Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Sasapo

https://espacodearquitetura.com/projetos/casa-bp/

este é o tipo de casa que daqui a 10 anos vai parecer uma barraquinha cheia de babados e verdete naquelas patibandas sem rufos.

Custa-me a entender o fascinio deste tipo de arquitectura de "legos".
    mas isso seja essa ou qualquer outra, casas pintadas requerem sempre manutenção e se for de outras cores alem do branco pior ainda.
    Na monha zona as casas que se aguentam sem manutenção sao em granito, tudo o resto se nao levar tinta e tapar as fissuras de vez enquanto ficam tristes, sejam elas modernas ou com telhado.
    Uma casa de duas aguas pintada de branco em telha sem um toquezito é um anexo, um abrigo de animais.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • Sasapo
    • 13 fevereiro 2025 editado

# 2

Colocado por: DR1982mas isso seja essa ou qualquer outra, casas pintadas requerem sempre manutenção e se for de outras cores alem do branco pior ainda.

não é por ser pintada. Consegues ver um unico rufo nessas platibandas?

Colocado por: DR1982Uma casa de duas aguas pintada de branco em telha sem um toquezito é um anexo, um abrigo de animais.

nem sei o que dizer em relação a este comentário... é tão generico e sem sentido..
  2.  # 3

Colocado por: Sasaponão é por ser pintada. Consegues ver um unico rufo nessas platibandas?
    E daí? Se tiver bastante inclinação para dentro qual é o problema? Tenho “acompanhado” o envelhecimento de uma casa perto de mim em capoto sem rufos e posso dizer que se tem aguentado muito bem, muito melhor que muitas com rufos.

Colocado por: Sasaponem sei o que dizer em relação a este comentário... é tão generico e sem sentido..
    se não lêr a parte do “toquezito” compreendo, mas mantenho a minha opinião em relação ao assunto, pelo menos pela minha zona as construções de retangulo puro em duas aguas são maioritariamente para esse fim.
    Emainda assim um dos meus projetos favoritos é sem duvida este, de 2 aguas purtanto.
      IMG_3265.jpeg
    • Sasapo

# 4

Colocado por: DR1982E daí? Se tiver bastante inclinação para dentro qual é o problema? Tenho “acompanhado” o envelhecimento de uma casa perto de mim em capoto sem rufos e posso dizer que se tem aguentado muito bem, muito melhor que muitas com rufos.

Permite-me dúvidar dessa afirmação. Fica uma imagem que ilustra bem no mesmo edificio a diferença que um rufo faz, volume mais alto com rufo, volume mais baixo sem rufo.

Colocado por: DR1982pelo menos pela minha zona as construções de retangulo puro em duas aguas são maioritariamente para esse fim.

rentangulo puro e de duas àguas, isso dá para tanta coisa, está a ser extremamente redutor e a generalizar de uma maneira sem sentido.
      Skjermbilde 2025-02-13 112009.png
  3.  # 5

Colocado por: SasapoPermite-me dúvidar dessa afirmação.
    sem rufos.

rentangulo puro e de duas àguas, isso dá para tanta coisa, está a ser extremamente redutor e a generalizar de uma maneira sem sentido.
    Se não quer entender o que eu disse, nao tenho culpa:) nunca disse que nao dava para muita coisa, alias disse que da para fazer muita coisa interessante, mas facilmente resvala para “barraquinha”.
      IMG_3266.jpeg
  4.  # 6

https://espacodearquitetura.com/projetos/casa-bp/

este é o tipo de casa que daqui a 10 anos vai parecer uma barraquinha cheia de babados e verdete naquelas patibandas sem rufos.

