Iniciar sessão ou registar-se
    • tlac
    • 24 março 2017

     # 1

    Boa tarde. Preciso de uma ajuda. Comprei um apartamento em fase de construção e tenho que decidir qual o tipo de aquecimento e aqs vamos colocar. Não queremos ter gas em casa, sendo que a nossa ideia seria colocar uma caldeira a pellets que estivesse ligada a um depósito onde também vai ligar o painel solar. O apartamento tem cerca de 120m2, e terá bons alumínios e capoto de 8. A casa situa-se numa zona bem fria. O que me dizem deste sistema? É rentável? Funciona bem? Que potência terá que ter a caldeira? E quantos elementos deve ter de radiadores?
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 2

    Olá, pelo que li, é um sistema que tem uma manutenção periódica de limpeza, tem que ter um local para armazenar pellets que pelo que dizem o preço está a subir, não querendo dissuadir da opção, não estou a conseguir imaginar todo o sistema montado num apartamento de 120m2, existe alguma espécie de casa das maquinas? A caldeira tudo bem, fica na sala, mas o deposito e os sistemas de controlo, bombagem, etc... regra geral são painéis solares termossifão em serie com a caldeira do gás, o que penso que pretende é painel solar com circulação forçada, deposito de inercia com serpentina para a caldeira, isso normalmente ocupa um certo espaço... aguarde mais opiniões!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tlac
    • tlac
    • 27 março 2017

     # 3

    Obrigado TZW pela resposta. Ja andei a pesquisar mais algumas coisas e acho que vou optar por manter o gas, como sistema de apoio ao termossifão e colocar uma estufa a pellets para o aqueciment central. O apartamento é um t3 com 3wc onde vou colocar toalheiros aquecidos. Sera suficiente uma estufa de 13 kw ou será melhor uma de 18?
    • TZW
    • 27 março 2017 editado

     # 4

    Colocado por: tlacObrigado TZW pela resposta. Ja andei a pesquisar mais algumas coisas e acho que vou optar por manter o gas, como sistema de apoio ao termossifão e colocar uma estufa a pellets para o aqueciment central. O apartamento é um t3 com 3wc onde vou colocar toalheiros aquecidos. Sera suficiente uma estufa de 13 kw ou será melhor uma de 18?

    Acho que poderá interligar as caldeiras.
    Isso agora fica na mão do instalador .
 
0.0093 seg. NEW