Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    como fazer a iluminaçao numa cozinha com ilha ?
  2.  # 2

    a minha opinião - luz indirecta para o tecto em todo o compartimento, e foco na ilha como noutros pontos de mais uso e trabalho.
  3.  # 3

    desculpe a minha ignorancia mas o que chama de luz indirecta ?
  4.  # 4

    luz indirecta é aquela que é dispersa logo de inicio, dispersa em algo fisico como paredes tectos etc, ou seja é apontada para esses sitios e eles dispersam a mesma luz, tornando-a homogenea por todo espaço.
    pode ver isso por exemplo em sancas em tectos falso
    • snob
    • 25 abril 2023 editado

     # 5

    H8Yl6VS.md.jpg
    https://freeimage.host/' >private image hosting


    Resgatando este tópico.
    Pedia umas dicas para iluminar a minha cozinha. O meu Arquiteto / Desenhador é para esquecer.

    Fiz este desenho para tentar ter uma noção da iluminação (mas não estou convencido da coisa):
    vermelho - Focos GU10
    verde - Suspensão
    rosa - LEDS sob armários cozinha

    O requisito é que a cozinha fique bem iluminada. A ilha será um aparador e mesa de apoio na confecção de refeições.

    Agradeço antecipadamente a quem me puder ajudar.
  5.  # 6

    Está como eu.
    O arquitecto nem um esboço básico de iluminação fez.
    A minha única solução foi contratar uma pessoa para o fazer, tal como tudo o resto que ficou por desenhar no projecto.

    Mas há males que vêm por bem…
    • snob
    • 25 abril 2023

     # 7

    Pois, no meu caso considero que tive direito ao que paguei, por ser uma moradia em banda, optei por investir pouco em projeto.
    Se fosse hoje teria procurado alguém que me acompanhasse q.b. durante todo o processo de construção.
    Enfim, só mais tarde percebemos a falta de um arquiteto profissional para apoiar o DO.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  6.  # 8

    Já o meu arquiteto fartou-se de desenhar. Desenhou tanto que se seguisse a sua opinião os meus tetos ficariam todos furados tal foi a quantidade de focos. Nisso não me posso queixar. Ele desenha tudo o que lhe peço. Móveis, portões, tudo... Por acaso é mesmo impecável. Mas no que respeita a iluminação não gostei. O teto da sala estava cheio de focos por todo o lado.
    •  
      marco1
    • 25 abril 2023 editado

     # 9

    Colocado por: pguilhermeEstá como eu.
    O arquitecto nem um esboço básico de iluminação fez.
    A minha única solução foi contratar uma pessoa para o fazer, tal como tudo o resto que ficou por desenhar no projecto.

    Mas há males que vêm por bem…
    Concordam com este comentário:snob

    mentira, até lhe desenhou o pormenor na escada para por o led , o projeto de eletricidade teve a sua coordenação e o estudo luminotecnico esteve sempre na calha do processo para ser adjudicado a empresa externa.
    de resto a arquitetura tão desenvolvida que foi é quase como que uma facilidade iluminar a sua casa.
    é triste pois o projeto foi todo ele apresentado/ desenhado como se fosse um desenho de pormenor á escala 1/20 não posso deixar passar estas coisas tanto mais que facilmente com este seu comentário está-me a chamar á coação e a identificar.
    Diga tambem porque exatamente eu neste momento não estou a fazer o acompanhamento da obra/ projeto.
    Diga tambem que se não sabe interpretar o projeto eu nunca me escusei de prestar esclarecimentos sobre o mesmo e para alem do facto da rescisão da sua parte o que ainda acabei por fazer.
    o grande mal é por vezes para o outro lado, não só os arquitetos e engenheiros que são uns "santos"
    por isso tenha cuidado com o que por aqui vem dizer, e mais ainda por algo que já aqui referiu, o seu MQT só foi possivel estar tão cuidado porque teve um projeto de execução correspondente, o medidor orçamentista não andou a inventar as soluções.
  7.  # 10

    Isso não sao demasiados pontos de luz?
    Eu recebi um orçamento com 4 pontos de luz no teto da cozinha e 2 pontos por cima da ilha e achei exagero…
    A minha atual cozinha tem um foco de 18w e chega :)
    • snob
    • 25 abril 2023

     # 11

    loparte

    Pois, poderão ser focos a mais. Mas a mulher insiste que quer a cozinha bem iluminada.

    E das pesquisas que tenho feito pela net, encontro cozinhas com muitos focos, como por exemplo esta.
  8.  # 12

    Colocado por: snobloparte

    Pois, poderão ser focos a mais. Mas a mulher insiste que quer a cozinha bem iluminada.

    E das pesquisas que tenho feito pela net, encontro cozinhas com muitos focos, como por exemplo esta.

    Casa dos sobreiros…
    Pois eu ate reconheço que uma boa iluminação acrescenta valor a uma casa, mas também acrescenta à fatura da eletricidade.
    Concordam com este comentário: snob
    • snob
    • 25 abril 2023 editado

     # 13

    COZINHA-novo" alt="cv" />

    Se calhar vai ser mais isto. Os focos vermelhos são dos pequenos com lampadas GU10.
    E coloco somente 1 suspensão - verde.

