Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros,

É com particular satisfação que acompanho o fórum há já uns anos, e do que pesquisei, não me lembro de ver discutida a problemática da instalação de bombas de calor à beira-mar, e à sua durabilidade.
    Resumindo, e passando a minha dúvida a um caso concreto:

Estou em plena fase de recolha de ideias com vista à construção de uma moradia a 500m da costa, na região Oeste. Assim sendo, e com vista à instalação de piso radiante hidráulico, há que decidir que tipo de fonte de calor pode ser utilizada para o mesmo, e da informação que já recolhi, a Bomba de Calor parece ser a opção mais consensual, especialmente na facilidade de utilização - é só ligar o botão e "já está". Acontece que me preocupa a durabilidade da mesma, já que implica a instalação de equipamento no exterior, e do que facilmente se constata, nesta zona, a durabilidade de equipamentos montados no exterior - tanto máquinas de AC, painéis solares, como simples vedações em ferro ou projectores de iluminação é bastante limitada. Isso leva-me a desconfiar da possibilidade de ter uma BC, e que daí a "meia dúzia de anos" tenha de ser substituída.
    Da experiência da comunidade, consideram viável a utilzação de BC neste ambiente? Quais as alternativas?
  2.  # 2

Tenho algumas maquinas montadas na Ericeira, Cascais e Magoito ha mais de 10 anos que apesar do mau aspecto e de evidentes sinais de alguma corrupção ainda la estam, o segredo esta em permitir que as chuvas lavem naturalmente a serpentina, senao 8 anos no maximo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdeco
  3.  # 3

Obrigado, será então levada essa duração "média" de 10 anos no cálculo.
    Em termos comparativos, qual poderá ser a duração de uma caldeira a pellets para o mesmo propósito, para que consiga estimar os custos de amortização de ambas as soluções e compará-las?
  4.  # 4

Não querendo meter muito o Guedelho, há relatos de algumas caldeiras a pellers que nem duram 2 anos e até de marcas bem badaladas.
  5.  # 5

Colocado por: callinas
    1. Não querendo meter muito o Guedelho, há relatos de algumas caldeiras a pellers que nem duram 2 anos e até de marcas bem badaladas.

Mas... e aí não entra a questão da garantia ao barulho?

0.0111 seg. NEW