Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    - recuperação habitação unifamiliar

    a parede é de granito tem 60cms, duas fiadas,
    a intenção é manter junta seca
    problema da impermeabilização?
    problema de lixo e animais?

    a ideia arriscada, até agora é fazer preenchimento muito bem das juntas pelo interior, argamassa hidrogufa e capoto ou isolamento e pladur a seguir, para remate.
    vale a pena apostar?
    ou pode trazer problemas?

    alguma experiencia com junta seca em paredes de granito de habitação?
    cumprimentos

    fotografia da parede existente
    -exterior
    -interior

    ________________________
    fernando gabriel arquitecto
    página de internet
      IMG_06302.jpg
  2.  # 2

    Não sei o que chama junta seca, mas não deve deixar essas juntas abertas. Devem ser refechadas com argamassa de refechamento de juntas, embora possa e deva deixar a argamassa 1cm para dentro.

    O problema é que a água da chuva vai lavando as argamassas, acabando no limite, por a parede se desagregar e cair. è um trabalho chato, e não sei se não se justificaria umas injecções de calda, mas se encherem bem essas juntas, não deverão ter problemas

    A primeira fotografia, não assusta muito, já a segunda é arrepiante

    Colocado por: Fernando Gabrielargamassa hidrogufa

    Porquê? deixe a argamassa respirar

    Colocado por: Fernando Gabriele capoto ou isolamento e pladur a seguir, para remate.

    Muito caro. Meta só pladur com isolamento térmico
  3.  # 3

    A parede interior não seria melhor dar um emboço com argamassa de cimento e areia?

    Aquilo parece que vai cair...
  4.  # 4

    Colocado por: vasco tomeA parede interior não seria melhor dar um emboço com argamassa de cimento e areia?

    Aquilo parece que vai cair...

    a ideia neste momento é essa no interior, picar pedra e regularizar com reboco, vai dar trabalho porque ainda é alguma parede, mas não vejo outra melhor, a segunda fiada de pedra está muito irregular é muito mais pequena e fragil, mas a ideia principal é evitar o preencimento das juntas pelo exterior, tenho é relutancia pela impermeabilização feita pelo interior sobretudo pela condensação, queria ver se conseguia junta seca pelo exterior.
  5.  # 5

    Colocado por: PauloCorreiaNão sei o que chama junta seca, mas não deve deixar essas juntas abertas. Devem ser refechadas com argamassa de refechamento de juntas, embora possa e deva deixar a argamassa 1cm para dentro.

    O problema é que a água da chuva vai lavando as argamassas, acabando no limite, por a parede se desagregar e cair. è um trabalho chato, e não sei se não se justificaria umas injecções de calda, mas se encherem bem essas juntas, não deverão ter problemas

    A primeira fotografia, não assusta muito, já a segunda é arrepiante

    Colocado por: Fernando Gabrielargamassa hidrogufa

    Porquê? deixe a argamassa respirar

    Colocado por: Fernando Gabriele capoto ou isolamento e pladur a seguir, para remate.

    Muito caro. Meta só pladur com isolamento térmico


    junta seca é como sempre ouvi falar de juntas não preenchidas,pelo menos como se diz no norte,
    a ideia é mesmo a contraria, evitar o preenchimento entre pedra pelo exterior.
    o meu unico problema é a condensação que pode aparecer no reboco, mas não estou a ver grandes hipoteses.

    hidrofuga por causa de isso mesmo da impermeabilização.
  6.  # 6

    E se depois do reboco tosco no interior levantar uma parede de tijolo de 11x20x30, ficando 6cm afastado da parede de pedra, fazendo uma meia cana impermeabilizada a escorrer para fora. Assim mesmo que entre alguma água vai sempre embora...
  7.  # 7

    Colocado por: vasco tomeE se depois do reboco tosco no interior levantar uma parede de tijolo de 11x20x30, ficando 6cm afastado da parede de pedra, fazendo uma meia cana impermeabilizada a escorrer para fora. Assim mesmo que entre alguma água vai sempre embora...

    sim tinha pensado nisso, um contra é o tirar espaço ao interior, neste caso particular 20 cms por exemplo de cada lado é ainda é espaço, a largura do edificio e o programa não deixam muita margem, queria tirar partido de alguma forma de uma parede de 60, e poupar além do espaço no tijolo e mao de obra que seria a mais, se bem que já em algumas partes já tenho uma parede de 20cms para esconder a estrutura, se não arranjar outra solução
    ou faço isso ou opto mesmo pela junta pelo exterior mas refundada o maximo possivel, mas gostava de testar mentalmente todas as hipoteses.

    eu sinceramente sem fazer outra parede também não estou a ver uma solução menos arriscada não, e talvez fosse para tijolo de pelo menos 15+isolamento+ reboco (ou pladur com isolamento), mas pode haver não sei,
    refundar as juntas não sei se resultaria bem, por acaso nunca vi nenhuma parede de granito com juntas refundadas.(pelo menos 5cms tinha de ser para não dar muito nas vistas as juntas).

    eu preocupo-me com isto porque antigamente a generalidade da alvenaria de granito não tinha juntas preenchidas, e choca-me um bocado ver paredes de granito com juntas de cimento, mesmo sendo juntas bastardas sem cimento, ou pintadas, na minha opinião altera muito a traça antiga.
  8.  # 8

    Realmente fica mais bonito a pedra sem rejuntamento.

