Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Pedro_Cunhade colocar baterias também coloca também reatâncias para os harmónicos, o cliente paga tudo só para termos uma rede límpinha e ter garantia.
    você realmente está a anos luz do conhecimento.

    sabe o que são filtros ?conhece os principios de um malha RC? ou RL? ou RLC? desfazamantos UI?

    não, pois não, então não diga disparates e remeta-se ao silencio que não precisa de se enterrar mais.
    • ik
    • 28 março 2017

     # 2

    Colocado por: jmcxlNão conheço a eletronica da bomba de calor para saber se possui um variador de frequencia. Mas partindo do principio que existe é para "consumo interno", não entrega à rede corrente a uma frequência diferente dos 50 Hz sinusoidais da EDP.
    A "poluicao" nao está na variação de frequência. Há muito que os nossos aparelhos o fazem, mas a nvel interno e mantendo sempre uma onda sinusoidal pura, ou proximo disso. São máquinas que consomem energia nãoa produzem para injectar na rede. A "poluição" é interna, propositada e controlada.

    O problema está nas ondas quadradas modificadas ou pior ainda nas ondas quadradas puras injectadas na rede por um produtor de energia. Essas introduzem ruido na rede que pode afectar os equipamentos que lhe estão mais proximos.
    Claro que ao injectarmos uma corrente alterna de onda quadrada (ou modificada) no circuito da EDP o "ruido" vais er atenuado pela sinusoide pura que nos é entregue pela EDP. Mas vai sempre exisir algum ruido que se atenua com a distância e a distribuição pelos varios circuitos que temos em casa.


    Éuma questão de com um osciloscópio ver a onda injectada pelos inversores

    Não me acredito que a EDP venda equipamentos que irão distorcer a onda! É da responsabilidade da EDP apresentar uma onda "perfeita" e em caso de avarias será a a edp a pagar
  2.  # 3

    Colocado por: jmcxlNão conheço a eletronica da bomba de calor para saber se possui um variador de frequencia.
    a variação de velocidade dos motores das bombas de calor com maior eficiência é pela variação da frequência,

    Existindo maquinas em que isso acontece em todos os motores rotativos, sendo inclusive trifasicos 230Vac quando alimentados por corrente trifasica.

    Repito, a maquina é alimentada monofasicamente e os motores sao trifasicos.
  3.  # 4

    Colocado por: jorgealvesa variação de velocidade dos motores das bombas de calor com maior eficiência é pela variação da frequência,

    Existindo maquinas em que isso acontece em todos os motores rotativos, sendo inclusive trifasicos 230Vac quando alimentados por corrente trifasica.

    Repito, a maquina é alimentada monofasicamente e os motores sao trifasicos.


    Para seu conhecimento tenho uma patente registada em que utilizo variação de frequência, analiso todos os dias variadores e conheço quase todas as marcas do mercado, sei qual a vantagem de utilização de filtros tanto a saída como à entrada dos variadores.
    A patente que tenho registada é para bombagem solar em que utilizo variação de frequência, entrada em DC e saída em trifasica de 220V ou 380V, na entrada posso ter DC e Ac (monofásica ou trifásica) ao mesmo tempo.
    Um dos equipamentos que utilizo para verificação da qualidade da saída é um analisador de redes.
    Sei muito bem o que são variadores e a poluição que causam nas redes, a maior parte das maquinas não utilizam filtros à saída da variação muito menos a entrada.
    As maquina com variação de frequência causa muito mais poluição na rede do que um inversor fotovoltaico que esteja certificado.
    Se for um inversor com transformador de isolamento ainda melhor, mas estes são menos eficientes.
    Mais, a maior parte das maquinas requerem cabos de alimentação com maior secção do que era exigível pelo seu consumo, pq como não utilizam filtros a entrada dos variadores os harmónicos causam efeito de aquecimento nos cabos, logo é necessário utilizar cabos com maior secção.
    Mandam os harmónicos e a reativa para a rede e o cliente ou a EDP que limpem.
  4.  # 5

    Colocado por: TZWJorge assim não instala nada em locais sem rede electrica, painéis, geradores, etc, também há quem os use e não tenha mais nada, olhe que a rede electrica em certas zonas de estável não tem nada. Mas se o fabricante diz que apenas pode ser ligada a rede de empresas fornecedoras de energia...nada a fazer.


