Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Preciso de uma ajuda/conselho.
    Comprei casa recentemente, acabada de construir, mas infelizmente o telhado em telha margot sem placa de teto apoiado em vigas e vigoras, e na placa tem 4+4 cm de roofmate. Jogo que a casa é fria e gostava de saber se posso aplicar isolamento apoiado pelo r baixo das vigotas sem levantar telha? Não querendo gastar muito. Obrigado
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 2

    Olá, poder pode, mas se quer a melhor opção para o seu caso tente tirar uma foto do local e dar mais pormenores do tipo de construção do telhado e laje adjacente, se o sótão é usado ou não, etc digo isto porque com 8cm de roofmate não me parece que acrescentar mais vá melhorar muito, a solução pode passar por outro tipo de isolamento ou correção de algo que não está bem montado ou alguma falha, mencione também a região para entendermos o tipo de clima.
    Concordam com este comentário: AMCP
  2.  # 3

    Colocado por: JOELFCSILVAJogo que a casa é fria
    Uma casa não "é fria", nem "é quente".
    Pode é ter pouco isolamento térmico...
    ... e, também pode ter POUCO AQUECIMENTO.

    Que tipo de aquecimento(s) tem na sua casa ?
  3.  # 4

    A casa ainda não tem nenhum tipo de aquecimento, tirando a lareira com recuperador. Ainda não sei o comportamento térmico da casa.
    Achei foi estranho a casa não ter placa de teto, o que faz ter mt ventania. Amanhã porei umas fotos para poderem verificar e me poderem dar algum comentário
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 26 março 2017

     # 5

    Colocado por: JOELFCSILVAA casa ainda não tem nenhum tipo de aquecimento, tirando a lareira com recuperador. Ainda não sei o comportamento térmico da casa.
    Achei foi estranho a casa não ter placa de teto, o que faz ter mt ventania. Amanhã porei umas fotos para poderem verificar e me poderem dar algum comentário
    Concordam com este comentário:TZW

    Faça isso, se calhar resolve o problema principal com umas latas de espuma poliuretano a tapar as frinchas entre as placas e paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JOELFCSILVA
  4.  # 6

    Colocado por: JOELFCSILVAAchei foi estranho a casa não ter placa de teto, o que faz ter mt ventania.

    Colocado por: JOELFCSILVAe na placa tem 4+4 cm de roofmate.

    A ver se nos entendemos...
    A "placa" que tem roofmate é a do chão do sótão? E a "placa do tecto" a que se refere é do tecto do sótão ?

    Colocado por: JOELFCSILVAA casa ainda não tem nenhum tipo de aquecimento, tirando a lareira com recuperador.
    Uma lareira pode ter rendimento térmico negativo.
    Para compensar o fumo que sai pela chaminé, tem de entrar ar de algum lado. Normalmente, quando a lareira está a trabalhar, entra ar (vindo do exterior) por outras vias - janelas, portas, chaminé da cozinha,....
    E a casa até pode ficar mais fria do que estava antes, excepto mesmo em frente da lareira (por convecção + radiação).

    Como é que você quer que a casa seja quente se não tem uma fonte de calor decente ??

    Leia o tópico sobre a construção no Reino Unido, em que eles utilizam isolamento térmico com fartura, mas que mantêm os aquecedores ligados 24horas/dia! (aqui: https://forumdacasa.com/discussion/48492/4/construcao-no-reino-unido-passo-a-passo/#Comment_1049054 )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JOELFCSILVA
  5.  # 7

    Conforme tinha indicado, estas são as fotos do sótão, para poderem verificar a que me refiro, nos meus comentários.
    Obrigado
      IMG_1260.JPG
      IMG_1261.JPG
      IMG_1259.JPG
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 8

    Com o acesso ao sótão fechado consegue sentir corrente de ar no piso de habitação?
  6.  # 9

    O que tem por debaixo desse isolamento térmico?, é uma laje ou é tecto falso?

    NOTA. O isolamento termico es´ta no sitio correcto. pode é ser insuficiente.
  7.  # 10

    Colocado por: TZWCom o acesso ao sótão fechado consegue sentir corrente de ar no piso de habitação?


