Iniciar sessão ou registar-se
    • A123
    • 18 fevereiro 2008 editado

     # 1

    Boa noite a todos!

    Iniciei esta discussão, porque gostava de saber qual as dimensoes medias das divisões de modo a se tornarem atractivas e principalmente funcionais. nao queria construir uma casa muito grande:
    - 1 suite (de preferencia com o quarto maior da casa e uma casa de banho sem banheira generosa)
    - quarto de vestir com espaço para colocar um banco no corredor central! Atençao que nao é roupeiro!
    - 2 quartos
    - casa banho com banheira comum
    - cozinha com ilha
    - sala de jantar e estar contiguas apenas separados por lareira
    - escritório/bibliteca/saleta uma especie de 3 em 1 de modo a nao ter que fazerr um novo quarto poder aproveitar este com portas de correr para alojar visitas
    - quarto de banho apoio com chuveiro

    E pronto! A modos que é isto! Além me sabe dizer assim por alto para que tamanho aponto para cada uma das divisoes. Gosto de espaçõs amplos e onde não tenha a sensação de estar tudo apertado!
    Obrigado
    • FLR
    • 18 fevereiro 2008

     # 2

    A sensação que quer conseguir não depende só da área. Tem também a ver com a proporção (um compartimento de 6 metros por 2 é muito diferente de um de 3 por 4, e ambos têm 12 m2); com a quantidade de luz natural e o tipo de vista (mais vidro, mais amplo, e vice-versa), com a cor das paredes e o tecto, e até com o tipo de mobília.

    De qualquer forma, um "standard", sem exageros, seria: suite 18-20, mais 5m2 casa de banho; quarto de vestir, 5m2; quartos 14 m2; cozinha 15m2; sala comum 40m2; escritório 12 m2, wc apoio 3m2.

    A isto somam-se espessuras de paredes, halls, circulação (ou não, se a casa for menos compartimentada e mais "open-space"). No total, imagine uma casa aí com uns 170-200 m2.
  1.  # 3

    Olá

    Alguma razão para o quarto da suite ser maior que os outros? Normalmente nas "suites", existe a tal "sala de vestir", o que faz com que o quarto leve uma cama e algum móvel... Acho que ficará muito espaço livre, mas é apenas a minha opinião :)

    No meu caso, o quarto da "suite" tem uns 18 a 19 m2,(+ sala de vestir + casa de banho à parte) enquanto os outros 2 quartos, têm 20 m2. São quartos que considero grandes, mas serão para usar como quartos e salas de estudo/brincadeira.

    Quanto à cozinha com ilha, também optei por isso. Tive em algumas exposições de cozinhas onde vi diferentes exemplos... Carece de uma boa área, pois aumenta imenso o espaço de circulação. A minha tem 27 m2 !!

    Coisas da Casa
    • A123
    • 19 fevereiro 2008

     # 4

    sim realmente, pretendo a uma suite maior que os restantes porque o objectivo é ter uma pequena zona de leitura com sofas dentro do quarto.
    FLR: 5 m2 pra quarto de vestir não será pouco? Estava a pensar para uns 12 m2 de modo a poder ter corredor central com banco corrido, será muito grande?
    A cozinha tambe´m estou a pensar nessas medidas +- 27m2, mas não serão 40m2 para 2 salas (estar e jantar contiguas mas separadas visualmente) muito pouco?
    Obrigado
  2.  # 5

    Olá

    Xana, depende... :)

    o meu quarto de vestir tem 10m2...

    A minha sala tem 64 m2, pretendo integrar zona de jantar e zona de estar, separados por um pequeno canteiro...

    Quanto à zona de ler, vai ficar na sala de estar para poder apreciar o pôr do sol... :)

    Coisas da Casa
  3.  # 6

    Boas!!

    Eu ainda ando na fase de desenho, mas já tenho como certo que nenhuma parede de quarto tem menos de 4,5m,(quer em termos de largura quer em termos de comprimento) pois temos de ter em conta que uma cama de casal e duas mesinhas de cabeceira, levam ao todo 2,5m a 3 m (depende da mobilia), dessa parede. Como pessoalmente não gosto de espaços pequenos, foi uma imposição que pûs, senão para mais pequeno, compro um apartamento!!! :)
    •  
      FD
    • 20 fevereiro 2008

     # 7

    Não se esqueçam do IMI a pagar depois anualmente, que é directamente proporcional ao tamanho da casa... ;)

    Um familiar meu paga quase 2.000€/ano...
  4.  # 8

    Desculpem, enganei-me e coquei aqui o outro post... Não consigo apagar!

    Já há algum tempo que ando para colocar aqui as minhas plantas; Podiam dar-me as vossas opiniões?! Não queira sala de jantar separada da cozinha-, Preferia um ambiente onde quem está na sala, refeições e cozinha possa conviver permanentemente; No entanto coloquei uma porta divisória caso se queira ter alguma privacidade; Por favor opinem!
    http://img25.imageshack.us/img25/2118/rch1.tif
    http://img31.imageshack.us/img31/9693/1andar2.tif

    Obrigada a Todos
 
0.0121 seg. NEW