Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou iniciando o processo de construção de uma moradia , neste momento ainda estou na fase inicial de projetos. O terreno onde pretendo construir esta classificado como rústico e tem 986m2, a área bruta de construção da moradia deve rondar os 300 m2. A minha dúvida é a seguinte :

    -Pago menos ou mais (ou da igual) de IMI se eu converter só os 300m2 em urbano e deixar o restante como rústico (prédio misto) ou passo tudo para urbano?

    Agradeço qualquer esclarecimento.
    Obrigado
  2.  # 2

    Em principio só a área do prédio é que conta para o valor do IMI já que o resto é considerado como logradouro ou seja rustico e isso paga pouco ou nada.Mas para ter a certeza do que vai fazer porque não vai ás Finanças à secção respetiva.Boa continuação..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosviveiros25
  3.  # 3

    Pode fazer algumas simulações aqui:

    https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/simulador/default.jsp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosviveiros25
  4.  # 4

    Obrigado a todos pelas respostas :)

    Realizei a simulação e da uma diferença de 10 mil euros se eu declarar os 300m2 em vez dos 986m2!
  5.  # 5

    Já agora se aqui voltar diga-me por favor porque razão é que queria o terreno como urbano,era para construir outra vivenda? O problema que muita gente não sabe é que depois de começar a pagar IMI como urbano nunca mais volta a rustico a não ser que o PDM mude.Estarei enganado?Se alguem souber diga que eu tambem estou interessado
 
0.0104 seg. NEW