Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Encontro-me neste momento numa fase muito preliminar no processo de construção de uma moradia.
    Pretendo uma casa de férias/fim de semana no Concelho de Sesimbra, um T2 ou T3 com 80-90 m2, com espaço suficiente para um casal com 2 filhos e sem grandes luxos.

    Já tenho um terreno grande para a construção (bem mais do que preciso), e ando a ver tipos de moradias e de processos construtivos que se possam adequar. Pretendo ter um projeto de arquitetura, o mais detalhado possível, para depois pedir propostas a empreiteiros (locais?) e adjudicar. Gostava de minimizar as dores de cabeça, mas à partida já estou a contar com algumas, pelo que me tenho andado a precaver com o máximo de informação possível.

    Agora... como em tudo na vida, os recursos ($$$ e tempo) são limitados, o que me tem feito considerar diversas alternativas. Para já, além da alvenaria tradicional, estive a ver a construção em Light Steel Frame (LSF) que me parece uma opção válida.

    Contudo e apesar das buscas online, etc ainda não consegui encontrar informação sobre a construção em Aço, que não a LSF. Refiro-me a vigas de aço "tradicionais" utilizadas para fazer a estrutura da casa. Mais ou menos uma coisa do género do link no final.

    No meu caso "bastava" o rés do chã: sala e cozinha juntas, 2 quarto e 1 WC.
    Agora a pergunta do milhão de euros: este tipo de solução é competitivo face a outros métodos construtivos (custos, conforto, praticabilidade)?
    Pergunta para bónus: em Portugal que arquitetos/construtores me podem indicar como referência para estas construções?

    Para primeiro post julgo que não está mal... pode-se dizer que entrei já com os dois pés juntos :)
    Agradeço desde já se alguém me puder ajudar quanto a estes dilemas...

    Abraço
    PBernardo

    casa




    Casa em São Paulo
  2.  # 2

    Anexo: imagem retirada do link
      IMG_1414_16.jpg
    • jafn
    • 6 março 2017

     # 3

    Boas, venha dar uma volta aí perto em Azeitão andam lá a construir várias moradias com esse método, e numa urbanização
    Perto de onde fazem o mercado mensal, junto há estrada que dá para Sesimbra.
  3.  # 4

    Está a ver a Costa da Caparica, que tal como algumas áreas de Sesimbra fica ao pé do Mar.

    Dentro do esquema do polis foi feita uma remodelação dos cafés e restaurantes no passeio que corre ao longo da praia.

    O material usado foi viga de aço.
    Ora bem, mar , sal, humidade são coisas que não ligam bem com ferro, mesmo galvanizado e assim.

    Os iluminados da Câmara de Almada decidiram que aço é que era. Ou seja manutenção vai ser mais que muita, enfim uma decisão que não passaria pela cabeça de ninguém.

    Isto diz-lhe alguma coisa?
  4.  # 5

    Colocado por: PBernardoAnexo: imagem retirada do link


    isso é muito giro :) mas para anexo, porque para habitação não é tão simples assim devido ás exigências térmicas que tem de ter. Em termos de construção em ferro de siderurgia não tem nada de especial, nem a nível de projeto, nem de construção. Qual é mesmo a sua duvida?
  5.  # 6

    Boas e obrigado pelas vossas opiniões.

    Começo pelo mais fácil: o meu problema não é falta de dúvidas, é mesmo falta de certezas...

    Em relação às outras questões, e também para me ajudar um pouco a pensar, vou listar o que sei (ou julgo saber):

    A questão da corrosão penso que não terá assim tanta importância, uma vez que apesar de ser no Concelho de Sesimbra, o terreno fica a cerca de 4km do mar e à partida não está exposto a aerossóis diretos de água salgada.

    Quanto às exigências térmicas essas sim são de facto a minha principal preocupação. As fachadas envidraçadas vão aquecer/arrefecer muito a casa, quase que obrigando à colocação de vidro atérmico, o que de certeza que vai encarecer a obra. Parece-me que existe sempre a hipótese de reduzir as superfícies com vidros e/ou limitar a exposição direta ao sol (disposição, vegetação, etc).

    A casa do Link é em São Paulo, que à partida tem um clima quente e húmido e no entanto foi considerada viável. Se repararem nas fotos houve a preocupação "apenas" de colocar ar condicionado nas diferentes divisões.

    De qualquer modo, esta será uma segunda habitação, com estadias esporádicas apenas, pelo que talvez se possa passar sem grandes confortos durante alguns dias de férias ou fim de semana. Já tenho visto estas estruturas nos tais bares de praia, em esplanadas exteriores e até em terraços e varandas de prédios, e foi por isso que me lembrei delas agora.