    As marcas não dão garantia em função da distância ao PT mais próximo (demasiado próximo ou demasiado afastado), pelo menos foi o que me disseram num fabricante.
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro_CunhaMil e mais uma solução, mas esta é das boas, só aceito criticas com argumentos válidos.
    Bomba de calor para Aquecimento e arrefecimento e sem depósito de inércia.
    Bomba de AQS dimensionada de acordo com as suas necessidades.
    Sistema de aurtoconsumo com inversor de 1500w de potência nominal e 2000w de painel fotovoltaico.
    Se tiver piscina e quiser aquecer coloque outra bomba de calor e aumente ao sistema de autoconsumo.
    Tem um sistema fiável, durável, com baixa manutenção e com um custo de kW/hr de energia termica o mais baixo do mercado.


    Isso está tudo desequilibrado. Você pede argumentos válidos mas ainda não os apresentou.
  6.  # 7

    Colocado por: jorgealvesvocê realmente está a anos luz do conhecimento.

    sabe o que são filtros ?conhece os principios de um malha RC? ou RL? ou RLC? desfazamantos UI?

    não, pois não, então não diga disparates e remeta-se ao silencio que não precisa de se enterrar mais.


    Você é que se enterra a si próprio, quando diz:
    "As bombas de calor não têm garantia quando existem unidades de autoconsumo"
    Pela sua afirmação, então eu pergunto:
    Todas as máquinas estão sem garantia?
    Como estão ligadas à rede e nessa rede estão milhares de unidades de autoconsumo, as bombas de calor estão todas sem garantia?
  7.  # 8

    Colocado por: TZWPedro, estive a ler para tras e acho que o Jorge refere-se ao off grid, e nós estamos a falar no on grid, e refere-se a bombas inverter e não on/off, nesse caso, como a bomba trabalha no circuito primário(230v) não sei se ao variar a frequência se o inversor varia também quando devia manter a alimentação sempre nos 50hz, mas se é assim e querem continuar a serem apelidadas de marcas verdes deviam arranjar solução para controlar o compressor de outra forma compatível com autoconsumo.


    O que o Jorge diz acerca das garantias é sempre no caso das BC inverter. Porque se não estou em erro nas primeiras discussões falava-se em BC p/ AQS ligadas directamente ao fotovoltaico (não sei se com ou sem baterias) e nas BC p/ AQS acho que ainda há muita coisa que é on/off.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  8.  # 9

    Colocado por: Skinkx

    Isso está tudo desequilibrado. Você pede argumentos válidos mas ainda não os apresentou.

    Que desequilíbrios, para termos uma discussão construtiva e útil para todos.
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro_Cunha
    Que desequilíbrios, para termos uma discussão construtiva e útil para todos.


    Desequilíbrios entre a potência da bomba de calor e o sistema fotovoltaico.

    Eu não tenho nada contra a sua ideia de meter sistemas fotovoltaicos para todas as soluções, mesmo nada. Acho que faz bem.

    O meu problema com o seu esquema é que você projecta o sistema fotovoltaico de modo a apoiar ao máximo a BC quando ele não vai conseguir fazer isso com a BC a trabalhar a topo e depois vai ficar subaproveitado quando a BC não está a consumir. E se isto era um problema relativo com BC on/off para AQS, que funcionam por acumulação, é tanto pior com BC inverter, que trabalham em ciclos prolongados e a cargas variáveis.

    Você pode e deve escolher a BC que satisfaça as suas necessidades, mas se estiver a trabalhar com uma BC de 6 ou mesmo 8 kW (e estou a cortar muito nas potências face ao que se vê no mercado), você não vai arranjar fotovoltaico que supra essas necessidades.

    E com isto não digo que não deve meter fotovoltaico. Pode e deve. Simplesmente não o dimensione nem o conceba como sendo a fonte de alimentação primordial da BC, porque isso vai ficar mal equilibrado. Meta algo mais simples, de menor potência, para os consumos correntes da habitação - se a BC começar a puxar muito e tiver que ir à rede pública, não vem mal ao mundo.

