Viva, venho por este meio recorrer às vossas opiniões para me aconselharem sobre a melhor opção para este caso. Comprei um apartamento em construção e nesta fase vão começar os trabalhos de electricista, o sistema de iluminação vai ser através de focos embutidos e está prevista a colocação de focos de halogeno de 50W com ligação GU 5.3 (indicações da caixa). se tiver em conta que por exemplo só na sala vou ter 14 focos destes começo a ficar preocupado com futuros consumos, desta forma gostaria de saber qual a melhor opção para garantir uma boa luminosidade e um consumo mais reduzido.
Mas acho que ao optar por casquilhos GU10, fica sempre a hipotese de colocar LED´s ou economizadoras em foco pois tambem existem as varias opção com o mesmo casquilho (GU10)....
Pretendo ter na minha futura moradia um dispositivo que me permita regular a intensidade da luz, para que possa ajustar a luminosidade de uma divisão consoante me apeteça. Para fazer isto, existe algum tipo de lâmpadas específicas ou qualquer uma serve?
Existem lâmpadas ou sistemas que lhe permitem variar a intensidade da luz. Em relação a lâmpadas: tipo halogéneo com casquilho GU10 são alimentadas directamente podendo ser utilizados reguladores convencionais, tipo halogéneo com casquilho 5.3 com alimentação 12V depende do transformador, electrónico ou ferromagnético, cada tipo de transformador com regulador especifico. Em caso de lâmpadas fluorescentes, poderá optar por balastro regulável mas todo este sistema é mais caro.
Para ter um conjunto projector-interruptor que me permita regular a intensidade da luz, é preciso alguma instalação eléctrica mais evoluída que uma tradicional?
Passo a explicar: estou em remodelação de uma casa antiga, com uma instalação eléctrica perfeitamente comum e ao comprar novos projectores gostava que pudesse ter a possibilidade de regular a intensidade. Mas não sei se isso pode ser com o tipo de instalação elétrica que já lá está ou se tenho que mudá-la...
Colocado por: GAconjunto projector-interruptor que me permita regular a intensidade da luz, é preciso alguma instalação eléctrica mais evoluída que uma tradicional
depende do tipo de lâmpada que pretende usar,
com uma lâmpada fluorescente ou economizadora já é complicado de variar o fluxo, apesar de ser possível nalgumas, com uma lâmpada de halogénio ou incandescente já é mais fácil e não precisa normalmente de mais nada a não ser o regulador propriamente dito que cabe na caixa de um interruptor normal.