Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Acabei de me registar neste forum, de maneira a poder participar num breve esclarecimento e ideias que me possam dar.

    É o seguinte:

    A minha Avó e a minha Mãe (digo isto porque são as duas herdeiras) têm um prédio no centro do Bairro Alto, e na "caderneta" o imovel aparece designado tanto para habitação como para loja (habitação/loja).

    Resumindo, o imovel a meu ver tem poucas condições para ser habitado (apesar de já terem estado varios inquilinos, que pagavam 250€ de renda)

    - Logo a minha ideia, era obter mais lucro com o imovel e arrenda-lo como loja por 600€ ou 900€...

    Agora a minha duvida, reside, em quanto é que pagaria de impostos, ou outras desvantagens que possa ter?

    preciso de ideias e ajudas.

    Obrigado
  2.  # 2

    Ó ZePedro,
    A sua questão é um bocadinho infantil, não é?
    Quanto é que pagaria de impostos se arrendasse a loja por 600 ou 900 em vez de 250euros?!? Está preocupado em ganhar demais??
    É dos que tem pena do Belmiro Azevedo, por ele, coitadinho, pagar tantos impostos? :-))

    Ok. O mais provável é (a sua mãe e avó) não terem "de pagar" impostos - ou pagarão pouco - porque se o inquilino for uma empresa com contabilidade organizada, fará uma retenção de 15% de IRS - que entregará directamente às Finanças - e entregará o respectivo recibo (nas proporções de que elas são proprietárias) às senhorias.
    Isto é, dos 600 euros, as senhorias receberiam 510 por mês. Os outros 90 seriam entregues pelo inquilino ao Estado.

    Desvantagens? Você acabou de as mencionar.
    Se o imóvel não tem condições para ser habitado, COMO RAIO é que lhe emitiram uma Licença de Utilização (/habitação)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
 
0.0090 seg. NEW