Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá Fórum,

Vou agora iniciar a recuperação da minha moradia e estou com o tema da caixilharia, estou inclinado para o PVC, pelo conforto térmico, mas tenho 2 vãos no primeiro piso algo problemáticos, com dimensão total de 2,80m x 2,80m!

As portas estarão fechados a maior parte do ano, mas no verão queria poder abri-las na totalidade, ou quase totalidade. Surgiram assim 2 hipóteses:
    - Uma folha inteira elevatória de correr para dentro da parede (tenho de sacrificar um vão mais pequeno ao lado, mas tudo bem).
    - Duas folhas de batente.
    O problema é que sendo de batente não queria ter duas folha de 1,40 a abrir para dentro de casa. Para fora não seria problema algum, mas o instalador diz que não tem hipóteses de portas a abrir para fora, porque o bit fica ao contrario etc.
    As perguntas são as seguintes:
    Não existirão perfis próprios para isso?
    Alguém tem uma situação destas, ou algum instalador já o fez?
    Até estou inclinado para a solução com sistema de correr elevatório, mas fiquei curioso sobre não existir sistema de abertura para fora em PVC...
    Obrigado.
  2.  # 2

Olà,
    Não percebo viveiroscordeiro. Faça oscilobatente de 4 folhas. Ou então têm que ser portas de correr. Eu pessoalmente não gosto de portas de correr, porque dà-me a ideia de fraco isolamento.
    Para saber, eu também estou a fazer remodelação e vou substituir a porta de correr em alumínio com 2 folhas por porta oscilobatente de 4 também pvc porque acho mais confortàvel termicamente.
    Não hà janela que abra para fora, hoje em dia, até por questões de segurança - as dobradiças têm que ficar viradas para dentro de casa, o seu instalador tem razão nisso.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
  3.  # 3

tem também a hipótese de varias folhas a fechar tipo fole/harmónio.... agora custos....
  4.  # 4

Colocado por: viveiroscordeiroNão existirão perfis próprios para isso?

existe.

Colocado por: viveiroscordeiroAté estou inclinado para a solução com sistema de correr elevatório, mas fiquei curioso sobre não existir sistema de abertura para fora em PVC...

e o sistema permite esse vão de 1.40mx2.80m!!!? duvido.

Meta em aluminio, pois com essa dimnsão de vãos, mais vale meter um perfil e aluminio de topo.. a´te é mais esbelto que o de PVC e permite tranquilamente vencer as dimensões que es´tao em jogo.

PS: E o seu arquitecto não é para aqui chamado?, presumo que seja projecto novo...
    Concordam com este comentário: viveiroscordeiro
  5.  # 5

Detesto alumínio. Desculpem-me. Sei que os arquitectos gostam imenso.
    Não sei qual a vantagem do alumínio face ao pvc neste caso concreto do vcordeiro. E é recuperaçao...
  6.  # 6

Colocado por: CMartina vantagem do alumínio face ao pvc neste caso concreto do vcordeiro. E é recuperaçao...

Mais uma razão para não utilizar plastico...
  7.  # 7

Pedro.
    Não me leve a mal.. Eu tenho alumínio e plàstico cà em casa. Da minha experiência mil vezes o plàstico.
    E o alumínio tem ruptura.
    Quem vive com elas sou eu. Não suporto e vou trocar aquele alumínio todo, e depressa que já se faz tarde!
  8.  # 8

Colocado por: CMartinPedro.
    Não me leve a mal.. Eu tenho alumínio e plàstico cà em casa. Da minha experiência mil vezes o plàstico.
    E o alumínio tem ruptura.
    Quem vive com elas sou eu. Não suporto e vou trocar aquele alumínio todo, e depressa que já se faz tarde!

Isso como voçe disse vai do gosto de cada um, eu sou serralheiro mas também instalo janelas em Pvc e madeira e entre as 3 existem várias diferenças.

Mas respondendo á questão, nesse tipo de medidas o ideal são janelas de correr, no caso do alumínio existem muitas séries para esse efeito, quer com sistema elevatório quer sem elevar, de batente pode ser feito mas teria que ser com material reforçado mas eu não aconselharia a ir por aí.

Em Pvc a mesma coisa teria que ser de correr mas sempre elevatória pois o sistema de correr sem elevar em pvc para esses medidas não é suficientemente resistente, e mesmo o elevatório apesar de dizerem que dá eu não colocaria na minha casa.

Uma das muitas diferenças entre o pvc é o preço, o pvc é muito mais barato principalmente se for cor branca, o que quer dizer que consegue uma janelas barata e com bom isolamento, agora á nível de durabilidade isso já é outro assunto mas se forem bem tratadas duram uma vida.

