Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Vamos construir uma casa no nordeste transmontano, e estamos na fase de escolha de aquecimento e arrefecimento.

    Situando-se a futura habitação em Bragança, a cerca de 800m de altitude, orientação norte-sul, cerca de 350m2, muito envidraçado na fachada orientada a sul, isolamento adequedo (ETICS 10cm + bloco térmico, vidros com gás, alumínio com rotura térmica), estávamos inicialmente a pensar:
    - AQS por solar térmico bem dimensionado para apoio de aquecimento central e piscina no Verão, + apoio de BC / caldeira;
    - aquecimento por piso radiante hidráulico, alimentado por BC ou caldeira a pellets/mista e arrefecimento por AC.

    Entretanto foi-nos contraposto o seguinte:
    - aquecimento e arrefecimento por ventiloconvectores alimentados por BC?
    - AQS como descrito.

    Qual a melhor opção?
    Não conhecemos ninguém com esta última opção, alguém nos descreve a sua experiência em custos e conforto?

    Agradecemos opiniões e experiências.
    N e S
    • emad
    • 19 março 2017

     # 2

    Pesquise a obra do Fasca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrekulo
  2.  # 3

    Colocado por: shrekuloEntretanto foi-nos contraposto o seguinte:
    - aquecimento e arrefecimento por ventiloconvectores alimentados por BC?
    - AQS como descrito.
    maior consumo mas rapidez na resposta ás necessidades,

    existem soluções de PRH que também fazem arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shrekulo
  3.  # 4

    Colocado por: jorgealves


    Quando se refere a maior consumo está relacionado com o facto de os VC não estarem a ser utilizados continuamente como o PRH?
    Em relação ao PRH podemos desligá-lo em algumas zonas da casa ou aquecer de modo diferenciado as zonas de maior utilização? É possível ou vantajoso programar o aquecimento do PRH preferencialmente durante a noite, que será quando a casa estará mais habitada, aproveitando a contagem bi-horária?

    E o que acham das caldeiras mistas policombustível como alternativa à BC? É que podemos dispor de alguma lenha de boa qualidade, mas provavelmente insuficiente para as necessidades, daí necessitarmos nesse caso também de pellets. Estas caldeiras têm boa relação com o PRH? Se optarmos por VC's, é preferível ter como fonte de calor uma BC ou caldeira pellets / mista?

    Mais uma vez obrigado pela ajuda.
    N e S
  4.  # 5

    Alguém nos pode ajudar?
  5.  # 6

    Obrigado.

    De facto a grande maioria das opiniões é a favor do PRH, pelo que vamos em princípio então optar por PRH com fonte de calor provável caldeira de pellets e pré-instalação de AC, com a esperança de não ser necessário ou apenas em alguns quartos.

    Ouvi falar de PRH de reacção rápida (acho que é esta a designação), qual a diferença face aos sistemas usuais (se é que isto existe...)? Preço superior? Consumo tb superior?

    Mais uma vez obrigado pela ajuda,
    N e S
  6.  # 7

    Colocado por: Anonimo06082021vai meter isso para quê?...gastar dinheiro?

    Porque diz isso?
  7.  # 8

    Colocado por: Anonimo06082021deixe a zona da casa de máquinas preparada para qualquer sistema/equipamento.

    O que aconselha colocar para futura passagem de tubo de chaminé? Fugas ou uns tubos que já vi por aqui?
  8.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021

    porque as pessoas metem tudo e mais alguma coisa,argumentando que é uma simples pré instalação disto e daquilo...quando depois andam na retranca a meter coisas fatelas.
    duplicar sistemas para quê?....
    esse dinheiro ajudava muitas outras coisas....ou na melhoria dos equipamentos ou noutras coisas que a casa/obra gasta.

    mas cada um que faça como entender....é apenas uma opinião.

    Acho que é um pau de dois bicos...
    Imagine que a casa aquece muito no verão, ou que a pessoa que habita nela é muito sensível ao calor, depois vai ter de andar a partir tudo para meter ac. Acho que as pessoas optam por fazer a pré instalação de ac na eventualidade de vir a necessitar. Se optar por ligar uma caldeira de pellets ou caldeira a lenha ou outro sistem que não seja uma bomba de calor não pode fazer frio com o piso radiante.
    Também há o outro lado....Pode fazer a pré instalção e não colocar ac por não ser preciso.
    Das pessoas que construiram recentemente (com isolamentos e caixilharias melhores) que participam aqui no fórum quem já sentiu necessidade de colocar ac?
    Acho que é uma boa pergunta.
  9.  # 10

    Colocado por: sergio_pintas
    O que aconselha colocar para futura passagem de tubo de chaminé? Fugas ou uns tubos que já vi por aqui?
  10.  # 11

    Apesar de querer acreditar que a solução de PRH (unicamente) seja uma solução suficiente, a minha experiência levou-me no passado a ter que partir tectos e paredes para a introdução de VC de forma a ter algum conforto no Verão.
    Talvez a minha anterior casa não fosse um exemplo de eficiência energética (apesar de ter tido a classificação A), mas o que é certo é que no Verão era insuportável estar lá dentro. Tavez fosse apenas do local onde ela está inserida, demasiado quente e abafada...
    Por isto, fico na dúvida se numa futura construção coloque ou não a preinstalacao para uns VCs...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  11.  # 12

    Colocado por: Anonimo06082021

    quer saber o quê?