    Tentando sintetizar as dúvidas:
    - Alguém conhece construções deste género utilizadas para habitação em Portugal?
    - Que projetistas/construtores posso contactar para falar sobre estas construções? Pergunto isto porque à partida um construtor "tradicional" não está habituado a orçamentar e construir isto.
    - Em termos de custos, e aproximando os níveis de conforto térmico à construção em alvenaria (vidros atérmicos, AC etc), esta seria uma solução competitiva? Ou seria de descartar logo à partida?

    Conforme disse no inicio, o objetivo é encontrar alternativas à construção tradicional em alvenaria, mais rápidas e de preferência mais baratas.

    Mais uma vez obrigado pelas ajudas que me possam dar.
    Abraço
  6.  # 7

    Ja pensou em uma contruçao com varios contentores ? veja na net casas em contentores ....
  7.  # 8

    Infelizmente neste momento não tenho disponibilidade para me propor ao trabalho.

    Desejo que corra pelo melhor
  8.  # 9

    Colocado por: anunciadaJa pensou em uma contruçao com varios contentores ? veja na net casas em contentores ....


    Já pensei nessa hipótese sim, e há muitas casas interessantes a serem feitas com contentores, mas isso ainda me parece uma hipótese mais arriscada e desconhecida do mercado português.
    Por exemplo: onde é que se compram os contentores, novos ou usados? Como se licenciam com as CMs? Que isolamento térmico e acústico se aplica? E por fim, o mais importante: a quem é que posso adjudicar um trabalho desses em Portugal?


    Colocado por: riscosInfelizmente neste momento não tenho disponibilidade para me propor ao trabalho.

    Desejo que corra pelo melhor



    Desculpe a insistência, mas não tem disponibilidade atualmente? Ou não acha a ideia interessante o suficiente para um projetista se dedicar a ela?

    Assim de repente, e na minha opinião claro, esta pode ser uma solução competitiva com os métodos que se usam atualmente para construir moradias ou mesmo condomínios. Se se conseguir uma habitação razoável a preços baixos, consegue-se construir para uso próprio ou mesmo até para colocar no mercado a preços muito mais acessíveis que os atuais.

    Abraços
    PB
  9.  # 10

    eu estou relativamente interessado, é um sistema construtivo que sempre me atraiu
    não tenho é nenhum projeto feito assim, quanto muito levaram um ou dois pilares/vigas em metal.
    mas com uma boa pesquisa a coisa podia ir lá.
    agora tem de ter consciência que devido á escassez de profissionais para executar este sistema assim como os materiais em si poderão não ser tão acessíveis, a obra poderá ficar mais cara. quanto ao vidro apenas tem de levar o necessário e o que pretender, o resto das paredes existem várias alternativas e até pode ser conjugado com alvenaria ou mesmo painéis em betão ou ainda conjugado com um sistema osb.
  10.  # 11

    Qualquer gabinete de engenharia executa o cálculo da estrutura resistente em aço "normal", qualquer metalomecânica executa essa estrutura. As paredes exteriores podem muito bem ser em aço leve ou em tijolo pois vão ser apenas panos de enchimento, no interior tanto pode ser tijolo como paredes em gesso cartonado vulgo "pladur". Os únicos cuidados mais especiais deverão ser ao nivel dos pontos singulares e do revestimento que proteja o aço das ações climatéricas.
    Quanto ao preço..... tendo em conta que construir em aço é mais caro que em betão, certamente ficará mais cara que uma casa tradicional (as de aço leve fica ela por ela com as tradicionais).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RRufino
  11.  # 12

    4 km do mar nao é nada... atenção à degradação da estrutura...
    Concordam com este comentário: JPN761
  12.  # 13

    Fizemos há alguns anos uma moradia térrea na zona da Carrasqueira em Sesimbra para um cliente que também pretendia apenas uma casa de férias T3 mas que pudesse ser transformada em T4, o que acabou por suceder ao encerrar um alpendre já pensado para essa eventualidade.
    Método tradicional e o valor da construção rondou os 90 000 euros + IVA ( sem piscina ). Se vai para métodos alternativos tenha consciência que lhe vai sair mais caro pois o leque de empresas habilitadas para tal diminui pelo que os custos sobem.

    Fica aqui a foto

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: tmd
      sesimbra.jpg
  13.  # 14

    Colocado por: PBernardoDesculpe a insistência, mas não tem disponibilidade atualmente? Ou não acha a ideia interessante o suficiente para um projetista se dedicar a ela?