Relativamente aos arquitectos é fácil de entender porque não gostam do pvc, não tem o mesmo nível de soluções o pvc é muito básico é limitado tem poucos perfis disponíveis e todos muito idênticos, a nível de corres é muito limitado, e a espessura dos perfis muito maior é esteticamente mais visível, e a nível de resistência nem são comparáveis por algum motivo não existem séries minimalistas em pvc pois no pvc o que confere resistência é o reforço de ferro interior.

Em vários países da Europa utilizam o pvc não por ser melhor mas sim por ser muito mais barato, para ter uma ideia em França entre uma janela de pvc é alumínio existe mais de dobro de diferença de preço, e em edifícios públicos o pvc está a deixar de ser utilizado em algumas zonas até já foi proibido.

Mas na minha opinião em relação preço qualidade é uma excelente opção.
    Concordam com este comentário: CMartin, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo88, viveiroscordeiro
  9.  # 9

Colocado por: rsvaluminioMas na minha opinião em relação preço qualidade é uma excelente opção.

Mas para as dimensões do vão em causa.. a solução PVC, não me parece a melhor.... aliás já a´escreveu/ resumiu muito bem o porquê.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
  10.  # 10

Colocado por: CMartinOlà,
    Não percebo viveiroscordeiro. Faça oscilobatente de 4 folhas. Ou então têm que ser portas de correr. Eu pessoalmente não gosto de portas de correr, porque dà-me a ideia de fraco isolamento.
    Para saber, eu também estou a fazer remodelação e vou substituir a porta de correr em alumínio com 2 folhas por porta oscilobatente de 4 também pvc porque acho mais confortàvel termicamente.
    Não hà janela que abra para fora, hoje em dia, até por questões de segurança - as dobradiças têm que ficar viradas para dentro de casa, o seu instalador tem razão nisso.
    Cumprimentos.

4 folha oscilobatente é que não! Quando eu falo em abrir na totalidade não é certamente a pensar ter uma floresta de caixilharia... Quanto á questão de segurança, não se coloca é um quintal bem fechado. Em alumínio o que não faltam são portas a abrir para fora, inclusivamente em edifícios públicos, onde por vezes são obrigatórias, em casas particulares é so sair de Portugal... Eventualmente mudo para alumínio.
  11.  # 11

Colocado por: viveiroscordeiro
    4 folha oscilobatente é que não! Quando eu falo em abrir na totalidade não é certamente a pensar ter uma floresta de caixilharia... Quanto á questão de segurança, não se coloca é um quintal bem fechado. Em alumínio o que não faltam são portas a abrir para fora, inclusivamente em edifícios públicos, onde por vezes são obrigatórias, em casas particulares é so sair de Portugal... Eventualmente mudo para alumínio.

Fez uma pergunta, eu respondi na minha perspectiva de vivência pessoal apenas. Particularmente sou apologista do pvc especialmente pelo conforto térmico, face às cores e perfis mais discretos do alumínio, por exemplo. E digo isto porque, como disse, tenho os dois tipos de caixilharia cá em casa. Mudar para alumínio está na sua possibilidade. Eu vou mudar o alumínio que tenho por pvc, o contrário. Aliás as possibilidades são sempre todas para os DOs, mas nós falamos ou damos opinião com base nas nossas experiências pessoais, para que possam ser aproveitadas por outros, como o vcordeiro, da forma que melhor entenderem nas suas casas.
    :o)
    Boa sorte com a obra, tudo a correr bem.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas
    existe.

e o sistema permite esse vão de 1.40mx2.80m!!!? duvido.

Meta em aluminio, pois com essa dimnsão de vãos, mais vale meter um perfil e aluminio de topo.. a´te é mais esbelto que o de PVC e permite tranquilamente vencer as dimensões que es´tao em jogo.

PS: E o seu arquitecto não é para aqui chamado?, presumo que seja projecto novo...
    Concordam com este comentário:viveiroscordeiro

Sim, claro que vamos considerar o alumínio e sim o arquitecto como bom profissional, está a estudar comigo a melhor solução, sendo que tem mais experiência em caixilharia de alumínio, mas nada contra PVC. Quanto ás medidas de vãos, também fiquei surpriendido, mas realmente o sistema permite, e com garantia. Supostamente consultaram a fabrica, agora se será recomendável arriscar isso já é outra coisa...
  13.  # 13

