Iniciar sessão ou registar-se
    • Edi
    • 6 abril 2017

# 1

Boa noite,

Tenho orçamentos para aquecimento por PRH. Estou com algumas duvidas.
    São as seguintes: piso rotex justifica a diferença de preço para outros um pouco mais baratos (polly seguro)?
    Os paines (drain back ou tubo de vácuo) que dão apoio ao piso justifica o investimento? Nota-se mesmo esse apoio? Principalmente em localidades que no inverno em que há dias de sol esses dias são precedidos/antecedidos por noites de valentes geadas.
    Conversa de vendedores já ouvi alguma e cada um puxa a brasa à sua sardinha.
    Gostava de ouvir a opinião de utilizadores que têm ou conhecem alguém com estes sistemas.
    Obrigado
    • Edi
    • 6 abril 2017

# 2

Ninguém tem opinião sobre esta questão?
    • Edi
    • 7 abril 2017

# 3

Colocado por: Anonimo06082021quais são os outros sistemas?

Os outros sistemas é painéis que não dão apoio ao piso. Por exemplo, a mesma empresa deu-me um orçamento com o piso rotex e painéis drain-back, sendo que outro orçamento sem painéis de apoio ao piso, apenas AQS e piso polly seguro, diferença de preço anda à volta dos 4000€.
    A minha duvida é mesmo essa será que se justifica a diferença de preço. Os painéis de apoio ao piso, dão mesmo resultado para a diferença de preço? Principalmente em climas frios e secos, onde temos 3/4horas de sol no inverno? Ou esse investimento será recuperado só daqui a 10/15 anos? Enquanto que só fazem AQS têm um retorno em 3/4 anos?
    • Edi
    • 7 abril 2017

# 4

Esse piso é com de PERT 16*1.8 com barreira.
  1.  # 5

Colocado por: Anonimo06082021qualquer que seja o sistema,o principal é que seja bem executado.

quantos ao retornos,o chamado ROI...acho isso uma treta.

ou se tem ou não se tem....sou defensor em que se invista o dinheiro o melhor possivel,em equipamentos que valham realmente o que custam.

o melhor ROI que existe é guardar o dinheiro!!

Mas você pode perfeitamente comparar duas boas/óptimas soluções para um mesmo serviço: imagine que alguém tem dinheiro e está indeciso entre uma caldeira a biomassa da Hargassner ou uma bomba de calor da Ochsner... imagine que é só para AQS e AC, estando definido que o sistema é PRH. São duas óptimas soluções, são ambas dispendiosas, você fica extremamente bem servido com ambas... o ROI pode ser um factor de desempate...

... já o Sérgio fez esse argumento uma série de vezes, mas onde vejo muitos a adoptarem soluções apenas e só com base no ROI, também me parece que vocês desvalorizam demasiado esse parâmetro... e isto vale para uma série de coisas, sejam sistemas de climatização, sejam caixilharias e vidros, sejam isolamentos e por aí fora. Muitos destes trabalhos gasta-se hoje para se poupar amanhã - ora, se assim é, porque não quantificar o investimento e a poupança?
    • