Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Sou assíduo leitor do fórum e só neste momento com a decisão de construir a minha moradia tomei a iniciativa de iniciar uma discussão.

    Vou tentar ao longo do processo fazer um acompanhamento e obter o vosso feedback e apoio para as situações mais inusitadas e não previstas.

    Para já estou a terminar a aquisição do terreno, que será em VN Gaia e será meu ainda durante este mes de Março.

    Já estou no terreno a consultar arquitectos que possam cumprir com o ensejo de desenvolver um projecto de acordo com critérios de compromisso e profissionalismo que exijo e para o orçamento que defini: 150k para construção, licenciamentos e projecto de arquitectura.

    Preocupam-me neste processo os licenciamentos camarários pelos triste relatos de esperas prolongadas e a escolha de um empreiteiro de referência que cumpra com profissionalismo e rigor o caderno de encargos nos prazos previstos.

    Já pensei em tentar uma solução Casa Pro Era e afins mas as discussões batem sempre nos atrasos e alta rotação de engenheiros que ajudam à desresponsabilização dos responsáveis pela obra : não é solução para mim.

    Sou todo ouvidos às vossas opiniões e comentários educados e numa óptica construtiva, pois também pretendo ajudar quem como eu pensa construir e não faz a ideia da envolvente de todo o processo até à habitação estar concluída.

    Nesta altura em que a pressão imobiliária se faz sentir sobre as grandes cidades e especialmente sobre os apartamentos, por falta de nova construção, haverá imensa gente a perguntar-se se não ficará mais barato construir do que comprar um apartamento T3 usado a 250.000 euros.

    Esta discussão visa desmistificar todo o processo de construção de uma moradia e apoiar quem pensa aproveitar um óptimo negócio de aquisição de terreno, que nesta fase ainda não vivem dias de grande pressão imobiliária, pois existe um medo letal para muitos jovens de sequer pensar construir.

    Bons profissionais precisam-se e quem os conhecer esteja à vontade para os enunciar aqui.

    Abraços e sejam bem vindos à construcao da minha nova casa!
    • TZW
    • 26 março 2017 editado

     # 2

    Olá, antes de mais boa sorte com todo o processo, concordo que pode ficar mais barato e até melhor, hoje em dia a maioria quer a casa pronta a usar, é mais ou menos a mesma historia de comprar um carro novo ou restaurar/reparar, e casas é preciso mesmo paciencia, é para pessoas que durmam nem que esteja a chegar o fim do mundo, o meu conselho é, prepara mesmo bem a equipa porque isso faz uma grande diferença.
    Concordam com este comentário: zinna
  2.  # 3

    Boas amigo,
    Acho que está num bom caminho, está a ser ponderado e vai elaborar um projecto já com as seus limites.
    Espero que corra tudo pelo melhor.
    Abraço
    • VCAC
    • 26 março 2017

     # 4

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: zinna
  3.  # 5

    Boas pessoal,

    O primeiro berbicacho já se deu...a aquisição do terreno vai ficar na módica quantia de 10.000 euros em IMT e I.S.

    Tudo porque a avalição patrimonial é uma brutalidade e contempla valor para a capacidade total construtiva ( 618 metros com área total de implantação 159 metros) e o anterior proprietário nunca pediu actualização.

    Segundo informação das finanças o valor com a reavaliação deve ficar consideravelmente mais baixo e posso pedir o estorno dos montantes pagos a mais, mas era melhor que o dinheiro andasse deste lado em vez de andar nas mãos das finanças:) sabe-se lá quando me devolvem!

    O caricato é que o PDM não permite aquela capacidade construtiva e eu nem pretendo fazer 4 andares. E pagar impostos sobre uma capacidade construtiva quando nem existe nada é uma verdadeira aberração!
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 6

    Reduz lá o valor para os 140k :)
  4.  # 7

    Boa Tarde RanCarvalho

    Como reparei que estava à procura de alguém que o ajudasse nestas questões de projectos e preços, vou recomendar-lhe um arquitecto, o que me fez o projecto da minha moradia e, actualmente, está a fazer a da minha filha, e na zona de Vila Nova de Gaia.
    Ele foi incansável, era ele que reunia vezes sem conta com os arquitectos da Câmara, e explicava-nos tudo, até nos fez mais do que uma alternativa de moradia, para nós escolhermos.

    Não lhe vou dar o contacto mail directo, por uma questão de privacidade.

    Caso queira, envie um mail para o meu mail: [email protected]
    Espero ser uma ajuda.
    Cumprimentos, Marcos Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Deomar, rancarvalho
  5.  # 8

    Se pretender um empreiteiro de qualidade que que presa pela excelência e pela qualidade nos materiais que utiliza. Somos uma empresa de amarante com bastante experiência em construção de moradias. Envie pedido orçamento para [email protected]
    Concordam com este comentário: samuka1979
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rancarvalho
  6.  # 9

    Colocado por: dfdsmSe pretender um empreiteiro de qualidade que que presa pela excelência e pela qualidade nos materiais que utiliza. Somos uma empresa de amarante com bastante experiência em construção de moradias. Envie pedido orçamento para [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rancarvalho


    Vamos poder falar mais à frente!
    Concordam com este comentário: dfdsm
  7.  # 10

    Colocado por: TZWReduz lá o valor para os 140k :)


    Lá vou eu ter que cortar nos honorários do Arquitecto:)
    Concordam com este comentário: TZW
  8.  # 11

    Colocado por: rancarvalhoSegundo informação das finanças o valor com a reavaliação deve ficar consideravelmente mais baixo e posso pedir o estorno dos montantes pagos a mais

    Isto só é verdade caso a avaliação tenha sido solicitada antes da escritura.
    Concordam com este comentário: rancarvalho
  9.  # 12

    Colocado por: Picareta
    Isto só é verdade caso a avaliação tenha sido solicitada antes da escritura.
    Concordam com este comentário:rancarvalho


    Efectivamente já ser encontra solicitada a reavaliação patrimonial.

