Iniciar sessão ou registar-se
    • ajcr
    • 16 março 2017 editado

     # 1

    Bom dia,
    O meu nome é António e é minha primeira vez que participo neste fórum, no qual espero as vossas ajudas e opiniões, pois quero aprender.
    Queria fazer uma sebe para separar da casa à estrada, mas queria que fosse uma sebe a crescer bem, a ficar expressa, com altura acima dos 50 cm, para fazer uma espécie de muro para que os cães possam circular.

    Não penso de fazer uma vedação de rede à volta da casa.

    A zona onde fica a casa, é muita húmida, faz muito nevoeiro, a maior parte do tempo fica nublado e faz muito frio no inverno. Ainda não sei como será no verão, pois comecei a morar naquela casa em Setembro.

    O pedaço da terra que pretendo fazer o sebe é esse https://goo.gl/photos/3SqqJ8ehZA4areYc8.

    Outro lado do portão, tem uma sebe de azáleas, que pretendo fazer uma sebe misturada. Noutro dia, ponho a foto.

    Então, venho pedir os vossos conselhos, para escolher outra espécie para eu plantar para que cresce bem, a ver se tenho uma sebe bonita que gostaria.

    Em titulo gratuito, consigo ter plantio Cupressus macrocarpa e Chamaecyparis lawsoniana, mas não encontrei sebes com estes plantio, então não devem ser apropriados.

    Consultei no fórum, que Ciprestes laylandii era bom para construir uma sebe.

    Posso misturar Ciprestes laylandii com azáleas?

    Como calculo a quantidade de Ciprestes laylandii para plantar na zona (https://goo.gl/photos/3SqqJ8ehZA4areYc8). Deve ter uma distância de um palmo de mão? Ou menos?

    Deveria por Pastilha de adubo de libertação lenta?

    Obrigado.
  1.  # 2

    António e em que região de portugal se situa esse seu belo pedaço de terra?
    • ajcr
    • 16 março 2017

     # 3

    Desculpa, por não ter indicado a região no anterior tópico.

    O terreno encontra-se na Ilha do Faial (Açores).
  2.  # 4

    Colocado por: ajcrna Ilha do Faial (Açores).

    Já suspeitava.. pelo tipo de alvenaria de pedra/ pedra que existe na foto....

    Pois... para os açores, face as condições edafoclimáticas particulares não sei aconselhar.
    • ajcr
    • 17 março 2017 editado

     # 5

    Com falta de experiência, estou na dúvida de deverei optar pelo Ciprestes laylandii, que está à venda por 3,5€ (cada pé a 50 a 70cm), ou optar pelo Cupressus macrocarpa.

    Sobre o Cupressus macrocarpa, estive ler na internet e encontrei uma informação que gostei de saber:

    Fonte

    Apesar de disponível em praticamente todos os hortos, o Cupressus macrocarpa ‘Goldcrest’ é um cedro pouco usual devido à sua cor verde-lima e fragância a limão.
    O seu crescimento é rápido, de forma triangular, atingindo os 10m (a RHS diz 5m) e 2,5m de largura na base. É uma árvore muito bela num destaque em qualquer jardim. Pode ser usado para criar alguma privacidade e também é bom para sebes densas e compactas. Dá-se bem em vaso, mesmo no interior, desde que o ambiente não seja demasiado seco.
    Recebeu o prestigiado Award of Garden Merit da RHS em 1993.
    Cultivo: Em solo ácido, moderadamente fértil, bem drenado, ao sol ou sombra parcial. Abrigado de ventos fortes e secos. Para demonstrar as suas melhores cores deve estar ao Sol. Não necessita de poda formal. No caso de ser usado como sebe, deve ser podado no fim da Primavera (sem cortar madeira antiga).(...)


    Se eu optar nesta espécie, devo plantar com uma distância, 50 a 60 cm entre plantas, acho eu.

    Também tenho outra dúvida, outro lado do portão, tem uma sebe de azáleas Azalea Girard’s Hot Shot até +/- 50cm, que deverei podar no final do março, mas não atingem até 1m de altura, será recomendável fazer uma fileira de Cupressus macrocarpa junto das azáleas?

    Se sim, para fazer uma sebe bonita e misturada:
    a) de estrada para dentro do muro, planto Cupressus macrocarpa frente das azáleas ?
    b) planto no lado de dentro do muro ao lado das azáleas?
    c) Ou no meio de dois pés das Azáleas?

    Tantas perguntas, tantas dúvidas, o que interessa é saber tudo antes de por em prática o trabalho.
  3.  # 6

    Eu optei por um arbusto que pega de estaca que gostei muito e que tapa muito bem. Não sei como se chama, mas posso colocar uma foto, pode ser que alguém saiba identificar.
    Tem uma grande desvantagem, demoram um ano a ganhar raízes e a desenvolver.
    Estes que tenho plantados desde Novembro de 2015, só este ano é que começaram a rebentar galhos novos.

