Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    http://www.segurancaonline.com/legislacao/?doc=1&tit=1122&n_tit=1800&cap=1124&n_cap=1159&n1=1145&n_n1=
    leia aqui o n. 8, a) do Art. 112º
    Em vias de evacução pode ser o pictograma na armadura.... Mas outra questão se coloca!!!. Tem vias de evacuação ou caminhos de evacuação?, é que é diferente.
    Ccomo fala de uma unidade indutrial, presumo espaços amplos, portanto providos de caminhos de evacuação dentro do local... ou seja terá de ter as placas fotoluminescentes a indicar os percurosos de evacuação, e estas deverão estar a menos de 2.00m de iluminação de segurança....

    Conforme descrito no ponto 8, b), a UT XII, de qq categoria não está abrangida pela excepção que descrevi acima.... ( na altura estávamos a falar de uma UTIII ou UT VIII)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hugocardosolopes
  2.  # 22

    Pode ser pictograma desde que não impeça a luminosidade do bloco, o que duvido porque o autocolante é opaco e não translúcido.
    Sim, tem caminhos e vias de evacuação. Mas, por exemplo, se houver escadas, o autocolante tem de ter essa indicação e, neste caso, é só a seta para a esquerda ou direita.

    Sim, eu percebi que era outro tipo de UT.
  3.  # 23

    O pictograma fotoluminescente ficará a menos de 2.00m ( em planta) do bloco autónomo, de modo a que este seja estimulado pela iluminação da mesma....
  4.  # 24

    As vias de evacuação têm obrigatoriamente que dar saída no exterior ou corredores que vão dar a átrios e/ou corredores também são considerados vias de evacuação.

    "As vias horizontais de evacuação devem conduzir, directamente ou através de câmaras corta-fogo, a vias verticais de evacuação ou ao exterior do edifício." - É que pela frase que está aqui, não é isso que retiro.
  5.  # 25

    Mas qual é a sua dúvida em concreto?

    Colocado por: hugocardosolopesAs vias de evacuação têm obrigatoriamente que dar saída no exterior ou corredores que vão dar a átrios e/ou corredores também são considerados vias de evacuação.

    "As vias horizontais de evacuação devem conduzir, directamente ou através de câmaras corta-fogo, a vias verticais de evacuação ou ao exterior do edifício." - É que pela frase que está aqui, não é isso que retiro.
  6.  # 26

    A dúvida é que a empresa tem autocolantes em todos os blocos autónomos (e onde existem escadas, a placa não tem indicação de escadas) e tem plano de emergência e medidas de autoprotecção aprovados pela ANPC. Contudo, os autocolantes são opacos e deixam passar muito pouca luz. Pelo meu entendimento, os blocos autónomos devem estar livres e com placa a indicar a saída.

    Acho que a minha dúvida principal será a distinção entre vias e caminhos de evacuação. Já percebi que vias são corredores, átrios, galerias, etc. A minha dúvida é se uma via de evacuação tem obrigatoriamente que dar para o exterior ou para vias verticais que vão dar ao exterior.
  7.  # 27

    Deve fazer o que está recomendado/ preconizado pelo autor das medidas de autoprotecção.

    independentemente do que estiver descrito no supracitado documento. Se acha que os autocolantes estão a prejudicar a eficácia dos Blocos, , é remover e aplicar nas imediações dos mesmo as placas fotoluminescentes com as dimensões e pictogramas adequados.
  8.  # 28

    O autor das medidas de autoprotecção colocou autocolantes nos blocos autónomos sejam eles caminhos de evacuação ou vias de evacuação. Acho é que isto já estava assim e a autora deixou como estava, tendo isto sido aprovado pela ANPC (vale o que vale). Contudo, numa obra mais recente, já optaram por blocos autónomos permanentes e placas fotoluminescentes. Não existe coerência.

    Isso é o que eu pretendo substituir os autocolantes por placas fotoluminescentes mas não depende só de mim, visto que sou apenas um TSHST. Contudo, não concordo com esta questão.
  9.  # 29

    Colocado por: hugocardosolopesO autor das medidas de autoprotecção colocou autocolantes nos blocos autónomos sejam eles caminhos de evacuação ou vias de evacuação

    MAS ISSO NÃO SE DEVE FAZER!!!! Ele escreveu isso nas inconformidades e resolveu aplicar os autocolantes como medida compensatória!!?
    Já questionou/ confrontou o Autor das MAPS com essa questão? Para todos os efeitoso ele é o "responsável" por essa decisão, pois resultou da Auditoria efectuado por este.
  10.  # 30

    Ainda não mas a responsável do departamento ligou ontem e a autora disse que ia verificar essa situação, ou seja, ia ver o que diz no RT. Vou confirmar se escreveram alguma coisa no Plano de Emergência.

    "As instalações da empresa, encontram-se dotadas de blocos autónomos de iluminação de emergência que, garantem um nível luminoso suficiente (não acredito mas tinha de efectuar uma medição) e as saídas estão identificados com sinais próprios de acordo com os modelos normalizados (errado - os autocolantes são opacos)." - isto é o que está escrito no PEI.

    Penso que não faz sentido abrir novo tópico para isto, certo? Podia era ter questionado o autor do tópico se não se importava.
  11.  # 31

    As observações de inconformidades devem estar relatadas não no PEI ( pois este trata de quast~eos relacionadas com a evacuação e modo de actuação em caso de emergencia), mas no separador designado disposições administrativas, do qual poderá estar a lista de inconformidades com o RJ e RT-scie.
    Ou então descritas no Plano de Prevenção, que retrata os meios disponiveis, descreve as instalações e no qual terá tambem o modo de funcionamento e a manutenção a efectuar a todos os dispositivos e equipamentos que o RT-SCIE considera relevantes....
  12.  # 32

    Não tem nada descrito nos campos que mencionou. Vou ter de falar com a autora para esclarecer isto porque acho que nem isto está muito bem feito, apesar de estar favorável condicionado por causa dos simulacros. Obrigado.
  13.  # 33

    E nas plantas de emergência fala em sinal fotoluminescente.
    • wd
    • 11 abril 2017 editado

     # 34

    Uma pergunta: porque é que o mesmo sinal em 2 fabricantes tem desenhos diferentes? Isto é à vontade do freguês?
    ver aqui
    • wd
    • 11 abril 2017

     # 35

    Pedro, sabe qual a razão?
  14.  # 36

    Colocado por: hugocardosolopesE nas plantas de emergência fala em sinal fotoluminescente.

    Não é obrigatório as PE serem executadas em material fotoluminescente. Mas existem normas de representação que tem de ser seguidas.
  15.  # 37

    Colocado por: wdUma pergunta: porque é que o mesmo sinal em 2 fabricantes tem desenhos diferentes? Isto é à vontade do freguês?
    ver aqui


    Penso não haver essa normalização... A informação pictográfica tem é de se inequivoca e de compreensão universal. e respeitar o codigo de cores...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wd
    • wd
    • 13 abril 2017

     # 38

    Só mais uma pergunta: qual a diferença entre "Central de detecção de incêndio" e "Central de incêndio" ?
  16.  # 39

    A designação correcta é "Central de Detecção de Incêndio"... mas ambas referem-se ao mesmo... a CDI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wd
  17.  # 40

    Vou aproveitar este tópico mais uma vez para esclarecer uma dúvida:

    - Boca de incêndio (carretel) em que a caixa de protecção é cromada. Isto é legal?
 
0.0250 seg. NEW