Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ste é o meu primeiro post e espero estar a colocar o post no sitio certo.
    Estou com um projecto para construir uma moradia, projecto de arquitectura ja está pronto faltando apenas as engenharias e foi submetido a camara para aprovação pelo arquitecto que a projectou. A casa é para construir em alvenaria, revestida a capoto de 5cms com tempo de construção estimado em 12 meses.
    A dúvida relativamente a todo este projecto aparece quando comecei a ver casas de madeira. Conheço alguém que trabalha numa empresa dessas e que sempre me falou bem desse tipo de construção e quando lhe falei que estava a projectar uma casa resolvi ir a empresa onde trabalha ver como é todo o processo pois eu não conheço ninguem que viva numa casa do género. O "esqueleto" da casa é pinho nórdico tratado com 7cms, revestido no exterior por capoto também com 5cms como em casa de alvenaria, depois leva 6cms de uma espuma ou linho (ja nao me lembro) e o interior reclvestido por pladur (gesso cartunado).
    Depois fomos ver uma casa que estão a finalizar na zona de Matosinhos construida nesse sistema e tenho a dizer que por fora nem por dentro dá para diferenciar de uma casa em alvenaria. Eu fiquei muito surpreendido, disseram-me que a nivel de conforto e isolamento térmico e acústico é superior à tipica construção em alvenaria.
    Eu fiquei surpreendido e actualmente é uma hipotese para construir nesse sistema mas gostava de saber um feedback de quem ja tenha uma casa nesses sistema para saber o que acham. Tenho duvidas relativamente a durabilidade e manutenção pois disseram me que é tal e qual a uma construção em alvenaria. Alguem aqui Vive ou conhece alguém que tenha uma casa neste sistema?! Custo de construção não é mais barato que alvenaria.
    A empresa que visitei é a Nogueira Fernandes em Matosinhos. Ja trabalham a muitos anos e constroem mais para fora do que em Portugal pois aqui ainda temos a tradição do betão e tijolo mas disseram-me que está a mudar pois têm a cada ano que passa construido mais em Portugal.
    Agradeço qualquer esclarecimento.
    Obrigado
  2.  # 2

    Nessa situação, provavelmente iria optar por construir em alvenaria.
    Se as diferenças visuais não são notórias, a diferença na questão do isolamento térmico que possa existir, não será nada por aí além, só me resta um argumento que é a diferença de preço e se calhar neste ponto a madeira fica a perder.
    Com certeza que iria escolher alvenaria.
    E também gostava de ter uma casa de madeira, mas com a madeira à vista. Como para fazer o que queria era tudo muito caro, optei por alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  3.  # 3

    Obrigado pela sugestão!
    Eu nao gosto que se fique a ver a madeira por isso fiquei surpreendido por a moradia com o capoto colocado parece uma casa em alvenaria. A mim garantiram me que em termos energéticos a madeira ganha claramente pois isola melhor. Um ponto a favor de casa em madeira é o tempo de construção de 3 meses o contra é que fica ligeiramente mais caro que a alvenaria.
    Eu vivi muitos anos numa casa em alvenaria, se bem que a casa foi construida a 30 e sem os materiais de agora e sei que é sempre mais humida por exemplo e que vai aparecendo as rachadelas na parede, algo que nao acontece na madeira. As minhas duvidas na madeira é a manutenção e a durabilidade e se realmente se nota diferença em termos termicos para alvenaria. Neste momento sinto-me com muitas duvidas. O arquitecto que desenhou a casa claro que é da opinião do betão, de estranhar se fosse o contrário claro!
  4.  # 4

    Colocado por: RuipsmO arquitecto que desenhou a casa claro que é da opinião do betão, de estranhar se fosse o contrário claro!

    Eu percebo porquê.
    Uma casa em "betão" ele sabe controlar o processo construtivo. Numa casa em madeira a coisa já é diferente.
    De nada lhe vale ter um ótimo projeto se a execução não acompanhar. Para fiscalizar uma casa em madeira não há muito técnicos devidamente habilitados, logo aqui você fica a perder.
  5.  # 5

    Então mas não disse que os interiores seriam em Pladur?
    Se forem em pladur também racha e se for mal executado como foi o meu ainda racha mais.
  6.  # 6

    Colocado por: 21papaleguasSe forem em pladur também racha e se for mal executado como foi o meu ainda racha mais.

    Uma casa em madeira está sujeita a maiores "movimentos" que uma casa em betão. Se todo o com junto não estiver preparado para absorver esses movimentos então é uma desgraça.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Eu percebo porquê.
    Uma casa em "betão" ele sabe controlar o processo construtivo. Numa casa em madeira a coisa já é diferente.
    De nada lhe vale ter um ótimo projeto se a execução não acompanhar. Para fiscalizar uma casa em madeira não há muito técnicos devidamente habilitados, logo aqui você fica a perder.


    Colocado por: zedasilva
    Eu percebo porquê.
    Uma casa em "betão" ele sabe controlar o processo construtivo. Numa casa em madeira a coisa já é diferente.
    De nada lhe vale ter um ótimo projeto se a execução não acompanhar. Para fiscalizar uma casa em madeira não há muito técnicos devidamente habilitados, logo aqui você fica a perder.