Custa-me a entender o fascinio deste tipo de arquitectura de "legos".

pessoalmente acho esta casa pirosa, foi buscar todos os lugares comuns do "mercado" e apenas os amplia numa casa grande e dispendiosa com uma plastica pesada, espampanante e ruidosa, apenas se poderia safar se em vez do branco fosse betão á vista e em vez daqueles escuros nas paredes fosse algo diferente.
    • Sasapo

# 7

Colocado por: DR1982sem rufos.

vamos ver daqui a uns anos, já para não falar do risco de infiltrações que isso implica, nunca deveria ser permitido. Regras básica de "boa construção" deviam ser reguladas como acontece noutros países para que alguns arquitectos armados em artistas não pusessem a estética a cima da função.
    • SrR
    • 13 fevereiro 2025

# 8

Em relação á sujidade nas fachadas, tenho visto de tudo, com rufo todos sujos, sem rufos todos sujos, ultimamente tenho reparado que em zonas protegidas das chuvas por ex por baixo de varandas estão completamente limpas o que me leva a crer que uma das razões é é proliferação de fungos devido ao tipo de acabamento da fachada, mesmo levando com chuva em cima que deveria servir com limpeza faz exatamente o oposto e cria condições de proliferação, vejo vários casos em k n vejo outra justificação.
  5.  # 9

será que a propria água usada nas misturas dos barramentos tem influência?
  6.  # 10

Há tintas e barramentos de etics próprias, que são auto lá antes. A verdade que nota se muito a diferença nisso.

Mas pergunta de leigo, os lichens e musgo seria possível migrarem para fora desde os blocos?
    Digo isto porque tenho os meus blocos de betão leve aqui na obra,paletes novas, a já em vários blocos que apanho raízes a espigar vindas de dentro do bloco, isto no forno deveria morrer tudo caso existisse alguma coisa nas misturas usadas pelas fabricas
    • Palhava
    • 16 fevereiro 2025 editado

# 11

se as pessoas são diferentes porque que as casas não haveriam de ser?

Às vezes há festas onde há dress code.
    Não queiras aparecer sendo o único que está vestido.
    Ou o único que está mascarado.
    Ou o único que está de fato e gravata.

-----
    O Piódão tem o destaque que tem exatamente pela uniformidade da arquitetura.
    Ou Binibeca em Menorca.
    E tantos outros casos.
    -----
    O Palmela Village...
    não foi todo desenhado por um único arquiteto?
    O Taveira.
    Logo há uniformidade porque ele tem um traço marcante.
    -----
    A Urbanização Praia del Rey Marriott, também só tem casas de 4 arquitectos, logo a arquitetura é mais uniforme.

------

A minha questão prende-se em saber se para uma gama de imobiliário que não entra nos resorts, o programa da urbanização garante ou pode limitar à partida a volumetria e arquitetura(materiais, design, cores admitidas?)
    • Palhava
    • 16 fevereiro 2025 editado

# 12

Look at this babe!

"Casa dos triângulos,1959"

https://www.nelsonkon.com.br/casa-rubens-de-mendonca/
      vilanova_artigas_casa_dos_triangulos_12G_1011.jpg
      vilanova_artigas_casa_dos_triangulos_12G_1057_68_70.jpg
      vilanova_artigas_casa_dos_triangulos_12G_1149.jpg
  7.  # 13

Colocado por: PalhavaA minha questão prende-se em saber se para uma gama de imobiliário que não entra nos resorts, o programa da urbanização garante ou pode limitar à partida a volumetria e arquitetura(materiais, design, coresadmitidas?)

Pode.
    Há loteamentos que vem com determinadas volumetrias. Há PDMs que definem paletes de cores. Depende dos casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 14

9.  # 15

10.  # 16

Colocado por: marco1bom gosto
    https://www.archdaily.com.br/br/1027647/casa-olhao-estudio-ods/67c89aa8b9097300018cb118-casa-olhao-estudio-ods-foto?next_project=no
    Concordam com este comentário:diouf_matos,Djdasa

Está interessante sim.

Mas uma fachada pintada de grená ficava ainda melhor.

O facto de estar uma fachada em "bruto" não faz de uma casa arquitetura brutalista.
  11.  # 17

12.  # 18

13.  # 19

https://espacodearquitetura.com/projetos/casa-da-levada/
    O revestimento em cortiça está muito bem conseguido, até pelo contexto em que a casa está inserida...top!
  14.  # 20

Colocado por: Djdasahttps://espacodearquitetura.com/projetos/casa-da-levada/
    O revestimento em cortiça está muito bem conseguido, até pelo contexto em que a casa está inserida...top!
    falta saber como se aguenta com passar do tempo.

1.2914 seg. NEW