Colocado por: DR1982provavelmente não tem o mesmo clima que por cá, a tendência parece ser ter cada vez mais cuidado com a história dos isolamentos e pontes térmicas, a mim parece-me que remar contra a maré talvez não seja o melhor.
Mas como disse antes, o objetivo destas casas não será certamente a eficiência.
Colocado por: marco1é lamentável que comece o ano de forma tão básica
Colocado por: marco1exageros e fundamentalismos deixam de ser praticos.
Colocado por: marco1Dá-lhe gozo "apanhar" os arquitetos á esquina?
Colocado por: DR1982porque se tiverem bonitas cumprem o propósito para que foram pensadas.
Colocado por: Sasapopois nao sei, por exemplo nos concursos de arquitetura o que é avaliado? A forma? A boa execução? A eficiência?
Isso dá pano para mangas na discussão da arquitetura, há quem defenda que a forma segue a função e não o contrário.
Colocado por: DR1982pois nao sei, por exemplo nos concursos de arquitetura o que é avaliado? A forma? A boa execução? A eficiência?
Colocado por: SasapoPois, será que isso é melhor?
Tenho ideia que os concursos são geralmente concursos de ideias, não são projectos de execução.
Mas a questão é, tal como o Gil.alves colocou num tópico ao lado, vários países da Europa estão cada vez mais a caminhar para standards de eficiência energética e qualidade interior enquanto em Portugal muitos dos arquitectos são os negacionistas do tema.
Colocado por: DR1982Pois, será que isso é melhor?oh DR, não sei onde moraste na Suiça quando por lá andas mas já não experienciaste conforto térmico numa casa? Verdadeiro conforto?!
Colocado por: gil.alvesoh DR, não sei onde moraste na Suiça quando por lá andas mas já não experienciaste conforto térmico numa casa? Verdadeiro conforto?!nunca vivi na Suíça mas sim ao lado, as casas que vivo têm o conforto praticamente igual ao que tenho em Portugal.
Não se trata de substituir despesas.
É de “independência” ou dependência mínima de energia com edifícios que sejam carbono eficientes.
É quase como os cenários de foto-voltaicos com baterias.
Fazer contas ao “retorno” ou “quando compensa”.
Ou a taxa fixa VS taxa variável.
Há “paz de espírito” e não dependência de variáveis, guerras, covids e afins.
Quando houve confinamento o “ai jesus” que as casas são uma cagada não se consegue estar em casa…
Veio a guerra aumenta a luz à moda de quem controla, ai jesus…
E por aí diante…
Quanto a casas de revista… sempre as haverá acredito. Serão sempre casas visualmente apelativas que quem as tem não tem o mínimo de problemas em pagar balúrdios para se manter confortável.
Claro que será uma escolha de um DO que incite arquitectura em vez de função! E claro que para um arquitecto seja mais apelativo fazer uma obra de arquitectura de revista em detrimento de função…
Colocado por: DR1982quando digo substituir despesas refiro-me aos custos que uma vmc por exemplo representa, aos custos que uma BC de PRH representam (nao falo apenas em consumos)
Tenho as minhas duvidas, se uma casa nao devera ela ser construida da melhor forma possível (calculos de isolamento, tamanho e especificações dos vaos) mas de forma a que dispense fontes de despesas
Colocado por: gil.alves
DR não consegues ter uma casa isolada sem uma VMC.
Para o caso o mínimo seria forçosamente duplo fluxo.
Isso não tens hipótese.
Sem climatização activa só mesmo com uma casa de necessidades “nulas”, que gere energia própria, mt bem orientada e com um tamanho reduzido. Em dois pisos bem orientados. Fachada ventilada, vãos moderados e bem sombreada.
Depois lá está, se for numa Suiça esquece não teres climatização. Se for num meio/Sul/zona costeira de França provavelmente “safas-te”.
…
Colocado por: DR1982será com equipamentos que avariam e precisam de manutenção?
Colocado por: gil.alvesla está,
DR se tiveres uma casa com uma eficiência como deve ser e as condições que permitam só uma VMC.
Gastas 600kw/ano a funcionar 24h/dia…
Achas muito?
Manutenção são filtros.
Manter os tubos limpos é só manteres a casa (minimamente) limpas de pós.
Queres algum equipamento a consumir menos?…
Agora junta-lhe um sistema foto-voltaico olha quanto gastas…
Colocado por: DR1982la está,DR… não há omeletas sem ovos.
Mas para isso é preciso conseguir resolver o assunto apenas com VMC. Lá esta…
Colocado por: gil.alvesSe te pões a inventar com grelhas e extractores e afins é inventar.
Colocado por: Pickaxe
Mas o regulamento Português diz que se deve privilegiar a ventilação natural nas casas.
Colocado por: Pickaxe
Mas o regulamento Português diz que se deve privilegiar a ventilação natural nas casas.