    Assim de repente, e na minha opinião claro, esta pode ser uma solução competitiva com os métodos que se usam atualmente para construir moradias ou mesmo condomínios. Se se conseguir uma habitação razoável a preços baixos, consegue-se construir para uso próprio ou mesmo até para colocar no mercado a preços muito mais acessíveis que os atuais.


    Não tenho atualmente, daqui a 3meses já tenho. Já realizamos alguns projetos pensados unicamente com estrutura metálica de siderurgia.
  14.  # 15

    Colocado por: KeepperQualquer gabinete de engenharia executa o cálculo da estrutura resistente em aço "normal",


    olhe que está muito enganado
  15.  # 16

    Então qual é a complicação? um engenheiro civil tem formação em cálculo de estruturas metálicas
  16.  # 17

    Percebo ambos, se por um lado o Keeper defende e bem que todos os Engenheiros civis tiveram formação na área de estruturas metálicas, por outro lado o know-how adquirido em projecto (académico) é escasso, pelo menos quando comparado com o projecto em estruturas de betão armado, talvez com excepção para quem sai do ISEL ou da UC que me parecem ter dado mais relevância ao assunto. A mesma escassez se aplica ao projecto de pré-esforço, estruturas de madeira, estruturas pré-fabricadas, etc.

    Infelizmente tenho-me deparado com alguns projectos onde fenómenos como a encurvadura ou a encurvadura lateral dos perfis está muito mal avaliada, quer por excesso ou defeito ou até mesmo, em questões mais básicas os esquemas de contraventamento são incoerentes e disfuncionais.

    Por outro lado, a estrutura metálica carece de uma "escola" própria de pormenorização, escola essa que não existe de todo nas faculdades. Felizmente tive a oportunidade de absover a escola SOREFAME por interposta pessoa e de facto é uma bagagem de informação que não está acessível a todos os colegas.
    Concordam com este comentário: riscos
  17.  # 18

    Colocado por: KeepperQualquer gabinete de engenharia executa o cálculo da estrutura resistente em aço "normal", qualquer metalomecânica executa essa estrutura.


    Rotundamente enganado...é o mesmo que que você ter um problema ortopédico e ir ao médico.... cardiologista...

    Um dos vizinhos do meu colega tem uma casa cuja estrutura foi feita em estrutura de aço (vigas em I bastante espessas) e alvenaria nas paredes. Começaram a aparecer problemas nas uniões entre as vigas e os tijolos nas zonas do alicerce que apanham água, visto que são materiais diferentes, segundo lhe foi explicado, há reações químicas logo que aparece um pouco de humidade. Por essa razão logo que os varões de ferro das vigas da construção clássica são expostos, por alguma razão, deve haver remediação o mais depressa possível, caso contrário os varões oxidam ao ponto de quebrar.

    Neste caso o que estão agora a fazer é picar toda a zona dos alicerces para voltar a isolar. Uma casa que tem menos de 10 anos.
  18.  # 19

    Colocado por: Paramonte

    Rotundamente enganado...é o mesmo que que você ter um problema ortopédico e ir ao médico.... cardiologista...

    Um dos vizinhos do meu colega tem uma casa cuja estrutura foi feita em estrutura de aço (vigas em I bastante espessas) e alvenaria nas paredes. Começaram a aparecer problemas nas uniões entre as vigas e os tijolos nas zonas do alicerce que apanham água, visto que são materiais diferentes, segundo lhe foi explicado, há reações químicas logo que aparece um pouco de humidade. Por essa razão logo que os varões de ferro das vigas da construção clássica são expostos, por alguma razão, deve haver remediação o mais depressa possível, caso contrário os varões oxidam ao ponto de quebrar.

    Neste caso o que estão agora a fazer é picar toda a zona dos alicerces para voltar a isolar. Uma casa que tem menos de 10 anos.


    E onde está nesse caso o "erro" do ponto de vista de cálculo estrutural?
  19.  # 20

    O que o keeper está a dizer é que chega ao cype ou ao triCalc e insere a estrutura metálica e o programa faz o resto. isso todos os engº sabem fazer. Um projeto não é isso, isso é o que muitos projetista de betão fazem. Felizmente a estrutura metálica como o LSF tem todo um trabalho de pormenorização que necessita de conhecimento do projetista para funcionar....os gabinetes de projetos estão preparados para moradias e edifícios, betão, agora chegue a um gabinete e peça para fazer um armazém de 20 por 15 em estrutura metálica a ver se o fazem
 
0.0206 seg. NEW