Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pessoal antes de mais quero dizer que sou um leitor assiduo deste forum mas em modo "stealth" e CURVO-ME perante a sabedoria de todos quantos contribuem para este magnifico Forum.
    Entao aqui vai,nao sei se é o sitio indicado mas....
    Possuo um cilindro de agua quente de 50 litros e com 1200 watts de potencia. E tenho tarifa simples.
    Como possuo um medidor de energia constatei que um simples lavar de mãos com agua quente fazia ligar a resistência que atingia um máximo de 960 watts para aquecer a agua. É que mal abro a torneira a luz piloto acende logo!
    Foi me sugerido por um electricista que instalasse um temporizador para ligar ao cilindro para diminuir o gasto energético.
    Ora como os banhos ocorrem entre as 7h30 e as 8h45 da manha, ele sugeriu programar o temporizador das 6 da manha ate as 9 para ter uma boa margem de segurança . Relembro que tenho tarifa simples...
    Eu testei e de facto se ligar as 6 da manha e desligar as 9 da manha, as 18h30 a agua ainda sai a escaldar (literalmente) da torneira,O mais curioso foi constatar que ele ligando as 6, as 7 da manha ja estava desligado, ou seja nem uma hora demorou a aquecer a agua.O cilindro tem um bom isolamento exterior.
    Deverei ou não, deixar o cilindro desligado durante o dia e liga-lo só a partir das 6 da manha?Se sim, deverei desliga-lo ANTES de tomar banho para nao voltar a aquecer a agua ou devo deixa-lo aquecer a agua no fim de ter tomado banho?
    PS:So o uso para o banho matinal apenas e só.
    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Eu sou da opinião que face o seu habito de consumo deva ter um relogio.
    Compre um com bateria para 72h e que tenha protecção 16A.
    Programe para ligar 1 hora antes de ir tomar banho. e desligar quando achar que não terá mais necessidades.
    Ao final do dia, precisara´de agua quente, para lavagem de loiça por exemplo, ou utiliza MLL?

    Ainda poderá melhorar isso se o seu TE tiver regulação de temperatura. Meta nos 50/55ºC durante o Inverno e veja se consegue ter agua quente suficienete. No vrerão meta no mínimo (40ºC) vai poupar ainda mais..
    Concordam com este comentário: joaosantos
  3.  # 3

    A loiça lavo dia sim dia não e costumo aproveitar a agua quente que resta do banho,ainda está quente já a pender para o morno
  4.  # 4

    Mas porque nao meter bi-horário e o cilindro a aquecer antes das 7h (período em vazio)...?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, joaosantos, eu
  5.  # 5

    Se consegue convviver com a agua morna residual...então basta deixar ligado digamos cerca de 2h por dia ( só gastará energia se a agua estiver abaixo da temperatura programada no termoestato do TE).
    De qq maneira, facilmente você monitoriza e adapta isso da maneira mais eficiente.
  6.  # 6

    Colocado por: tozepalmaMas porque nao meter bi-horário e o cilindro a aquecer antes das 7h (período em vazio)...?

    + o relogio.... poderá valer apena o bi-horário se estiver sempre fora de casa durante o dia.
    Concordam com este comentário: tozepalma, joaosantos
  7.  # 7

    Ora bem hoje e ontem foi dia de mais uma experiencia....
    Anteontem deixei-o aquecer ate o piloto apagar e cerca das 17h30 inicie a contagem de 24 horas com o temporizador programado para ligar das 5:30 ate as 8:45.
    No dia seguinte as 17h30, 24 horas depois ele contabilizou 0.267 centimos gastos. (coloquei 0.20 EUR/kWh no medidor de consumo)
    Ontem voltei a deixar o termo aquecer ate o piloto apagar e SEM temporizador, ficando o termo ligado directamente a ficha 24/24. Neste caso ao fim de 24 horas ele registou 0.438 centimos gastos e que nessas 24 horas ele só ligou 2h15 minutos.
    Para tirar as teimas, hoje volltei a deixa-lo directo na tomada até amanha para confirmar mas eu gostava de saber se me podiam indicar um metodo mais fiavel para saber se compensa um temporizador num termo com tarifa simples. ja li nao sei onde para apontar os numeros que estao no contador e liga-lo com temporizador e dai a um mes fazer nova contagem ja com ele ligado directo na tomada. e comparar valores.
    Obrigado desde já.
  8.  # 8

    A experiencia que efetuou não é correta.
    No primeiro dia, quando ligou o temporizador, tinha a água à temperatura máxima, visto que tinha aquecido após o banho.
    Sendo assim, quando ligou às 5, trabalhou pouco já que não tinha gasto água.
    Depois como desligou, ás 17 h a temperatura estava abaixo da máxima, assim no segundo dia para além de ter consumido o gasto de água, gastou a reposição da temperatura que tinha até à temperatura máxima.
    Além disso, o teste tem de ser com vários dias, já que o consumo de água não é exatamente o mesmo todos os dias.

