Iniciar sessão ou registar-se
    • HFR
    • 4 abril 2017 editado

# 1

Boa tarde,

Tenciono fazer um telheiro, com cerca de 15m2, do tipo que se vê na foto.
    O telheiro terá barrotes em madeira, assente em pilares de cimento nas laterais e com as telhas das zonas das extremidades "chumbadas" à casa, permitindo o isolamento. Levará também um pilar ao meio e à frente, para reforço.

Contudo, o primeiro orçamento que recebi, aponta para quase 3.500€. Consideram exagerado? Vejo várias instalações de telheiros (certo que são todos 100% em madeira), por 80-100€ por m2. Este sai-me a mais de 230€/m2 !!
    Fiquei com algumas duvidas...

Qual a opinião de quem já fez?
    Obrigado
      Telheiro 2.png
  1.  # 2

Está consciente que esse telheiro necessita de licenciamento certo?
    Concordam com este comentário: HFR
  2.  # 3

Para que quer pilares ai à esquerda e no meio e etc!!?.... reforço!!? Oh homem, meta um barrote em condições, esse vão tem o quê 4 m!!?, uma viga de 20x10cm chega e sobeja.
    Basta um pilar na frente, do lado do muro do seu vizinho( 10x10cm, com uma peça metálica para chumbar ao pavmento - faça uma pequena sapata, se o massame for pouco espesso) e o restante é aparafusado ás fachadas, excepto na empena do seu vizinho... Isso não precisa de mais nada,

Se tiver dinheiro forre a face inferior, pois os pássaros gostam muito de fazer ninhos e/ou dormir nos sarrafos da telha e depois fica com o alpendre todo "cagado".

O preço como é obvio, para o que é, é exagerado. Penso que com 1000, € faz a festa e sem qq tipo de betão. Mais simples, mais leve e mais barato. resistente na mesma,
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, fsilva106
  3.  # 4

contrate um arquitecto que saiba. Gasta 300€ e poupa 2200€ ;)
    Concordam com este comentário: dryfus
    • HFR
    • 4 abril 2017 editado

# 5

A àrea é de cerca de 3 por 5. Cerca de 15m2.

O barrote ao meio foi equacionado por uma questão de segurança. Inicialmente não era necessário, agora dizem que é. Creio que seja em betão.

O pilar da frente do lado direito foi-me sugerido fazer com ferro armado (como normalmente), abrindo um roço no meu muro para o efeito. Não sei qual a grossura do massame por debaixo do chão que lá está colocado. Depois, levantava-se o meu muro na lateral direita, para forrar a face do lado direito à casa do vizinho e até à altura teto do telheiro.

Do lado esquerdo talvez leve um pilar também, não tenho a certeza. Eu apenas desenhei, mas sem saber se é realmente necessário...

Todas as telhas ficam "enterradas" na casa e muro.
    • HFR
    • 4 abril 2017

# 6

Sim, sei.

Colocado por: zedasilvaEstá consciente que esse telheiro necessita de licenciamento certo?
    Concordam com este comentário:HFR
  4.  # 7

eu fiz um telheiro em madeira com 22m2 e ficou-me por 600€.
    que tipo de telha vai colocar? tenha em atenção que vai reduzir a luminosidade dentro de casa
    • HFR
    • 4 abril 2017 editado

# 8

Sim, sabemos que irá reduzir a luz dentro da casa. Aliás, pensando nisso, queremos colocar telha transparente na area por cima das janelas, isolando por dentro de maneira a abrir ou fechar dependendo da necessidade.

no Inverno, o sol é baixinho e entra "por debaixo" do telheiro, pelo que afectará menos a entrada de luz na casa. Mas afeta sempre.

A restante telha, será telha normal, creio.

O seu telheiro é "todo" em madeira? Está com as telhas embutidas na casa? Nos queriamos que o telheiro fosse "isolado" e nao chovesse lá dentro.

Colocado por: fsilva106eu fiz um telheiro em madeira com 22m2 e ficou-me por 600€.
    que tipo de telha vai colocar? tenha em atenção que vai reduzir a luminosidade dentro de casa
    • box
    • 4 abril 2017

# 9

Colocado por: zedasilvaEstá consciente que esse telheiro necessita de licenciamento certo?

não precisa se a estrutura nao for fixa. este é um projeto de fácil execução quer seja em madeira ou perfil metálico. se optar por um tipo de cobertura leve até você faz isso num fim-de-semana ficaria tipo pérgula. existe ainda a opção dos toldos que existem para todos os gostos e feitios (pessoalmente não gosto).
  5.  # 10

Colocado por: boxnão precisa se a estrutura nao for fixa.

Qual é o seu conceito de fixo?
    • HFR
    • 4 abril 2017

# 11

Pois, mas o perfil metalico não é tão estético e não estamos para já a considerar. Queriamos algo mais rustico/classico.
    Toldos tambem não foi opção.
  6.  # 12

Colocado por: HFR

O seu telheiro é "todo" em madeira? Está com as telhas embutidas na casa? Nos queriamos que o telheiro fosse "isolado" e nao chovesse lá dentro.

sim , é todo em madeira,
    a cobertura é em chapa de policarbonato alveolar translucido (faz sombra e deixa passar a luz)
    • HFR
    • 4 abril 2017

# 13

Mas deixar passar grande parte da luz não é boa opção. O sol bate ali com tanta força...
    Queriamos que a zona fosse abrigada, daí considerarmos telha translucida na àrea do telhado proxima de cada janela - que neste caso, serão as das pontas esquerda e direita.
  7.  # 14

Com 1000€ faz a festa... Acho que deve falar com um carpinteiro e não com um pedreiro ;)
    Na maior parte das vezes, quanto mais se chumba, maiores problemas vai trazer.. é preciso é saber fazer as coisas. um aligação flexivel, na maior parte dos casos dá menos problemas.
    Então isso tem 3m de frente!!?

PS: aproveite a obra e meta uma caleira nos beirados que darão para o seu telheiro, Depois vai agradecer e permite-lhe ter o telheiro com uma inclinação mais suave...
  8.  # 15

as chapas que tenho deixam passar 50% de luz
    • HFR
    • 4 abril 2017 editado

# 16

Para a frente são cerca de 3. De largura uns 5. Mais coisa menos coisa. Posso dar medidas exatas depois.

A razão de ter falado com o pedreiro, teve a ver com o pilar a levantar no muro do lado direito, sendo para isso necessário "abrir" o muro e encaixar lá um pilar. Depois, há que por tijolos para forrar a parede. E por fim, porque achamos que era boa ideia ter as telhas chumbadas de lado e atrás...

O meu receio é que com outra solução, quando chover, a água escorra para dentro do espaço. Se a telha for chumbada à parede, já fica isolado.
    Ou então, terei que colocar uns rufos metálicos aparafusados às paredes que tapem as laterais e a parte de trás.

A inclinação do telheiro terá sempre que existir, pois a janela direita é mais alta que as restantes !!

Colocado por: Pedro BarradasCom 1000€ faz a festa... Acho que deve falar com um carpinteiro e não com um pedreiro ;)
    Na maior parte das vezes, quanto mais se chumba, maiores problemas vai trazer.. é preciso é saber fazer as coisas. um aligação flexivel, na maior parte dos casos dá menos problemas.
    Então isso tem 3m de frente!!?

PS: aproveite a obra e meta uma caleira nos beirados que darão para o seu telheiro, Depois vai agradecer e permite-lhe ter o telheiro com uma inclinação mais suave...

0.0201 seg. NEW