    Ou seja, eu não acho que o erro esteja no fotovoltaico em si, mas sim no seu sobredimensionamento, com a esperança (vã) de que ele consiga suportar a bomba de calor. Meta um fotovoltaico de menor potência e as minhas reservas desaparecem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmcxl
  10.  # 11

    Colocado por: Skinkx

    Desequilíbrios entre a potência da bomba de calor e o sistema fotovoltaico.

    Eu não tenho nada contra a sua ideia de meter sistemas fotovoltaicos para todas as soluções, mesmo nada. Acho que faz bem.

    O meu problema com o seu esquema é que você projecta o sistema fotovoltaico de modo a apoiar ao máximo a BC quando ele não vai conseguir fazer isso com a BC a trabalhar a topo e depois vai ficar subaproveitado quando a BC não está a consumir. E se isto era um problema relativo com BC on/off para AQS, que funcionam por acumulação, é tanto pior com BC inverter, que trabalham em ciclos prolongados e a cargas variáveis.

    Você pode e deve escolher a BC que satisfaça as suas necessidades, mas se estiver a trabalhar com uma BC de 6 ou mesmo 8 kW (e estou a cortar muito nas potências face ao que se vê no mercado), você não vai arranjar fotovoltaico que supra essas necessidades.

    E com isto não digo que não deve meter fotovoltaico. Pode e deve. Simplesmente não o dimensione nem o conceba como sendo a fonte de alimentação primordial da BC, porque isso vai ficar mal equilibrado. Meta algo mais simples, de menor potência, para os consumos correntes da habitação - se a BC começar a puxar muito e tiver que ir à rede pública, não vem mal ao mundo.

    Ou seja, eu não acho que o erro esteja no fotovoltaico em si, mas sim no seu sobredimensionamento, com a esperança (vã) de que ele consiga suportar a bomba de calor. Meta um fotovoltaico de menor potência e as minhas reservas desaparecem.

    Que fique claro o que eu defendo para uma habitação:
    Bomba de calor para aquecimento e arrefecimento.
    Bomba de calor para AQS, dimensionada de acordo com as necessidades, não colocava apoio de solar térmico por uma questão de manutenção e custos associados.
    Unidade de autoconsumo dimensionada por baixo da curva de carga.
    A unidade de autoconsumo produz energia para qualquer equipamento eléctrico que tenha na habitação.
    Pode direccionar alguns consumos para períodos de maior exposição solar, maquina de lavar, maquinas de secar, piscina, etc.
    Pode a programar os termostatos (aquecimento, arrefecimento) de forma a tirar partido da maior exposição solar, utilizando a inercia da sua casa como bateria.
    Para não ter desperdício de energia , vende à rede o excesso de energia produzida e não consumida na habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  11.  # 12

    Eu não abdicava do solar térmico nessa situação, mantendo quase tudo o resto.

    Na unidade fotovoltaica, não relacionava nada da produção deste sistema com o consumo da bomba de calor. O que o fotovoltaico dá aproveita-se, o que não dá paciência, mas não sobredimensionava para um serviço que ele nunca vai conseguir assegurar. E BC deve trabalhar livremente, os seus ciclos não devem ser influenciados pela unidade FV. De qualquer maneira, pode aproveitar o ciclo bi-horário para isso, isso as BC já permitem fazer dentro do normal funcionamento da máquina, porque podem ser mandadas arrancar, porque depois trabalham várias horas seguidas. O problema do FV é que você pode estar a mandar arrancar e pouco depois pára por falta de energia ou de potência e as máquinas não foram concebidas para isso.
  12.  # 13

    Colocado por: SkinkxEu não abdicava do solar térmico nessa situação, mantendo quase tudo o resto.


    Eu abdico do solar térmico pela simples razâo:
    Exemplo:
    Solar térmico constituído por 2 painéis a dar apoio a bomba de AQS.
    Custos anuais:
    Manutenção: +- 80€
    Energia consumida pela bomba circuladora: +- 20€

    Produção:
    3000 kw/hr/ano de energia térmica.

    Custo kw/hr da energia térmica contemplando só os custos de manutenção e energia consumida:
    0,033 € kw/hr

    Uma bomba de calor de AQS ligada à rede produz energia térmica pelo mesmo custo.