    Saber qual a melhor opção para uma conduta onde futuramente possa passar tubos de chaminé, tubos de paineis solares, etc...
    • emad
    • 23 março 2017 editado

     # 13

    Tenho que concordar com o James. Então façam uma coisa só bem feita que dê para tudo. Eu optei bem ou mal por AC e mais nada. Quando o arquitecto disse que o AC era o id€€€€eal, eu próprio eliminei o recuperador.
    Se fosse hoje punha recuperador e radiadores só. Nem precisava instalar AC.
    Se tivesse gás natural era só caldeira e radiadores. Bem que se fosse agora tinha colocado gás propano e radiadores. E quando viesse o gás natural mudava.
    O pré a mais e gastar dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  12.  # 14

    Colocado por: emad
    Se fosse hoje punha recuperador e radiadores só. Nem precisava instalar AC..

    Em que zona do país mora?
    Como é a sua casa quanto a isolamento, caixilharia e proteções/exposição solar?
    Já passou por algum verão torrido, na sua casinha?
    • emad
    • 23 março 2017 editado

     # 15

    Colocado por: jfsmoreira
    Em que zona do país mora?
    Como é a sua casa quanto a isolamento, caixilharia e proteções/exposição solar?
    Já passou por algum verão torrido, na sua casinha?

    Famalicão.
    No ano passado com o verão de temperaturas de 40 graus tinha temperaturas de tarde de 24.
    Tenho capoto. Boa caixilharia. Brisas solares a nascente,sul e poente.
    E tenho 3 claraboias sem protecção.
    Edit. Casa em pladur por dentro. Com lá de rocha e placas duplas nas paredes exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  13.  # 16

    Colocado por: emadNem precisava instalar AC.

    Informação valiosa.

    Estou quase para desistir da pré para ac. Mas no meu quarto que tem fachada a sul e poente irei pôr sem dúvida. A fachada que está virada a nascente é toda envidraçada e este fator assusta-me. Mas como terei estores e o sol da manhã não é o mais forte pode ser que me safe ou então tb opte por colocar nessa zona que é a sala.

    Eu agora tenho gás natural com radiadores. Uma vez aventurei-me em ter aquilo ligado durante um mês inteiro com temperaturas na ordem dos 21, 22 graus. Recebi uma conta de 300 e tal euros. Nunca mais liguei durante tanto tempo. Prefiro liga o recuperador (uma berlingo quase cheia dá -me para o Inverno todo. Por vezes quando está frio ligo o aquecimento nas WC para os miúdos tomarem banho. Na sala tenho temperaturas de 23 24 graus. Nos quartos, 17 graus num apartamento.
  14.  # 17

    Colocado por: emadTenho capoto.

    Quantos cm?



    Colocado por: emadBoa caixilharia.

    Qual? Com que vidro?

    Colocado por: emadCasa em pladur por dentro. Com lá de rocha e placas duplas nas paredes exteriores.

    Pois, muito bem isolada!

    Obrigado pela informação!
    • emad
    • 23 março 2017 editado

     # 18

    Capoto acho que foi 6 e os vidros tem corte térmico e mais umas coisas que me saíram da carteira.
    Caixilharia sosoares.
    • ik
    • 23 março 2017

     # 19

    Colocado por: emad
    Famalicão.
    No ano passado com o verão de temperaturas de 40 graus tinha temperaturas de tarde de 24.
    Tenho capoto. Boa caixilharia. Brisas solares a nascente,sul e poente.
    E tenho 3 claraboias sem protecção.
    Edit. Casa em pladur por dentro. Com lá de rocha e placas duplas nas paredes exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio_pintas


    De verão a temperatura mais alta que teve foi 24?

    E de inverno qual a mais baixa?
    • emad
    • 23 março 2017

     # 20

    Colocado por: ik

    De verão a temperatura mais alta que teve foi 24?

    E de inverno qual a mais baixa?

    De verão sim.
    De inverno não tenho conseguido perceber a casa, porque tem sido um entra e sai da obra. Mas vou precisar de aquecimento de certeza. Senão era a casa perfeita.
 
0.0226 seg. NEW