    Não sinto corrente de ar.
  8.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasO que tem por debaixo desse isolamento térmico?, é uma laje ou é tecto falso?

    NOTA. O isolamento termico es´ta no sitio correcto. pode é ser insuficiente.

    Basicamente está pousado na placa. Depois da placa tenho tetos falsos, com cerca de 25/30 cm
  9.  # 12

    Então deixe estar a telha vã da cobertura que está muito bem, não é pelos tectos que perderá calor.
    Sabe qual a espessura desse isolamento térrmico? Deverá ter mais de 60mm.
    • TZW
    • 27 março 2017

     # 13

    Então dê uma esquentadela na casa e depois de ela aquecer ar e paredes veja se realmente perde assim tanto calor, os materiais isolantes não aquecem, apenas mantem/preservam o calor, assim como não deixam que entre, mesmo que esteja um dia de sol, a casa não vai ter muita tendência para aquecer repentinamente.
  10.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasEntão deixe estar a telha vã da cobertura que está muito bem, não é pelos tectos que perderá calor.
    Sabe qual a espessura desse isolamento térrmico? Deverá ter mais de 60mm.


    Tem 2 placas de 4cm, por isso 80mm.
  11.  # 15

    Colocado por: TZWEntão dê uma esquentadela na casa e depois de ela aquecer ar e paredes veja se realmente perde assim tanto calor, os materiais isolantes não aquecem, apenas mantem/preservam o calor, assim como não deixam que entre, mesmo que esteja um dia de sol, a casa não vai ter muita tendência para aquecer repentinamente.


    Por isso é que referi que ainda não fiz um "teste drive" a casa. Achei estranho estar da maneira que está.... se calhar estou a sofrer por antecipação, ou não. Mas obrigado pelos comentários
    Concordam com este comentário: TZW
  12.  # 16

    Colocado por: JOELFCSILVA

    Por isso é que referi que ainda não fiz um "teste drive" a casa. Achei estranho estar da maneira que está.... se calhar estou a sofrer por antecipação, ou não. Mas obrigado pelos comentários


    Já que foi la acima, revista em pelo menos meio metro esses pilares
  13.  # 17

    Para evitar estar a começar outro tópico, vou aproveitar este.

    Pus recuperador de calor este ano em casa (a lenha) e os respectivos radiadores.

    Ora finalmente tenho tido oportunidade de testar o bi'cho.

    Tenho a temperatura na caldeira a uns 60º para conseguir ter a casa a uns 17-18º. Até ai não me parece haver grande espiga.

    A minha questão é que o piso de cima não aquece tão bem como o piso de baixo. Os radiadores lá de cima estão a funcionar bem, pelo que chego à conclusão que o piso de cima está a deixar escapar o calor por algum lado.

    O que me fez lembrar que no relatório do Cerificado energético, havia a menção de que o telhado não tinha isolamento.

    Ora bem, faz sentido (o piso superior ser mais frio, digo.)

    Posto isso, como faço para isolar um telhado no qual não tenho acesso interior a ele? Não há sotão nem nada, a única forma de ir lá acima é mesmo com escada e upa upa.

    E já agora, queria evitar de isolar pelo interior, pois não quero andar a meter teto falso e a perder altura nos compartimentos.
  14.  # 18

    Retira as telhas , e coloca lã de rocha na parte superior como esta nas imagens atras, volta a recolocar as telhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  15.  # 19

    Deixa lá ver se percebi.

    Tenho de levantar telhas até conseguir entrar lá e espalhar lã rocha pelo chão do telhado conforme as fotos acima.
    É isso?

    Elas são só pousadas? Ou têm de ser fixadas com algo?

    E já agora, qual o melhor local para levantar as telhas? Numa ponta, ou mais ao centro?
  16.  # 20

    Btw, é tipo isto que tenho de por?

    http://www.majodir.com/index.php?id=00601326%23&idp=419&tbl=registos

    Qual a diferença entre lã rocha e lã mineral?
 
0.0221 seg. NEW