Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

ao analisar umas plantas cartograficas de uma cidade, fiquei com algumas dúvidas.

O que significam os quadrados\retangulos sem cor de fundo e com uma espécie de um X em cima?

Nas plantas cartograficas de localização camararia o que consta lá, é o que foi comunicado pelos proprietários ás camaras através de licenciamento, correto? São apenas os "edificios" legais que lá constam, certo?

Obrigado;
  2.  # 2

Colocado por: Rsilva61São apenas os "edificios" legais que lá constam, certo?

Não!
    É tudo aquilo que existia à data em que foi feito o levantamento, legal e ilegal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rsilva61
  3.  # 3

De certeza? Porque estou a ver um levantamento de 2011, em que existia uma garagem feita há mais de 10 anos que não consta lá, assim como vários anexos da vizinhança, já bastante antigos.

Dessa forma, como é que sabemos se os edificios estão legais ou não? Coisas feitas há mais de 30 ou 40 anos?

Por acaso não me sabe dizer o que é o tal simbolo? Um retângulo ou quadrado com uma especie de X no meio..

Obrigado pela atenção.
  4.  # 4

anexos, telheiros, currais, por ai
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

Podia colocar aí uma imagem ou fotografia para podermos ver melhor.
  6.  # 6

O simbolo é basicamente igual ao desenho de um envelope. Não consigo colocar aqui, pede URL e tenho isto alojado no PC.

Estou a tentar decifrar isto para um cliente.

A vossa experiencia\conhecimento vai de encontro com o que o zesilva disse? Não são só os edificios legais que aparecem na planta cartografica? Como saber se um edificio que está na planta cartografica está legal?
  7.  # 7

Fácil, vai ao site imgurl, anexa o ficheiro, no fim gera um. Link que coloca cá.
  8.  # 8

9.  # 9

A cartografia tem representada todas as estrutura existentes à data de execução da mesma.... Depois poderá ser actualizada atra´ves do SIG.... mas tem tudo seja legal ou ilegal.. isso é irrelevante na execução da cartografia.

a imagem que submeteu, é o que o marco1 descreve.. uma estrutura coberta...
    Concordam com este comentário: Picareta, zedasilva
  10.  # 10

Ahh, ok. Pensei que fosse sempre apenas as coisas legais, assim torna-se dificil saber o que é legal e o que não é. Calculo que só mesmo com planta na camara municipal. enfim

Obrigado a todos pelas respostas e por me esclarecerem!
  11.  # 11

Colocado por: Rsilva61assim torna-se dificil saber o que é legal e o que não é

Se não conseguir provar que as construções são anteriores á exigência de projetos nesse município, a menos que tenha uma licença de construção, tudo o resto é ilegal
  12.  # 12

Pois, ando à procura da legislação aplicavel para aqueles anos, mas é quase impossivel. Já está a dar muito trabalho!! hehe.

Obrigado
  13.  # 13

Creio que foi a partir de 1951 que começou a ser exigido o licenciamento, ainda que em alguns municípios tenha começado mais tarde.
    Se as construções forem mesmo antigas e você "conhecer" o presidente da junta, por vezes consegue-se umas declarações a atestar isso mesmo
  14.  # 14

e zedasilva, certas construções estão isentas de licença pois foram construídas antes de haver PDM nas respetivas camaras.
  15.  # 15

Colocado por: marco1certas construções estão isentas de licença pois foram construídas antes de haver PDM

Sim, mas são poucas, e tb depende das câmaras
  16.  # 16

Ortofotos dde voos antigos que serviram para base de cartas topograficas ( civis e militares) é a maneira mais fácil de comprovar....

0.0181 seg. NEW