Iniciar sessão ou registar-se
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 1

    Olá a todos
    Antes de mais um grande agradecimento. A leitura de alguns tópicos ajudou-me bastante ao longo dos últimos anos pois aprendi bastante.
    Mas nunca participei (tirando um ou outro comentário) pois nada consigo acrescentar nada de valioso e como não sou de inventar ou de dar ideia de que sei, mantive-me afastado das discussões.

    Entretanto, comecei/começámos Eu - o "F" do nickname - e a minha mulher - a "E", do nickname) uma aventura. Mudar de casa para uma moradia. Como o orçamento não é vasto, a ideia é comprar uma pequena moradia e remodelar.

    Encontrámos uma que andamos em negociação mas como tem, digamos, algumas particularidades consideramos que este é o local ideal para receber comentários, criticas, sugestões.

    Assim, localizada no concelho da Maia, dois andares (R/C e 1º ou 1º e 2º) , 4 quartos. "Jardim" (chão de cimento) atrás. Garagem nas traseiras. Pequeno jardim à frente. Varanda no 1º andar (ou 2ª andar, em certas zonas do país :) ) Construção dos anos 70.
    A ligação entre pisos é feita por escadas em caracol. E é aqui que reside a questão. Para colocar uma escadaria, necessita perder um dos quartos. Nas imagens coloco a sugestão do arquitecto (consultado pelo proprietário).
    Notas:
    - Medidas "a olho" pois é (má) digitalização de planta. Usei "regra de 3 simples" para marcar as linhas e "tirar" medidas (as possíveis)
    - A nosso ver não se fazia o hall com duas paredes. A sala de estar ficaria sem parede. Entra-se na casa e do lado esquerdo parede/porta de correr a limitar área de refeição e cozinha. Do lado direito Sala Comum.
    - No 1º andar, no hall, no lado contrario da futura escadaria existe um WC que não está na planta mas é para manter.
    - A varanda, no 1º andar, seria para fechar, mais tarde, criando área de lavandaria e/ou local para os animais de estimação (3 gatos e um cão pequeno). Lavandaria poderá também ser colocada no exterior, ao lado da garagem (é de 2 lugares paralelos) mas tem espaço para anexo/arrumos no lado esquerdo (com uns 2 a 3 metro de largura) mas como temos um projeto paralelo (a abordar noutra altura :) )

    Opiniões, comentários, criticas, sugestões?

    Agradecido, antecipadamente

    F.
      image001.png
      image002.png
  1.  # 2

    Para uma casa dessas dimensões, viram quanto ficaria construir de raiz? Uma casa dos anos 70 é coisa para precisar de atualizações/renovações de monta, que poderão fazer com que a coisa não compense. Por exemplo, que isolamentos tem isso nas paredes, na laje inferior e na cobertura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F&E
    • ik
    • 20 março 2017

     # 3

    Mostre as plantas originais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F&E
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 4

    Colocado por: mhpintoPara uma casa dessas dimensões, viram quanto ficaria construir de raiz? Uma casa dos anos 70 é coisa para precisar de atualizações/renovações de monta, que poderão fazer com que a coisa não compense. Por exemplo, que isolamentos tem isso nas paredes, na laje inferior e na cobertura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F&E


    Obrigado pelo comentário.
    Isolamentos, pelo que verifiquei nada de especial.
    Quanto a construir de raiz, na zona só o terreno custaria entre 45/60K€. Uns 20/25K€ abaixo do valor de venda da moradia. Pelo que fui lendo, aqui no fórum, seriam uns 800/900€/m2 (a ser bem optimista) para construção. No caso, estimando uns 130/140m2 seriam bem mais de 100 mil euros.
    Mantendo a exigência nuns mínimos aceitáveis para uma moradia confortável (capoto, substituição de todas as portas e janelas por algo mais "moderno", WC e cozinha novos), nem ambicioso nos acabamentos penso que a remodelação ficaria por metade desse valor. Ou estarei enganado?

