Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Como estreante e completamente desconhecedora da matéria, venho pedir a vossa ajuda na seguinte situação:

    - Estamos a construir uma moradia e em alguns dos pilares do res do chão (a moradia tem também cave) apareceram algumas rachas horizontais nos topos dos mesmos, um pouco abaixo da ligação à laje de cima, que no pilar da foto em anexo, parece ser o que está pior, pois a fissura circunda todo o pilar.

    - O empreiteiro diz-nos que por vezes isto sucede e propõe-nos aplicar uma argamassa de reparação.
    - Será esta situação normal? E não sendo, qual a vossa opinião em como reparar?

    Agradeço desde já a ajuda que possam prestar.
    Ana Vidigal
      Pilar.png
  2.  # 2

    Marque uma reunião em obra consigo , empreiteiro e o seu engenheiro, e o que ficar definido escreva no livro de obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.vidigal
  3.  # 3

    Essas fissuras de certeza que já existiam antes de betonar a viga.

    O problema aí foi a vibração aquando da betonagem do próprio pilar, o betão desce um pouco no processo de cura e o atrito com os painéis de cofragem faz com que no topo o betão fique agarrado e não desça juntamente com o resto do pilar.

    Se essa é a última laje eu não me preocupava muito, mas pode testar com um martelo para saber se isso bate a oco, em caso afirmativo será melhor reparar com uma argamassa apropriada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.vidigal
  4.  # 4

    Cheira-me a assentamentos da estrutura, mas dada a gravidade da situação gostava de ouvir os engenheiros do fórum.

    Colocado por: ana.vidigal- O empreiteiro diz-nos que por vezes isto sucede e propõe-nos aplicar uma argamassa de reparação.

    Sem saber a causa não permita qualquer intervenção. Exija uma reunião entre o autor da estrutura, o Diretor técnico e o Diretor de fiscalização. Exija um relatório assinado por todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana.vidigal
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaCheira-me a assentamentos da estrutura, mas dada a gravidade da situação gostava de ouvir os engenheiros do fórum.


    Sem saber a causa não permita qualquer intervenção. Exija uma reunião entre o autor da estrutura, o Diretor técnico e o Diretor de fiscalização. Exija um relatório assinado por todos.


    zedasilva, pela foto não me parece que aquela fissura tenha acontecido depois da betonagem da laje, mas posso estar enganado. Estou a ver no ecrã do telemóvel...
  6.  # 6

    Reparei agora que a patologia é nos pilares do rés do chão e abaixo disto ainda existe uma cave. Talvez esteja com sorte e não seja assentamentos
  7.  # 7

    ghost12
    É capaz de ter razão, pela imagem podemos ver que o betão teve demasiadas bolhas de ar, talvez excesso de vibração.
    Se ele não foi todo betonado de uma vez, é bem provável que tenha acontecido o que relata.
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaghost12
    É capaz de ter razão, pela imagem podemos ver que o betão teve demasiadas bolhas de ar, talvez excesso de vibração.
    Se ele não foi todo betonado de uma vez, é bem provável que tenha acontecido o que relata.



    Por ser betonado todo de uma vez é que acontece mais facilmente! :)

    Acontece mais quando os painéis não levam descofrante ou já são muito velhos.
  9.  # 9

    Colocado por: ghost12Por ser betonado todo de uma vez é que acontece mais facilmente! :)

    O topo cria vácuo?
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    O topo cria vácuo?


    Talvez um pouco isso também, mas acho que deve principalmente ao atrito do betão com os painéis de cofragem, no topo a pressão do betão já não é suficiente para o fazer descer juntamente com o restante, tanto no processo de vibração como no processo de cura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  11.  # 11

    Ou seja, com um bocado de sorte temos aquela zona completamente "desligada" do resto do betão do pilar?
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilvaOu seja, com um bocado de sorte temos aquela zona completamente "desligada" do resto do betão do pilar?


    Acredito que aquilo seja superficial (junto à cofragem) mas é melhor alguém avaliar a situação...
  13.  # 13

    Obrigado a todos pelas ideias e opiniões,
    Posso acrescentar que este pilar (foto) está assente em cima do muro de betão armado da cave e que o empreiteiro diz que isto pode ter acontecido na secagem do betão. Em outros pilares no mesmo piso também aparecem rachas nos topos, mas não tão acentuado como neste da foto, o qual parece circundar todo o pilar. Acima destes pilares tem uma lage de betao armado e depois uma laje alijeirada da cobertura. A betonagem e vibração foram feitos na mesma altura e os paneis tinham desconfrante.
    Onde a fenda é maior, é possivel introduzir-se uma ponta de arame cerca de 2cm.
    Os nossos maiores receios são em termos futuros, como se irá comportar a resistência destes pilares e se a sua vidal util será reduzida por este facto.
  14.  # 14

    Colocado por: ana.vidigalOnde a fenda é maior, é possivel introduzir-se uma ponta de arame cerca de 2cm.

    Neste pilar em particular, escorar muito bem a zona, picar o betão nessa profundidade de 2 cm e verificar como está o interior do betão.
    Se a fissura for mesmo só até essa profundidade, reparar a zona com argamassa especificas para o efeito
 
0.0163 seg. NEW