Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Muito obrigado sr jorge alves desconhecia existir radiadores de baixa temperatura sabe me dar marcas preços e se as ligações ja efectuadas darao para estes.
  2.  # 62

    Posso dar o meu testemunho depois de 4 anos na casa. Casa isolada, rasteira com quase 200m2, unica fonte de aquecimento é um recuperador a lenha ventilado, que apenas necessito queimar 5 a 6 cavacas por dia para manter a casa entre 20° e 22°. Casa situada no concelho de Tondela, em que é nornal no inverno ter tempersturas negatuvas durante a noite e por alguns dias. Gasto em media 4m3 de lenha por ano, o que totaliza 160€, que gasto para passar o inverno. Este ano apenas gastei 3m3, mas tambem tem sido um inverno atípico.
    Concordam com este comentário: kanoysta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  3.  # 63

    Colocado por: nandogoncaPosso dar o meu testemunho depois de 4 anos na casa. Casa isolada, rasteira com quase 200m2, unica fonte de aquecimento é um recuperador a lenha ventilado, que apenas necessito queimar 5 a 6 cavacas por dia para manter a casa entre 20° e 22°. Casa situada no concelho de Tondela, em que é nornal no inverno ter tempersturas negatuvas durante a noite e por alguns dias. Gasto em media 4m3 de lenha por ano, o que totaliza 160€, que gasto para passar o inverno. Este ano apenas gastei 3m3, mas tambem tem sido um inverno atípico.

    Nandogonca, já não me recordo. Você colocou piso radiante ou as condutas ventiladas ligadas ao recuperador?
  4.  # 64

    O Nando so tem condutas mas tem uma das melhores obras de etics que passaram pelo forum, o que não acontece na maioria das obras.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  5.  # 65

    Colocado por: nandogoncaPosso dar o meu testemunho depois de 4 anos na casa. Casa isolada, rasteira com quase 200m2, unica fonte de aquecimento é um recuperador a lenha ventilado, que apenas necessito queimar 5 a 6 cavacas por dia para manter a casa entre 20° e 22°. Casa situada no concelho de Tondela, em que é nornal no inverno ter tempersturas negatuvas durante a noite e por alguns dias. Gasto em media 4m3 de lenha por ano, o que totaliza 160€, que gasto para passar o inverno. Este ano apenas gastei 3m3, mas tambem tem sido um inverno atípico.


    A lenha por esse peço é de borla....
  6.  # 66

    Colocado por: jorgealvesO Nando so tem condutas mas tem uma das melhores obras de etics que passaram pelo forum, o que não acontece na maioria das obras.
    Concordam com este comentário:sergio_pintas

    Ainda por cima com mão de obra a custo zero, ou por troca dumas minis :)
  7.  # 67

    Colocado por: Anonimo06082021
    queria que dissesse que a sua caldeira é uma maravilha e os radiadores idem...não era?..e que é um exemplo de um bom sistema.

    E porque haveria de querer isso?!

    O clioll até já lhe fez a papinha toda para não ter de pensar muito:
    Colocado por: ClioII
    Não fui eu que escolhi, já estava na casa quando comprei o apartamento


    Colocado por: Anonimo06082021
    mas pode comparar para a mesma situação com uma caldeira Buderus e com convectores JAGA....é na mesma um sistema de aquecimento central só que com equipamentos diferentes.

    logo uma das diferenças é precisar de menos água para fazer o mesmo efeito,não é preciso ser-se muito esperto para se perceber que vai precisar de menos energia para o mesmo conforto/efeito.

    etc etc etc etc....sem contar com as diferenças nas caldeiras...etc etc etc

    mas nem vale a pena enumerar as diferenças

    Finalmente falou, homem! Mas será que se pode comparar mesmo?
    É que falou em muitas diferenças, mas esqueceu-se de falar na diferença de preço, desta vez sou eu que "tenho a certeza" que a diferença de preço é bem maior que a diferença de eficiência.

    Só anda de Bugatti, porque os restantes são para "caçar massa aos ignorantes"? (mal estávamos se a ignorância estivesse assim relacionada com a carteira)
    Não confia noutro relógio para ver as horas que não um Patek Philippe?



    Colocado por: Anonimo06082021
    aqui vê-se logo o quanto ficou incomodado com os meus comentários sobre o seu sistema.

    mas pode sempre relatar o que tem e como foi feito....quase de certeza que volto acertar.


    Não fiquei incomodado com os comentários sobre o sistema, mas com a sua prepotência, mas não ligue, isso é uma coisa minha, não gosto de agressividade, prepotência e preconceito.

