Isso devia ter voltado para trás...

0.0157 seg. NEW