    Pois aí também está o meu receio no meio disto tudo que é na confianca! Eu nessa empresa de casas em madeira confio até porque tenho lá alguém conhecido que é o engenheiro e relativamente ao betão é a sorte da honestidade do empreiteiro pois facilmente me pode aldrabar para aumentar a dua margem de lucro. Conheco que construiu uma moradia a relativamente pouco tempo e a qualidade de construção foi uma vergonha. Isto tudo é uma questão de sorte.
    • Ruipsm
    • 20 março 2017 editado

     # 8

    Colocado por: zedasilva
    Uma casa em madeira está sujeita a maiores "movimentos" que uma casa em betão. Se todo o com junto não estiver preparado para absorver esses movimentos então é uma desgraça.


    Na tal empresa de casas em madeira disseram me precisamente o contrário ate porque dizrm que têm estudos que o comprovam que dizem que a casa em madeira tem maior estabilidade ate em zonas sísmicas que não é o caso do Norte do pais. Agora nao sabia que o pladur rachava... ou seja vou ter um berbicacho para decidir pois tou mesmo indeciso e uma casa nao sao umas calças. Nao é facil pois sao poucos que têm casas de madeira mas gostava de saber feedback de quem tem! Eu fui a empresa este sabado e eles estão a conatruir mais para consumo interno ate por isto vão mudar de instalações pois as atuais ja sao pequenas para o volume de negocios
  8.  # 9

    Claro que uma casa em madeira é melhor para zonas sísmicas, aquilo não é uma estrutura tão rígida como o betão.
    O problema é que a madeira é um "material vivo" vai ter dilatações e contrações que uma casa em betão não tem. Se estes movimentos não forem acautelados, a coisa pode dar para o torto.
    O grande problema da nossa construção é quando começamos a misturar matérias ou técnicas construtivas que nem sempre são compatíveis uns com os outros
  9.  # 10

    Eu vou construir em madeira. Woodframing, mais concretamente, que é disso que está a falar.

    Visitei várias casas construídas nesse sistema, uma delas com vários anos de uso e continuo a achar que transmitem uma maior sensação de conforto que as de alvenaria.
    A rapidez de construção é claramente uma grande vantagem. A durabilidade é uma falsa questão.
    Continuo também a achar que há menos probabilidades de se ser "comido" quando se opta por alternativas à alvenaria.
    Quanto a preços, continuo também a achar que, recorrendo a empresas de caráter mais local, se conseguem melhores preços para o woodframing, para sistemas de isolamento equivalentes.

    Tudo isto são questões sobre as quais já me alonguei noutros tópicos, como por exemplo nestes:

    https://forumdacasa.com/discussion/24/1/casas-de-madeira-em-portugal/
    https://forumdacasa.com/discussion/42643/1/wood-framing-portugal/
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  10.  # 11

    Obrigado pelo feedback.
    Nao sabia o termoa correcto para esse tipo de construção agora ja sei! Uma grande ponto a favor de woodframing vs alvenaria é mesmo a desconfiança sobre quem constroi, se é honesto ou nao e também hoje em dia parece me que os trabalhadores dos empreiteiros nao sao tao bons como de antes mas issl pode ser apena impressão minha claro! Vou visitar esses topicos que me aconselhou!
    Obrigado
  11.  # 12

    Bem, fiquei pela alvenaria. agora estou com outro problema/dúvida que é relativamente ao telhado. A moradia com linhas modernas está projectada para telhado liso, com duas telas asfálticas, com capoto e gravilha que segundo o arquiteto que me projectou a casa faz com que a durabilidade seja maior. Mas eu não quero esse sistema pois ainda perto de minha casa tem umas moradias que foram construidas com sistema parecido pois têm tela no telhado, e passado 10 anos os actuais donos mudaram para telhado com roofmate. Pelos vistos umas já tinham infiltrações e queixavam-se do valor dentro de casa. Eu já falei com o arquiteto que quero telha e ele diz que termicamente não é tão bom. Eu sendo um amador que não percebe ponta o que me aconselham??

    Obrigado
  12.  # 13

    Eu aocnselho a aplicar uma cobertuta que seja compativel com o projecto de arquitectura que lhe fizeram. Se o mesmo foi pensado para cobertura plana.. aora meter um acobertura inlcinada... acho que não faz sentido.
    Como em tudo na vida, se as coisas ficarem bem aplicadas/ cosntruidas, tanto fica bem servido com cobertura em telha como em plana... Existem outras formas de impermeabilizar um acobertura plan, com telas de PVC, com chapa de zinco....
  13.  # 14

    Nas casas queimadas pelos incêndios recentes, aquelas onde o fogo entrou dentro de casa, na maioria das vezes esse fogo entrou pelos telhados que tinham barrotes de madeira.

    Tire as suas conclusões
  14.  # 15

    Colocado por: Paramontetelhados que tinham barrotes de madeira.

    Ainda se constroem telhados com ripado de madeira?
  15.  # 16

    Colocado por: 21papaleguas
    Ainda se constroem telhados com ripado de madeira?
    Portugal nao sei, na França sao todos!
  16.  # 17

    Colocado por: DR1982Portugal nao sei, na França sao todos!

    Há alguma explicação lógica para que isso aconteça?
  17.  # 18

    Sem pontes térmicas.
  18.  # 19

    Colocado por: 21papaleguas
    Há alguma explicação lógica para que isso aconteça?
    Eu acho que é por hábito sinceramente e aqui ainda não vi as vigas e ripas com que se faz o telhado em Portugal!
    Compra-se o telhado em kit e pronto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    Por cá também
      dachstuhl1.jpg
      dach_gr.jpg
      dachstuhl.jpg
      cuntzrott-02.JPG
    Essas casas por aí sao muito parecidas as daqui de França, feitas em alvenaria estrutural e tudo, só o telhado é que é mais inclinado!
 
0.0263 seg. NEW