    Agradeço, uma vez mais!
    F.
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 5

    Colocado por: ikMostre as plantas originais


    Viva, não as tenho, estão nas mãos do proprietário.

    Obrigado

    F.
  2.  # 6

    Abria o hall e fazia ligação sala cozinha, td aberto.
    Porta de correr no piso 0 para wc social/quarto.
    No piso de cima é opçao, ou transforma o hall num quarto roubando um pouco ao quarto, ou assume o hall e mantém -o. Depende daquilo que pretende...
    Contudo pelo que diz ha coisas que não estamos a ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F&E
    • ik
    • 20 março 2017

     # 7

    Gasta a brincar mais de 60mil euros

    Tem que trocar
    Electricidade
    Canalização/esgotos
    Carpintaria
    Serralharia(janelas e portões)
    Telhado(preferencia)
    Mais o resto que faz falta que são milhares de euros

    Faça bem as contas
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F&E
    • ik
    • 20 março 2017

     # 8

    Colocado por: F&E

    Viva, não as tenho, estão nas mãos do proprietário.

    Obrigado

    F.


    Peça uma cópia e leve lá um eng civil para nao ter surpresas devido à estrutura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F&E
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 9

    Colocado por: tozepalmaAbria o hall e fazia ligação sala cozinha, td aberto.
    Porta de correr no piso 0 para wc social/quarto.
    No piso de cima é opçao, ou transforma o hall num quarto roubando um pouco ao quarto, ou assume o hall e mantém -o. Depende daquilo que pretende...
    Contudo pelo que diz ha coisas que não estamos a ver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F&E


    Obrigado pelas sugestões. Sim, ainda há dúvidas mas nesta fase a nossa preocupação é tentar aproveitar ao máximo a área disponivel e o que poderá custar a remodelação, o que pelo comentário do "ik" é um pouco acima do que queremos/podemos gastar...

    F.
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 10

    Colocado por: ikGasta a brincar mais de 60mil euros

    Tem que trocar
    Electricidade
    Canalização/esgotos
    Carpintaria
    Serralharia(janelas e portões)
    Telhado(preferencia)
    Mais o resto que faz falta que são milhares de euros

    Faça bem as contas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F&E


    60k€? Ouch, pensava que seria menos.
    Tenho visto, no forum remodelações (algumas "ao osso") na casa do 30k, 40k. Ou será impossível?
    Mas amanhã tentarei colocar algumas fotos.

    Obrigado!!!

    F.
    • ik
    • 20 março 2017

     # 11

    Colocado por: F&E

    60k€? Ouch, pensava que seria menos.
    Tenho visto, no forum remodelações (algumas "ao osso") na casa do 30k, 40k. Ou será impossível?
    Mas amanhã tentarei colocar algumas fotos.

    Obrigado!!!

    F.


    Depende do que quer aproveitar da casa existente, mas como falou em tantas obras é porque quer mudar tudo e isso não é barato
    • boog
    • 20 março 2017

     # 12

    Olá!

    Também sou da maia e também vou reabilitar uma moradia. Já contactou algum profissional para fazer a sua obra? Ainda não tem nenhum orçamento? Os terrenos aqui são muito caros...Também investiguei quanto ira custar uma construção nova...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F&E
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 13

    Colocado por: boogOlá!

    Também sou da maia e também vou reabilitar uma moradia. Já contactou algum profissional para fazer a sua obra? Ainda não tem nenhum orçamento? Os terrenos aqui são muito caros...Também investiguei quanto ira custar uma construção nova...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F&E


    Viva
    e como foi o processo. Que orçamento vai aplicar? A moradia em que estado está?
    Desculpe se abuso nas perguntas mas andamos à nora....

