Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Estou numa moradia em banda com 2 pisos virada a sul.
    Pretendia investir num novo sistema de AQS. Conjugado com isso pretendia tb aproveitar o investimento e utilizava tb o mesmo sistema para Aquecimento Central.
    A casa neste momento tem todas as tubagens do Aquecimento Central faltando apenas os radiadores em cada divisao.
    Tinha pensado em aplicar paineis solares (colectores) ligados a um deposito de 300l. Agora a minha duvida é se consigo com este sistema e com estes colectores também fazer o aquecimento central (duplas serpentina?). Isto apesar de serem 2 circuitos independentes.
    O backup em caso de falha seria sempre uma resistencia eléctrica (para ambos os sistemas).
    Agora a minha duvida é se é possivel implementar um sistema deste tipo e com o nosso clima no inverno se sera viavel ter paineis solares a fazer o aquecimento central + AQS.
    Alguem que tenha o mesmo sistema (ou idieas alternativas) ?
  2.  # 2

    Colocado por: GytstduaAgora a minha duvida é se é possivel implementar um sistema deste tipo e com o nosso clima no inverno se sera viavel ter paineis solares a fazer o aquecimento central + AQS.
    com radiadores é praticamente impossível ter aquecimento útil.
  3.  # 3

    Mais alguma opinião ? Alguma experiência q tenham tido nesta solução?
    • VCAC
    • 29 março 2017 editado

     # 4

    Colocado por: GytstduaBoas


    Tinha pensado em aplicar paineis solares (colectores) ligados a um deposito de 300l.

    com este sistema e com estes colectores também fazer o aquecimento central


    Eu diria mesmo.... Impossivel !!
    Um sistema solar térmico com um depósito de 300l tem por norma associados apenas 2 painéis... É muito pouco para aquecimento central...

    Gytsdua, é melhor pensar ao contrário. Pense primeiro num sistema para o aquecimento central que possa utilizar também como apoio às AQS, pois mesmo para as AQS o sistema solar vai precisar de apoio.
 
0.0105 seg. NEW