Iniciar sessão ou registar-se
    • BJB
    • 6 março 2017

     # 1

    Boa noite
    Tenho uma pequena varanda aberta com(1X5) metros, na qual montei uma churrasqueira com pelo menos 500kg numa das laterais, até agora não notei nas paredes da varanda fissuras. Mas agora estou com receio pk carreguei mais 500kg de lenha na outra lateral!!! Isto dá um total de 1000 kg.
    O construtor disse que a placa das varandas estava projectada para montar uma churrasqueira, mas isso foi para me vender a casa...
    O prédio e de construção recente 2010.

    Gostaria de saber se estou a por a estrutura da varanda ou prédio em risco com a sobrecarga???
    OBRIGADO
  1.  # 2

    500kg? Porquê? Tinha medo que voasse ou quê?
    Concordam com este comentário: BJB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJB
  2.  # 3

    Se considerar-mos a varanda a funcionar como um todo, ou seja, a carga distribuída, temos 200kg/m2 (2kN/m2), isso deve aguentar sem problemas. Sendo o edifício recente, penso que a carga considerada para cálculo em varandas seja de 5kN/m2.

    Mas claro que é difícil saber se em construção foi cumprido, quem sabe não prolongaram as vigotas da laje mais 1 metro? :)
    Concordam com este comentário: BJB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJB
    • BJB
    • 10 março 2017

     # 4

    Para ghost12

    Obrigado pela partilha de conhecimentos, são essas as contas que eu tb fiz, nao sabia nem conseguia encontrar os valores kN/m2 para varandas.


    Cumprimentos
  3.  # 5

    Mesmo considerando duas cargas "pontuais" de 500kg, não estou a ver que dê problemas.
    Hoje em dia a malta sabe de que lado tem de pôr os ferros nas varandas...
    (sabe, não sabe?)
    Colocado por: ghost12quem sabe não prolongaram as vigotas da laje mais 1 metro? :)
    Arrgh! :-)
    Essa não me tinha ocorrido !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJB
  4.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.Mesmo considerando duas cargas "pontuais" de 500kg, não estou a ver que dê problemas.
    Hoje em dia a malta sabe de que lado tem de pôr os ferros nas varandas...
    (sabe, não sabe?)
    Arrgh! :-)
    Essa não me tinha ocorrido !



    Olhe aqui um projecto de 2015 com o projecto de betão armado a prever as vigotas "penduradas"! :)

    https://forumdacasa.com/discussion/41311/1/projecto-de-betao-armado-com-vigotas-penduradas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJB
  5.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.Mesmo considerando duas cargas "pontuais" de 500kg, não estou a ver que dê problemas.
    Hoje em dia a malta sabe de que lado tem de pôr os ferros nas varandas...
    (sabe, não sabe?)
    Arrgh! :-)
    Essa não me tinha ocorrido !

    Não precisa, prolonga as vigotas pré-esforcadas até ao limite da varanda.!!! {grande asneira que se vê muito ser feito)

    Agora a sério, pois tudo depende da forma como foi construída a casa e armada a varanda.
    Agora meta também uma piscina 4 adultos tipo Ze da Silva e 4 crianças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJB
 
0.0133 seg. NEW