    F.
    • F&E
    • 20 março 2017 editado

     # 14


    Depende do que quer aproveitar da casa existente, mas como falou em tantas obras é porque quer mudar tudo e isso não é barato

    Obras previstas:
    Cozinha remodelada
    2 WC
    Instalação eléctrica
    Canalização
    Janelas e portas exteriores
    Capoto
    Escadas para 1º andar

    Diria as obras QB para tornar a moradia confortável e de cara lavada. Sem grandes luxos ou ambições.
    €€ obrigam!!
    Muito obrigado pela ajuda!!!
    F.
    • boog
    • 20 março 2017

     # 15

    Colocado por: F&E

    Viva
    e como foi o processo. Que orçamento vai aplicar? A moradia em que estado está?
    Desculpe se abuso nas perguntas mas andamos à nora....

    F.


    Colocado por: F&E

    Viva
    e como foi o processo. Que orçamento vai aplicar? A moradia em que estado está?
    Desculpe se abuso nas perguntas mas andamos à nora....

    F.



    é uma casa praticamente em ruínas. E vou contratar um serviço chave na mão. Espero que o orçamento não ultrapasse os 650€ m2.
  3.  # 16

    Colocado por: F&EQuanto a construir de raiz, na zona só o terreno custaria entre 45/60K€. Uns 20/25K€ abaixo do valor de venda da moradia. Pelo que fui lendo, aqui no fórum, seriam uns 800/900€/m2 (a ser bem optimista) para construção. No caso, estimando uns 130/140m2 seriam bem mais de 100 mil euros.

    Não sou a melhor pessoa para lhe dar valores com precisão, mas se há coisa que já percebi é que 800/900 €/m2 é o preço normal por aqui porque poucos resistem à "casa de sonho", às grandes áreas e ao melhor-ou-quase em acabamentos/climatização/caixilharias, etc.

    Se conseguir resistir a isso, que é como quem diz, se aplicar isto a uma casa feita de raiz:
    Colocado por: F&EMantendo a exigência nuns mínimos aceitáveis para uma moradia confortável (...), nem ambicioso nos acabamentos (...).


    Pois então é provável que faça a coisa por bem menos, quiçá uns 500-600€/m2, que há por aqui quem tenha conseguido. Com a vantagem de, fazendo de raiz, pode procurar otimizar as áreas e obter a mesma área útil com menos área bruta, o que logo aí poderá dar para poupar uns trocos. Fazendo as contas, se calhar fica-lhe ela por ela.

    Eu digo isto pois também ponderei essa opção, mas acabei por abdicar quando cheguei à conclusão que com o mesmo dinheiro (ou menos) fazia algo bem mais à minha imagem e mais bem localizado.
  4.  # 17

    Colocado por: F&EObras previstas:
    Cozinha remodelada
    2 WC
    Instalação eléctrica
    Canalização
    Janelas e portas exteriores
    Capoto
    Escadas para 1º andar


    Custa-me a crer que uma casa dessa idade não precise de nada na cobertura.
    • F&E
    • 20 março 2017 editado

     # 18

    <
    Custa-me a crer que uma casa dessa idade não precise de nada na cobertura.

    mhpinto
    Obrigado pela paciência e cuidado em responder e a todos os pontos :)
    Sim, diria que precisa. Para umas segundas núpcias. :( Quando muito algum isolamento pelo interior. A moradia, com estes anos e não habitada há 2, não tem nenhuma humidade (nem pinturas recentes... eh, eh). Quanto a isolamento térmico e/ou acústico, bem, é o que é...
    • F&E
    • 20 março 2017 editado

     # 19

    engano
    • F&E
    • 20 março 2017

     # 20

    Colocado por: boog
    é uma casa praticamente em ruínas. E vou contratar um serviço chave na mão. Espero que o orçamento não ultrapasse os 650€ m2.

    seria muito abuso que lhe pedisse que me enviasse um email para trocarmos impressões? Seria importante. Agradecido!
    [email protected]
    F.
 
0.0234 seg. NEW