    O trabalho de rejuntar todas as juntas no exterior, dá para rebocar as paredes de pedra, levantar o tijolo e colocar o pladur com isolamento...

    Agora se as divisões são pequenas 20cm de cada lado faz diferença...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  9.  # 9

    é mas isto parece-me muito arriscado mesmo, como está na figura
    se não tiver garantias acho que vou optar mesmo pela parede nova e apertar o espaço o maximo que puder, mesmo a junta refundada estou com relutancia porque nunca vi ao vivo e não sei se funciona, em teoria parece funcionar mas na pratica acho dificil resultar e um pouco falso, tambem ainda não falei com o empreiteiro mas a ideia dele deve passar pelo que falamos também, não vejo grandes saidas.
    obrigado vasco tome e obrigado também ao paulo correia.

    se alguem tiver mais alguma ideia e experiencias que coloque aqui.
      Untitled-1.jpg
  10.  # 10

    Pode experimentar fazer 1m2 de rejuntamento no interior, assim vai saber quanto tempo demora, o material que gasta e se vai gostar...
  11.  # 11

    Colocado por: vasco tomePode experimentar fazer 1m2 de rejuntamento no interior, assim vai saber quanto tempo demora, o material que gasta e se vai gostar...


    sim fazer testes antes ajuda muito mesmo, lembrei-me agora de um pormenor muito importante, numa variante, se se optar pela parede nova de tijolo e não rebocar pelo interior, se der muito trabalho ou custos, coloca-se uma rede para impedir que a segunda fiada possa cair contra a alvenaria de tijolo, já que a segunda fiada é fragil, é que assim quase nem se precisava de picar e regularizar a pedra pelo interior - mais uma hipotese economica mas que não sei se resulta, a parede de alvenaria ficaria mais exposta.
  12.  # 12

    Jogar umas colheres de massa contra a parede de pedra interior e colocar rede para fortalecer o emboço, os custos são minimos para os restantes trabalhos a realizar.

    Se realmente a parede do lado interior é fragil então mais um motivo para dar um emboço, é melhor não facilitar por 9,00€/m2
  13.  # 13

    A minha sugestão: apenas manga plástica estendida pela parede, fixa em cima e em baixo. Sobreponha 15/20cms entre segmentos de manga. Coloque a estrutura de aço para o pladur encostada à parede, pode usar esta estrutura para evitar que se soltem pedras: dê menos espaçamento entre perfis verticais - 30 cms por exemplo. Coloque o isolamento entre perfis e pode fixar as placas de gesso cartonado.
    Uma coisa tão simples e barata como uma manga plástica colocada do lado de dentro da parede exterior, pode poupar muitas dores de cabeça no futuro, eu posso testemunha-lo.
    Julgo que assim pode optimizar a solução para o seu problema: baixo custo, impermeabilização, suporte para os elementos de parede que se soltem e menos espaço interior ocupado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  14.  # 14

    P.S. Tem ainda a vantagem de poder deixar a junta sem preenchimento, favorecendo a circulação de ar e consequentemente a secagem de humidades.
  15.  # 15

    O problema é que a «impermeabilização» (manga plástica?!?) tem uma longevidade muito limitada.
  16.  # 16

    Fernando Gabriel

    Para o exterior vi esta recuperação de um colega e parece-me que foi tudo "rejuntado". Gosto do aspecto.
    uma foto é o antes e outra o depois.
      dsc00003nm4.jpg
  17.  # 17

    ....o depois
    Concordam com este comentário: FR.p
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR.p
      gilals8.gif
  18.  # 18

    Marco1,
    MAGNÍFICO!!! Excelente! Os meus parabéns ao seu colega.
    Concordam com este comentário: FR.p
  19.  # 19

    Luís,
    Longevidade limitada? Se alguma coisa podemos apontar aos plásticos é a sua demasiada longevidade.
    Diga-me como é que o plástico se vai estragar durante o tempo de vida da casa, se está fechado entre parede de pedra e parede de pladur, portanto, sem possibilidade de ser danificada por ninguém, nem exposta à luz.
    Não usa manga plástica nos pisos térreos?
  20.  # 20

    Peço ao Fernando que me perdoe, pois eu até nem conheço este arquitecto, mas não resisto a meter outra imagem
      dsc00002nk0.jpg
 
0.0215 seg. NEW