Já agora, antes ainda de decidir por PVC, ou alumínio têm alguma ideia da qualidade dos perfis em PVC da Cortizo e da Corext.
    Recebi um orçamento de 8.700€ (Cotizo) e 16.800€ (Corext) Existem algumas diferenças nos vidros propostos, são todos idênticos em características térmicas (climaguard Premium TERMICO), mas o orçamento do instalador Cortizo está com laminado só nos vidros maiores e a Corext pós laminado em tudo, mas mesmo assim estou a achar uma diferença muito grande para o mesmo mapa de vãos... Tenho referências da kommerling etc..., mas destas marcas não faço a menor ideia da qualidade...
    Ate agora os orçamentos de Alumínio com RPT são na ordem dos 11.000€, por isso este valor do PVC Cortizo era interessante...
  14.  # 14

olá vcordeiro,
    Por curiosidade em anexo veja a imagem de como vai ficar a minha porta em oscilobtante pvc. São 3 folhas.

Cortizo e Corext não conheço por experiência.
    Eu tenho nas janelas caixilharia Kommerling Eurofutur Elegance 70mm vidro laminado silence e são excelentes, mas o aplicador também foi excelente na altura, há 7 anos.
    Agora optei por outra empresa.

Cumprimentos.
      portasala.jpg
  15.  # 15

CMartin
    e porque não dois fixos mais estreitos e as duas folhas maiores? abrindo todos nessasolucao, tem sempre um "pilar" a 1/3 da janela, mas a folha que abre.
  16.  # 16

nmex,
    Eu já estou com a cabeça em água com tantas reuniões de obras com os srs. empreiteiros..mas assim, e nestas poucas condições mentais do momento, parece-me bem 3 portas oscilobatentes versus 4 em que 2 vãos seriam fixos?
    Como assim pilar a 1/3? Explique-me lá sff. Obrigada.
    ~:o/
  17.  # 17

Que medidas se punha nos 2 vãos fixos mais estreitos por exemplo nmex ?
    • nmex2
    • 8 março 2017 editado

# 18

essas três portas, vão abrir separadamente 1 + 2 , certo?

a da esquerda (sozinha) abre/oscila para a direita e as outras duas, uma abre (esquerda - meio) e altura abre/oscila (direita)

quando abrir as três ao mesmo tempo, vai ficar com a da esquerda e a do meio, abertas no meio do vão, com um pilar de cima a baixo onde elas fixam - acho que fica meio "desarrumado"

imagine duas porta-janela, uma de uma folha e outra de duas folhas colocadas lado a lado, mas completamente autónomas.

se numa utilização em que só quer passar ate pode fazer sentido, se quiser abrir tudo para dar acesso interior/exterior - um belo dia de primavera, não sei se fica muito bem

isto assumindo o desenho que apresentou, não sei o que combinou com eles

o que lhe sugeria alternativamente era por exemplo, um vidro fixo de cada lado de 361 cm, e depois as duas folhas com 1500 exactamente no meio.

Mas os vidros fixos podiam ser tão mais pequenos quanto o máximo que as duas folhas podiam crescer, desde que não ficasse um vidro demasiado estreito.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      image25.jpg
  18.  # 19

Jà estou a perceber, muito obrigada nmex!
    No fundo o que acontece é que a minha porta janela da esquerda é praticamente uma porta. E aquele perfil no meio é fixo.
    E abrindo as minhas portas janelas todas num dia de primavera, fico alí com o perfil.
    Eu acho que terà a ver principalmente com o facto das portas janelas serem oscilobatente.
    Mas da sua forma seriam também..em que tem os vãos dos lados fixos. Certo?
    Tenho que reflectir sobre isto realmente!
    • nmex2
    • 8 março 2017 editado

# 20

exacto, fica com o perfil e mais importante, as duas folhas (portas) encostadas (assumindo que as abre ao mesmo tempo) uma a outra para dentro de casa.

a alternativa com esse mesmo desenho era a da esquerda abrir para a esquerda, mas ai ainda ficava com as portas mais a "atravancar" com as três abertas.

não tem nada a ver com ser oscilobatente, basta serem só batente - janela de abrir normal para ter esse problema - é o sítio onde fica as dobradiças para poderem abrir ;)

na imagem que lhe mostrei, os vidro pequenos são fixos... e as duas folhas abrem normalmente uma para cada lado e uma delas pode ser oscilante como pretendia.

o que está a fazer é a colocar uma janela de duas folhas e a reduzir o vão útil, colocando uma "moldura" com vidro fixo.

em termos de estética, será sempre discutível uma ou outra solução... para acesso, numa óptica de tudo aberto, embora perca um pouco de área aberta, acho que fica mais desimpedido o acesso que lhe sugeri

0.0198 seg. NEW