    O gasto de um acumulador tem a ver com o gasto de água e as perdas térmicas.
    o utilizar um temporizador deve poupar um pouco nas perdas térmicas já que o acumulador está parte do dia a uma temperatura mais baixa, mas não creio ser nada relevante.
    Se já tem o temporizador e se não tem mesmo problema com água durante todo o dia, penso que poderá ganhar qualquer coisa com o uso do mesmo, contudo penso que poderia é pensar em utilizar o bihorário, os ganhos poderiam ser bem mais elevados.

    Um outro motivo para utilizar temporizador é poder ter uma potência contratada mais baixa, já que apenas trabalha em hora de vazio. Penso que contudo como o seu é só de 1000w, tal vantagem pode não ocorrer, mas há acumuladores de 2000w em que tal pode ser bastante relevante.
    • JFTP
    • 9 março 2017

     # 9

    Fazendo umas contas de algibeira e com as seguintes "assumptions":
    - um TE de 50L, tem perdas de tipicamente 1kwh/24h para um set point de 60C
    - você paga o kWh a 0,20€
    - com o seu banho matinal gasta 70% do volume de água quente

    No caso de ter o TE sempre ligado vai gastar, só para repor as perdas durante o dia, gasta 0,20€/dia, portanto 6€/mês

    No caso ter o TE desligado durante o dia, vai reduzir o custo das perdas em 70%, uma vez que 70% do volume do TE não tem perdas (água fria).

    Contas muito redondas, consegue poupar 4€/mês com o uso do relógio.

    Para saber quanto é o valor das perdas do seu TE, ligue o medidor de energia quando o termostato desligar (ou seja quando atingir a temperatura de setpoint), e não utilize a água quente durante um período de 24h ou 48h (passar um fim de semana fora??). Depois é só dividir o valor de consumo pelo número de horas que passaram. Fica a potência de perdas do seu aparelho.

    JFTP
  9.  # 10

    Qualquer conta ou medição é subjectiva.
    Primeiro porque o gasto de água quente diário varia de dia para dia
    Segundo, a temperatura da água da rede varia de dia para dia, o que pode condicionar o aumento ou diminuição da energia necessária para colocar a água a 60 graus.

    A tarifa bi horária interessa se conseguir colocar a maioria dos equipamentos da casa a gastar energia no período em que a energia é mais barata, por exemplo, termo acumuladoe, máquina louca, roupa, etc.
    Depois, faz sentido ter o relógio, se altura dos banhos for em horário regular. Pois. 1 hora antes o TE aquece a água ao máximo, não havendo perdas entre a hora em que o TE aquece a água por exemplo 23h e as 7 do dia seguinte, hora dos banhos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 11

    Colocado por: JFTPFazendo umas contas de algibeira e com as seguintes "assumptions":
    - um TE de 50L, tem perdas de tipicamente 1kwh/24h para um set point de 60C
    - você paga o kWh a 0,20€.
    JFTP


    Com base nestes dados que disponibilizou, é possivel saber mais ou menos quanto tempo um TE de 50L demora a aquecer a agua a temperatura ambiente de inverno que deve rondar os 12 a 14 graus?
    Outra duvida que tenho, devo programa-lo para desligar antes do banho evitando assim que volte a aquecer a agua já no fim do banho tomado ou devo deixa-lo aquecer para ter agua quente para o resto do dia? É que, por exemplo, se o programar para desligar as 7h15 e tomar banho as 7h30, toda a agua fria que entrar ja nao vai ser aquecida até as 5h30 da manha do dia seguinte, ou seja, nao demorará mais a aquecer depois?
  11.  # 12

    experimente começar por "cortar", através do relógio, o período nocturno onde ninguém vai usar a água - depois de jantar e até de madrugada.

    Serão umas oito ou nove horas, e tente perceber ao longo de um período longo (semanas, mês...) se nota diferença.... depois pode ir apertando mais o horário até onde ficar confortável.

    tem também a sazonalidade para complicar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 13

    Sendo tarifa simples posso "cortar" em qualquer altura do dia certo? So queria saber mais ou menos o tempo de aquecimento dele para programa-lo antes do banho...
    Ja agora: "Tempo aquecimento 60 ºC: 120 minutos. Consumo 24H a 65 ºC: 0,88 kWh." Quer isto dizer que em 24 horas gasta 0.17 centimos?
  13.  # 14

    Eu tenho um de 100 litros,demora cerca de 35 minutos a chegar aos 45 graus,tenho relogio,tomamos banho 2 pessoas até as 8,esta ligado até as 8,30 o que permite ainda outro banho e agua para o resto do dia,depois,as 19,30 tem mais 30 minutos..ou seja,esta ligado 2horas e meia por dia..tenho bi horario,ciclo diario
    Estas pessoas agradeceram este comentário: libelula
  14.  # 15