    Depois ainda vou ouvir a opinião do meu eletricista.
    Em relação à fatura da luz, a ideia é fazer dois circuitos, provavelmente na maior parte do tempo só estarão ligados metade dos focos.
    Mas posso estar a ver mal o filme...
  9.  # 14

    Colocado por: marco1mentira, até lhe desenhou o pormenor na escada para por o led

    Deve estar a confundir.
    O meu projecto de arquitectura não tem tal pormenor. Mas mais importante, como disse anteriormente, não tem nenhum plano de iluminação. E não é por ter sido desenhado a 1/20 que isto deixa de ser verdade.

    O projecto de electricidade tem uns focos genéricos contudo:


    Mas posso estar equivocado e, se assim for, certamente o autor prestará esclarecimentos sobre o tema.

    Colocado por: marco1de resto a arquitetura tão desenvolvida que foi é quase como que uma facilidade iluminar a sua casa.

    A arquitectura é tão boa que qualquer iluminação serve, é isso?

    Colocado por: DR1982mas também acrescenta à fatura da eletricidade.

    Com leds, será significativo o aumento do consumo?
    E se tiver uma iluminação bem distribuída, não precisa de ter tudo no máximo, o que ajuda a poupar.
    Na ilha, faz sentido ter iluminação de trabalho por exemplo, mas tb só usa quando está a cozinhar e não necessariamente para fazer ambiente.
  10.  # 15

    Colocado por: pguilhermeCom leds, será significativo o aumento do consumo?
    E se tiver uma iluminação bem distribuída, não precisa de ter tudo no máximo, o que ajuda a poupar.
    Na ilha, faz sentido ter iluminação de trabalho por exemplo, mas tb só usa quando está a cozinhar e não necessariamente para fazer ambiente.
    confesso que ainda nao pensei muito sobre isso, aliás pensei e cheguei à conclusão que tenho de contratar esse serviço, colocação de pontos de luz e tomadas, senão vai ser mais uma dor de cabeça…

    Com leds poderá Gastar menos, mas muitos…
  11.  # 16

    Colocado por: DR1982Com leds poderá Gastar menos, mas muitos…

    Eu tinha focos de halogéneo de 35 e 50W.

    Mais tarde passei para leds de 7W, muito potentes, com imensos lumens. Todos reguláveis em intensidade. Na sala, para além da intensidade são reguláveis tb na temperatura (uso com 4000 K durante o dia e 3200 K quando o sol se põe).

    Depois fui trocando por uns mais recentes, e agora a maioria são 3.5W (metade da potência) e praticamente os mesmos lumens. A troca está a ser gradual e não se nota diferença entre lâmpadas.

    Tb é de referir que é raro estarem no máximo. Aliás, só estão durante o dia, para eliminar sombras durante as refeições.

    Não medi, mas creio que é provável que cada um tenha um consumo médio inferior a 2W.
    A 14cents por kw/h, com 10€ por mês dá para ter quase 50 destes acessos 24h/dia. E como a utilização efectiva é muito inferior, acho que se torna irrelevante.
    •  
      marco1
    • 25 abril 2023 editado

     # 17

    Paulo quer entrar em publico nesse ping pong em publico?
    veja lá bem os cortes 4 e 13
    tem a certeza que não foi combinado que o projeto de eletricidade por sinal bem visto por si, que a questão dos pontos de luz seriam trabalhados com o técnico do estudo luminotécnico? tem a certeza que não alinhavamos certas premissas da iluminação?
    e sobretudo lembre-se das nossas constantes conversas sobre o tema.
    de resto como já disse voce rescindiu comigo desligou-me o telefone na cara, pagou o que tem na mão e está á espera de quê?
      degrau 2.jpg
      degrau 1.jpg
  12.  # 18

    Colocado por: marco1os pontos de luz seriam trabalhados com o técnico do estudo luminotécnico

    Mas isso implica que o arquitecto não preconizasse nenhum tipo de iluminação?
    Até o projecto de design de interiores tinha sugestões sobre este tema.

    Curioso que, se existe alguma representação de um detalhe de iluminação, este não figura em nenhum dos MQTs dos diferentes orçamentistas, nem foi coordenado com o projecto de electricidade, pois não há interruptores, pontos de luz, nem solução para passar tubagem.

    Ainda assim, a minha mensagem original mantem-se:

    O arquitecto nem um esboço básico de iluminação fez.


    Colocado por: marco1pagou o que tem na mão e está á espera de quê?

    Infelizmente, o que tenho na mão não está completo, nem na iluminação nem em outros tópicos.

    Mas nesta altura não espero nada. A falha de discernimento foi minha e, precisamente por assumi-la, passei para outra.
    Esclarecimentos que não tive em privado, não espero tê-los em público.
 
0.0229 seg. NEW