Iniciar sessão ou registar-se
    • rve
    • 28 março 2017

     # 1

    Olá a todos,
    Estamos a recuperar uma casa de pedra numa aldeia perto de Viseu, área total de cerca 80m2, paredes de granito de 70 cm, assente sobre uma laje de granito.
    Um dos pontos importante é que aquela zona é gelada pelo que o tema aquecimento é de extrema importância. A casa tem exposição solar o dia todo.

    Os 80m2 dividem-se aproximadamente em:
    1) sala/cozinha de 39,73 m2
    2) hall 10,92 m2
    3) quarto 11 m2 e
    4) wc 5,46 m2.
    Por cima do quarto e wc está montada uma mezzanine em madeira sendo que o quarto e o wc têm 2,20m de altura.

    As paredes interiores da casa vão ser revestidas de pladur com isolamento de lã de rocha.
    O chão em principio será flutuante.
    Para aquecimento interior e de águas, uma hipóteses é Caldeira a peletes (ou mista peletes/lenha), termo-acumulador e radiadores na sala, quarto, mezzanine e toalheiros aquecidos no WC.
    Outro cenário possível será chão radiante hidráulico.
    Quanto ao chão radiante, referiram-nos que é recomendado fazer uma caixa de ar (?!) com cerca de 20 cm. Não temos hipótese de baixar dado que por baixo temos uma laje.
    Qual a altura mínima para instalação das diversas camadas necessárias ao chão radiante?
    Esta questão é importante dado que no quarto de circulo de abertura da porta da sala, só temos 8 cm entre o chão (ainda em cimento) e a parte de baixo da porta. Como poderia ser resolvido sem criar "um degrau" na sala?

    O objectivo é instalar uma solução que permita, de uma forma faseada, no futuro ter também painéis solares e eventualmente também as baterias para acumulação de energia e no limite tornar a casa autónoma.
    Qual o cenário recomendado para o aquecimento de águas e ambiente? Quais as marcas?

    Muito obrigado,
    • rve
    • 28 março 2017

     # 2

    Boa noite,

    Alguém pode ajudar?

    Obrigado.
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 3

    10 cms para piso radiante com acabamento em cerâmica.
    • rve
    • 28 março 2017

     # 4

    10 cms para piso radiante com acabamento em cerâmica.

    Agradeço a informação.
    Perante a descrição da casa, qual o sistema de aquecimento de aguas e ambiente que utilizaria?
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 5

    A minha é semelhante e optei por piso radiante, quanto ao sistema de aquecimento depende do que lhe é mais favorável ou possível no local? Tem lenha gratuita? Há rede de gás natural na rua? Exposição solar da casa? Espaço para albergar equipamentos? Gosta de sistemas limpos ou rachar lenha é o seu desporto favorito? Pretende sistemas entre 1500-2000euros ou sistemas 4000-6000euros? A casa é para habitação permanente ou ocasional? É para o próprio ou para alugar/vender?
    • rve
    • 28 março 2017

     # 6

    Lenha gratuita sim, não há gás natural, frente da casa virada a Este, tenho espaço para equipamentos, prefiro um sistema limpo mas a opção de poder economizar com utilização de lenha também pode ser interessante de avaliar, pretendo ter a noção dos sistemas de ambos os preços para avaliar pros/contras, habitação ocasional e para mim.
    • TZW
    • 28 março 2017

     # 7

    Se é ocasional o uso, o piso radiante não será uma boa escolha mas por outro lado se decidir habitar permanente ou vender nunca mais o podem colocar sem rebentar o chão, uma caldeira a lenha hidro com uns radiadores (talvez em ferro fundido), apoiado por esquentador e um soalho em madeira maciça. Acho que poderá ser uma solução top para o seu caso.
 
0.0094 seg. NEW