    Colocado por: libelulaSendo tarifa simples posso "cortar" em qualquer altura do dia certo? So queria saber mais ou menos o tempo de aquecimento dele para programa-lo antes do banho...
    Ja agora: "Tempo aquecimento 60 ºC: 120 minutos. Consumo 24H a 65 ºC: 0,88 kWh." Quer isto dizer que em 24 horas gasta 0.17 centimos?


    sim,a tarifa simples é igual nas 24h do dia.

    para o tempo de aquecimento, pode por varias vezes (para criar uma amostra representativa) identificar atemepratura a que está a água, ideal é que esteja o mais perto da temperatura da água da rede (que pode variar um pouco) e depois deixando aquecer pelo sistema normal (sem cortar a energia, etc..) ver quanto tempo demora a trazer a água para uma temperatura de referencia - não é totalmente preciso mas da-lhe uma ideia geral do quanto tempo (se são 30 minutos ou 3 horas)

    por exemplo se de uma temperatura da água baixa até aos 60/65 demorar 2 horas, já sabe que sempre que tenha ainda alguma temperatura na água, o aquecimento vai demorar menos que essas duas horas.
    • JFTP
    • 9 março 2017

     # 16

    Correcto Lilelula, se tiver perdas de 0,88kWh em 24 horas, vai gastar 0,176€ por dia. Isto para um setpoint de 65C, ambiente de 20C e kWh a 0,20€.

    As perdas para o ambiente são praticamente lineares, e para um dado aparelho dependem da diferença entre o setpoint e temperatura ambiente. Traduzindo, teria as mesmas perdas se tivesse um setpoint de 55C num ambiente de 10C ( a diferença nos dois casos é de 45C).

    JFTP
    Concordam com este comentário: TZW
  15.  # 17

    Colocado por: joaosantos...ou seja,esta ligado 2horas e meia por dia..tenho bi horario,ciclo diario
    Estas pessoas agradeceram este comentário:libelula


    Ou seja, se fosse tarifa simples (nao sei o preço da bi-horaria) e 1000 Watts de potencia,essas 2 horas e meia por dia,todos os dias traduziriam-se por 0.50 centimos diarios de energia gasta certo?
    So uma curiosidade, a nivel de aquecer a agua, se tiver um TE com setpoint a 65º e outro TE com setpoint a 55º ligados durante 24 horas sem serem usados, a resistencia do TE a 55ºC vai ligar mais vezes que o TE de 65ºC para manter a temperatura ou tanto num como noutro é igual? Ou seja, vejo muita gente a dizer que baixa a temperatura dos TE para gastar menos electricidade mas isso nao irá fazer ligar a resistencia mais vezes?
    Desculpem estas perguntas algo estranhas mas é uma area que nao domino e estou a aprender imenso com voces.
  16.  # 18

    Colocado por: libelula

    Ou seja, se fosse tarifa simples (nao sei o preço da bi-horaria) e 1000 Watts de potencia,essas 2 horas e meia por dia,todos os dias traduziriam-se por 0.50 centimos diarios de energia gasta certo?
    So uma curiosidade, a nivel de aquecer a agua, se tiver um TE com setpoint a 65º e outro TE com setpoint a 55º ligados durante 24 horas sem serem usados, a resistencia do TE a 55ºC vai ligar mais vezes que o TE de 65ºC para manter a temperatura ou tanto num como noutro é igual? Ou seja, vejo muita gente a dizer que baixa a temperatura dos TE para gastar menos electricidade mas isso nao irá fazer ligar a resistencia mais vezes?
    Desculpem estas perguntas algo estranhas mas é uma area que nao domino e estou a aprender imenso com voces.



    ...e para nós chega 45º
  17.  # 19

    Colocado por: libelulaSo uma curiosidade, a nivel de aquecer a agua, se tiver um TE com setpoint a 65º e outro TE com setpoint a 55º ligados durante 24 horas sem serem usados, a resistencia do TE a 55ºC vai ligar mais vezes que o TE de 65ºC para manter a temperatura ou tanto num como noutro é igual? Ou seja, vejo muita gente a dizer que baixa a temperatura dos TE para gastar menos electricidade mas isso nao irá fazer ligar a resistencia mais vezes?

    É obvio que não....
    e a diferença no final do mes nota-se, pode-se poupar até 5€ por mes numa casa com 4 pessoas ( TE de 80l)
  18.  # 20

    Vou coloca-lo a funcionar entre as 6 da manha e as 9 sendo o banho as 8....
    Ja agora, o TE tem um interruptor iluminado que tem na parte debaixo o símbolo "w" e na parte de cima "w w" mas um por cima do outro. Ora eu deduzo que seja o símbolo das resistências e o interruptor tem estado virado para baixo para uma só resistência. O que significa esse interruptor? Se o virar para cima gastará mais electricidade?
 
0.0231 seg. NEW