    Se colocar painéis fotovoltaicos (autoconsumo) pelo mesmo custo dos painéis solares térmicos, produz energia térmica por um custo muito mais baixo do que 0,033€.
    E tem um sistema com manutenção reduzida.
    Se a energia não for consumida pela bomba de AQS, está disponível para ser consumida por outro equipamento eléctrico.
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro_CunhaPara seu conhecimento tenho uma patente registada em que utilizo variação de frequência, analiso todos os dias variadores e conheço quase todas as marcas do mercado,
    so tenho 2 comentarios a fazer;

    O que a patente tem a ver com o que aqui se discute, eu tambem posso patentear a transformacao de mérda em ouro e isso nunca ser possivel.

    Conhece os variadores dos diferentes fabricantes genericos mas a tecnologia por detras de um modulador proprietario é muito mais complexa.
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro_Cunha

    Eu abdico do solar térmico pela simples razâo:
    Exemplo:
    Solar térmico constituído por 2 painéis a dar apoio a bomba de AQS.
    Custos anuais:
    Manutenção: +- 80€
    Energia consumida pela bomba circuladora: +- 20€

    Produção:
    3000 kw/hr/ano de energia térmica.

    Custo kw/hr da energia térmica contemplando só os custos de manutenção e energia consumida:
    0,033 € kw/hr

    Uma bomba de calor de AQS ligada à rede produz energia térmica pelo mesmo custo.

    Se colocar painéis fotovoltaicos (autoconsumo) pelo mesmo custo dos painéis solares térmicos, produz energia térmica por um custo muito mais baixo do que 0,033€.
    E tem um sistema com manutenção reduzida.
    Se a energia não for consumida pela bomba de AQS, está disponível para ser consumida por outro equipamento eléctrico.


    A BC também tem manutenção, tem um depósito associado, a única diferença é que onde o ST tem anticongelante, a BC tem um gás frigogénico. Quando tiver um problema com qualquer um, o humilde canalizador resolve-lhe o problema do ST ao preço da uva mijona, mas para mexer em gases terá que contratar um técnico credenciado, com outros custos.

    Não é assim tão linear.
  15.  # 16

    E o fotovoltaico o que vai aquecer também não tem manutenção?
    • ik
    • 28 março 2017

     # 17

    Colocado por: jorgealvesso tenho 2 comentarios a fazer;

    O que a patente tem a ver com o que aqui se discute, eu tambem posso patentear a transformacao de mérda em ouro e isso nunca ser possivel.

    Conhece os variadores dos diferentes fabricantes genericos mas a tecnologia por detras de um modulador proprietario é muito mais complexa.


    Continua a falar sem mostrar nada.

    Patético em insistir na perda de garantia
  16.  # 18

    Colocado por: Sergio RodriguesE o fotovoltaico o que vai aquecer também não tem manutenção?

    Tem manutenção, mas qualquer pessoa a faz, limpeza anual dos painéis com água e um pano.
    Um microinversor tem garantia de 20 a 25 anos e está isento de manutenção.
    O painel fotovoltaico tem 12 a 15 de garantia contra defeitos de fabrico e 25 anos de garantia de produção.
  17.  # 19

    Colocado por: Skinkx

    A BC também tem manutenção, tem um depósito associado, a única diferença é que onde o ST tem anticongelante, a BC tem um gás frigogénico. Quando tiver um problema com qualquer um, o humilde canalizador resolve-lhe o problema do ST ao preço da uva mijona, mas para mexer em gases terá que contratar um técnico credenciado, com outros custos.

    Não é assim tão linear.


    O exemplo é para uma bomba de calor AQS com ou sem painéis solares térmicos.
    As bombas de AQS podem vir com serpentina para ligar o solar térmico.
  18.  # 20

    Colocado por: Pedro_Cunha
    Tem manutenção, mas qualquer pessoa a faz, limpeza anual dos painéis com água e um pano.
    Um microinversor tem garantia de 20 a 25 anos e está isento de manutenção.
    O painel fotovoltaico tem 12 a 15 de garantia contra defeitos de fabrico e 25 anos de garantia de produção.
    os fotovoltaico vão aquecer o quê? Um depósito? Isso não tem manutenção?
 
0.0273 seg. NEW