Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Malta,

    Estou com dúvidas onde colocar o AR condicionado, conseguem ajudar?

    Não me parece que tenha muitas opções mas... não percebo muito do assunto.

    A porta da rua dá diretamente para a sala e ao lado tem a entrada (sem porta) para o corredor.

    Obrigado!
      sala.png
  2.  # 2

    Por cima da janela.
  3.  # 3

    Colocado por: J.FernandesPor cima da janela.


    Não tem espaço para colocar por cima da janela
  4.  # 4

    EDIT: a porta da rua dá para a rua mesmo? ou para as escadas de um prédio?
  5.  # 5

    Colocado por: ClioIIEDIT: a porta da rua dá para a rua mesmo? ou para as escadas de um prédio?


    É mesmo para a rua... é uma moradia térrea
    • VCAC
    • 3 abril 2017 editado

     # 6

    E por cima daquela entrada sem porta para o corredor? Tem espaço? Maumir, também vai depender muito de como vai dispor o mobiliário no espaço. Já sabe por exemplo onde ficará a zona de estar?
  6.  # 7

    Colocado por: VCACtambém vai depender muito de como vai dispor o mobiliário no espaço.


    na minha sala coloquei por cima do televisor, de verão mantém a televisão fresquinha, no inverno dá para colocar o tinto á temperatura ambiente, eheheh
  7.  # 8

    Colocado por: VCACE por cima daquela entrada sem porta para o corredor? Tem espaço? Maumir, também vai depender muito de como vai dispor o mobiliário no espaço. Já sabe por exemplo onde ficará a zona de estar?


    É possível por cima da entrada do corredor, mas como não vai ter porta, é um espaço aberto, não acaba por perde força? Eu digo isto porque, por exemplo, na casa onde estou agora, se ligo o AC com a porta aberta não se sente nada...


    A ideia da disposição é como está em baixo na imagem
      sala2.png
  8.  # 9

    Acham má ideia colocar por cima do Sofá, na parede paralela à mesa?
    • VCAC
    • 3 abril 2017 editado

     # 10

    Maumir, se colocar nesse local (por cima da entrada para o corredor) vai precisamente estar a insuflar o ar climatizado para "dentro" da sala. Não há que ter receios de perder "força" se o equipamento estiver bem dimensionado, isto é, para as necessidades do espaço no qual está instalado, ou seja se o espaço é a sala e o corredor, deverá dimensionar o equipamento para as necessidades da sala+corredor e não apenas da sala.
  9.  # 11

    Colocado por: VCACMaumir, se colocar nesse local vai precisamente estar a insuflar o ar climatizado para "dentro" da sala. Não há que ter receios de perder "força" se o equipamento estiver bem dimensionado, isto é, para as necessidades do espaço no qual está instalado, ou seja se o espaço é a sala e o corredor, deverá dimensionar o equipamento para as necessidades da sala+corredor e não apenas da sala.


    Muito obrigado pela sua sugestão :) quando diz "dimensionar o equipamento..." refere-se à aquisição de um equipamento de melhor qualidade?
  10.  # 12

    Também, mas referia-me à potência térmica do equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maumir
  11.  # 13

    Colocado por: VCACTambém, mas referia-me à potência térmica do equipamento.


    Obrigado pela ajuda
  12.  # 14

    Aproveito esta discussão para colocar uma dúvida extremamente básica. No caso de um apartamento sem pré-instalação, onde é que os instaladores vão buscar a fonte de alimentação eléctrica? À tomada interior mais próxima do equipamento, via calha técnica? É possível adaptar a fiação de luzes de varanda (não usadas) para proceder à alimentação eléctrica do sistema (funcionado neste caso de fora - da varanda - para dentro)? Ou seja, é possível alimentar as máquinas a partir do exterior do apartamento? A minha preocupação é reduzir ao mínimo a necessidade de calhas técnicas (não pretendo abrir roços, a casa foi comprada nova a estrear), o que já de si é possibilitado pelo facto de os aparelhos internos ficarem sempre encostados a uma parede exterior. Mas e a alimentação?
  13.  # 15

    Colocado por: ItalianoÀ tomada interior mais próxima do equipamento, via calha técnica?


    é a opção mais usual.


    Colocado por: ItalianoÉ possível adaptar a fiação de luzes de varanda (não usadas) para proceder à alimentação eléctrica do sistema (funcionado neste caso de fora - da varanda - para dentro)?


    possivel é, mas não recomendo, uma vez que as luzes não costumam ter fio terra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  14.  # 16

    Colocado por: pauloagsantospossivel é, mas não recomendo, uma vez que as luzes não costumam ter fio terra
    medmo fio de proteção nao deve ser usada pois as máquinas​ absorvem mais corrente que a suportada pela instalação de iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  15.  # 17

    Obrigado a ambos.

    Uma questão adicional. Em ambas as divisões que confluem com uma máquina externa, tenho tomadas à altura do rodapé que não são usadas (estão atrás de móveis, etc). É possível e aconselhável, em vez de uma calha vertical dentro de casa a ligar a tomada à máquina interna, uma calha horizontal que leve a energia para a varanda, para a máquina externa, sendo que seria a partir daí que a máquina interna seria alimentada?
  16.  # 18

    Nalgumas marcas a alimentação é feita a exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  17.  # 19

    Daikin?
  18.  # 20

    Colocado por: ItalianoDaikin?
    por exemplo, mas muitas mais, quase todos os multi splits sao alimentados pelo exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
 
0.0208 seg. NEW