    Nos últimos dias tenho reunido com vários arquitectos. Da experiência que vou tendo com reuniões no terreno vou percebendo algumas realidades:
    1- arquitectos que tem 1 emprego e fazem uns trabalhos a título pessoal
    2- gabinetes de arquitectura
    3- desenhadores / projetistas que vão pedido a arquitectos e engenheiros que assinem a papelada

    A melhor proposta que tive até ao momento foi precisamente de um gabinete de arquitectura, que inclusive tem ganho alguns prêmios. Foi uma surpresa, porque depois de saber que era um arquitecto com obras expostas na Homify, publicações nacionais e internacionais estava à espera de um absurdo de honorários. Foi uma proposta bastante completa, com inclusão de 3 visitas à obra mensais ( arquitectos com 1 emprego, propõem poucas visitas e visitas adicionais custeadas por um absurdo). Aguardo ainda 3 propostas de honorários, sendo que um dos arquitectos espero que possa igualar esta proposta, pois dava-me um gozo poder trabalhar com ele. Estou curioso em ver a proposta do desenhador. Ao todo já reuni com 7 arquitectos. Acho que fico por aqui :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  10.  # 13

    Alguém me pode ajudar com a definição e importância do projecto de execução? Tenho a certeza que pretendo o Mapa de Quantidades e Caderno de encargos na escolha do arquitecto mas tenho dúvidas em relação ao à execução.

    Obrigado
  11.  # 14

    Colocado por: rancarvalhoFoi uma proposta bastante completa, com inclusão de 3 visitas à obra mensais

    Servem para quê?
    Essas visitas contemplam a Direção de Fiscalização e coordenação de segurança? Se for isso, menos mal.
    Se for só para orientar a obra é porque o projeto não é suficientemente explicito.
    Se for para em obra mandar uns bitaites, prepare-se para derrapagens não contabilizadas.
  12.  # 15

    Projeto de execução.
    Se for mesmo um projeto de execução é sem duvida uma grande mais valia. Se forem meia dúzia de pormenores genéricos, pode dispensar.
    Mapa de quantidades
    Só lhe é vantajoso se pagar ao empreiteiro por autos de medição ou para calcular trabalhos a mais e a menos.
    Caderno de encargos
    É um documento fundamental cuja a existência nem deve ser questionada.
    Concordam com este comentário: VCAC, tipla
  13.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Servem para quê?
    Essas visitas contemplam a Direção de Fiscalização e coordenação de segurança? Se for isso, menos mal.
    Se for só para orientar a obra é porque o projeto não é suficientemente explicito.
    Se for para em obra mandar uns bitaites, prepare-se para derrapagens não contabilizadas.


    Se calhar serve mesmo para mandar bitaites, mas como vou pagar ao arquitecto para fazer o seu trabalho, presumo que seja para fazer coordenacao da obra. Para mandar bitaites estou lá eu e os transeuntes que chutam para o ar mas não recebem para fazer trabalho algum! 4 visitas à obra num ano é que me parece ridículo porque depois se for necessário adicionais ainda pago para lá irem!
  14.  # 17

    Colocado por: rancarvalhopresumo que seja para fazer coordenacao da obra

    Isso é responsabilidade do DT, o arq não tem autoridade para coordenar os trabalhos.

    Colocado por: rancarvalho4 visitas à obra num ano é que me parece ridículo

    Quem é que propôs isso? Essas visitas são o quê? Fiscalização?
  15.  # 18

    Colocado por: rancarvalhoAlguém me pode ajudar com a definição e importância do projecto de execução? Tenho a certeza que pretendo o Mapa de Quantidades e Caderno de encargos na escolha do arquitecto mas tenho dúvidas em relação ao à execução.

    Para se fazer um mapa de quantidades e um caderno de encargos, tem que existir um projecto de execução.
    Concordam com este comentário: MrcsMglhs
  16.  # 19

    Colocado por: PicaretaPara se fazer um mapa de quantidades e um caderno de encargos, tem que existir um projecto de execução.

    Não necessariamente, tem é que ter as coisa definidas ao máximo.
    Concordam com este comentário: riscos
  17.  # 20

    Colocado por: zedasilvatem é que ter as coisa definidas ao máximo.

    Certo, mas as coisas definem-se num projecto de execução......definir o perfil da caixilharia e soleiras sem os respectivos pormenores construtivos é estar a inventar.
    Concordam com este comentário: zedasilva, tipla
 
0.0216 seg. NEW