    O que tenho? Radiadores que presumo serem de aluminio, pendurados na parede com os tubos a sairem da parede, é o que vejo e o que sei; como foi feito não faço ideia, não vi e mesmo que visse pouco adiantaria.
    •  
      aacc
    • 1 abril 2017

     # 68

    Meus caros, não se amesquinhem. Paleio é para a praia.
    Todos nós temos razão.
  8.  # 69

    Condutas bem isoladas a encaminhar o ar quente para as divisoes. Instalei pre nas wc e corredor de acesso aos quartos, porque estava com receio que nao chegasse, mas estao desligados. Em relaçao à lenha, pago 40€ o m3 de mistura (carvalho, eucalipto, australia, excepto pinho).
    O isolamento como já foi referido é um dos pontos principais a ter em conta mesmo antes de pensar no sistema de aquecimento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  9.  # 70

    Colocado por: sergio_pintas
    Ainda por cima com mão de obra a custo zero, ou por troca dumas minis :)


    Mesmo assim, não acho que o sistema tenha ficado barato... Mas do que já vi por aí, posso dizer que o isolamento já com cerca de 6 anos, está impecável.
  10.  # 71

    nandogonca no seu projeto inicial tinha uma pérgula, mas na sua construção não vi ...
    Chegou a fazer ?
  11.  # 72

    Colocado por: zinnanandogonca no seu projeto inicial tinha uma pérgula, mas na sua construção não vi ...
    Chegou a fazer ?


    Ainda não a fiz. A ideia ainda não saiu da cabeça. Tenho que sombrear aquela fachada que é castigada com o calor de verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  12.  # 73

    Colocado por: nandogoncaPosso dar o meu testemunho depois de 4 anos na casa. Casa isolada, rasteira com quase 200m2, unica fonte de aquecimento é um recuperador a lenha ventilado, que apenas necessito queimar 5 a 6 cavacas por dia para manter a casa entre 20° e 22°. Casa situada no concelho de Tondela, em que é nornal no inverno ter tempersturas negatuvas durante a noite e por alguns dias. Gasto em media 4m3 de lenha por ano, o que totaliza 160€, que gasto para passar o inverno. Este ano apenas gastei 3m3, mas tambem tem sido um inverno atípico.
  13.  # 74

    Muito obrigado sr Nando pelo que me apercebi tem condutas de ar ligado aos compartimentos. O que no meu caso ja nao sera possível. Terá de ser mesmo com radiadores nao sei se a rentabidade e custos serao semelhantes. E ja agora como faz para aquecer as aguas?
  14.  # 75

    Colocado por: PJGS
  15.  # 76

    Colocado por: PJGSMuito obrigado sr Nando pelo que me apercebi tem condutas de ar ligado aos compartimentos. O que no meu caso ja nao sera possível. Terá de ser mesmo com radiadores nao sei se a rentabidade e custos serao semelhantes. E ja agora como faz para aquecer as aguas?
  16.  # 77

    Colocado por: PJGSMuito obrigado sr Nando pelo que me apercebi tem condutas de ar ligado aos compartimentos. O que no meu caso ja nao sera possível. Terá de ser mesmo com radiadores nao sei se a rentabidade e custos serao semelhantes. E ja agora como faz para aquecer as aguas?

    Se tiver sótão ou cave será sempre possível. Esqueci-me de dizer que instalei pré instalação de ac em todos compartimentos... Estão escondidos e até hoje também não foi necessário, talvez daqui a uns anos quando me cansar de acartar lenha para o recuperador.
    As aqs aqueço-as com painel solar. O apoio é um esquentador que me tem gasto uma botija de 20€ a cada 20 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PJGS
  17.  # 78

    Cada vez fico mais confuso. Nao sei mesmo que solução hei de tomar.
  18.  # 79

    Colocado por: PJGSCada vez fico mais confuso. Nao sei mesmo que solução hei de tomar.

    Escolha uma opcao da forma como vivera a casa. Por exemplo o sistema que tenho em casa, nao é autonomo e é sempre necessario a intervenção humana para ter a casa quente. Se o seu estilo de vida não permitir ter essa constante interação com a casa, não será um bom sistema para si.
  19.  # 80

    A minha primeira ideia era recuperador a lenha para aquecimento e aqs com apoio de paineis solares. Mas em conversa com algumas pessoas dizeram me que ficaria tao caro como pellets ou bomba de calor com o contra de ter de estar constantemente a colocar lenha.como tenho de comprar lenha fiquei indeciso. Embora o meu trabalho é em casa e tenho disponibilidade de acender o recuperador à hora que entender.mas claro tenho que pensar no futuro e saber que com a idade é custoso andar a arrumar lenha recolher para levar para o recuperador....
 
0.0307 seg. NEW