    Edit. Cá estão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
      2017-03-17 13.07.32.jpg
      2017-03-17 13.07.21.jpg
  4.  # 7

    Eu tenho fotínias e aquilo cresce de uma forma fora de série. O mais difícil é dar-lhe forma, porque é caso para dizer que "não percebo da poda" e parece-me que não estou a ser bem sucedido no que diz respeito a conseguir uma sebe compacta e delimitada.

    Mas para quem tiver jeito para a coisa e quiser uma sebe rápida, diria que a planta cresce mais de 1m ao ano.
    • ajcr
    • 22 março 2017

     # 8

    Colocado por: 21papaleguasmas posso colocar uma foto, pode ser que alguém saiba identificar.


    Parece que são japoneiras ou camélias.
    Dão flores?
  5.  # 9

    Colocado por: ajcrParece que são japoneiras ou camélias.
    Dão flores?

    Este arbusto não dá flores, mantém sempre este tom verde todo o ano.
    Pesquisei pelos nomes que deu e posso garantir que não é nenhuma delas.
    Quando estiver grande como pretendo, coloco aqui mais fotos.
    • ajcr
    • 22 março 2017

     # 10

    Após de ponderar, vou optar pelas azáleas vermelhas, para preencher aquele espaço vazio.
    Vou encomendar umas 20, plantando com uma distância de uma palma de mão.
  6.  # 11

    Antes de decidir por aquelas que postei lá atrás, tinham-me aconselhado Photinias.
    Como queria mais verde, optei pelas outras.

    Fonte - https://www.olx.pt/anuncio/photinia-red-robin-IDyPp3P.html#24342948e9
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
      photinia.png
    • ajcr
    • 22 março 2017

     # 12

    Gosto, mas, parece que é preciso de por a rede para o plantio poder fixar.

    (...)Seu caule é ereto, ramificado e apresenta crescimento rápido, alcançando facilmente 2 a 3 metros de altura. Suas folhas são brilhantes, perenes, coriáceas, alternas e com margens finamente serrilhadas. As folhas apresentam cores diferentes, de acordo com o estágio. Quando brotam são vermelhas, e de longe parecem até flores, mas com o tempo adquirem tonalidades acobreadas, até terminar com um verde escuro e intenso. A floração ocorre na primavera e verão, despontando lindas inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores brancas e pequenas.
    Fonte
  7.  # 13

    Será que algumas dessas sebes poderiam ser colocadas em vasos de cimento num terraço, precisamente para fazer um genero de sebe? Ou só se dão em terra mesmo?
  8.  # 14

    Penso que a dimensão do vaso poderá determinar o sucesso da sua ideia.
    Acredito que o possa fazer, mas como as raízes devem ser grandes, devem ter espaço para progredir.
  9.  # 15

    Tudo vai depender do acesso à água para rega.

    Se tiver água em abundância então o céu é o limite,

    Eu tenho muita experiência com malaleucas e são excelentes, doenças zero, pouca água, e até podem fazer árvore se forem podadas para tal.
  10.  # 16

    As fotínias não exigem grande rega depois de estarem consolidadas. E confesso que o facto de se transformarem por completo na folhagem de primavera (passam de verde a um vermelho intenso) é o que dá mais piada a este arbusto.

    Podá-lo para dar forma de sebe é que exige algum conhecimento, senão crescem só em altura e ganham pouca densidade.
    • ajcr
    • 24 março 2017 editado

     # 17

    Bom dia,

    Fotos da sebe de azáleas:
    da estrada: https://goo.gl/photos/ov4FohQENDipT3sg8
    do interior: https://goo.gl/photos/rKqXh7jsGa1AWWmJ6
    vista de cima: https://goo.gl/photos/edC5iuhzmSUXEoYK8

    Na vossa opinião, acham que eu devia meter canas pelos lados, de forma que, os ramos fiquem juntos, para ajudar a ganhar a densidade no interior e construir um muro vertical? Assim, ia podando pelos lados, deixando a parte de cima a crescer.

    Ou existe outra técnica, para ajudar no crescimento da sebe?
  11.  # 18

    Não tenho opinião sobre isso, como tal não o consigo ajudar.
    As minhas têm rede encostada, mas não sei se terá alguma influência. Penso que não, porque no local onde arranjei os pés, não tinham qualquer suporte e não tinham qualquer problema.
      arbusto.png
    • ajcr
    • 29 março 2017

     # 19

    Foram plantadas Azáleas Vermelhas.
    https://goo.gl/photos/GAAscKA1PyWFvUU29
    Se, eu quiser misturada com plantio bruxo comum, será que ficaria com boa densidade?
  12.  # 20

    Passei numa casa que tem uma sebe como eu queria que a minha ficasse.
    Fotos:
    https://goo.gl/photos/sBYAyhmZKM5EEDad6


    Então, agradecia as vossas opiniões/conselhos para eu trabalhar na sebe que vou mostrar no link abaixo, para ir ficando como a sebe acima:

    As plantas foram plantadas +/- há um ano.
    Fotos: https://goo.gl/photos/syZna4YR2Kusiyem9

    Foi me dito, para eu ir podando aquela sebe em dezembro.
    Mas, fico a aguardar as vossas opiniões, para eu ir aprendendo a construir uma bonita sebe.
 
0.0217 seg. NEW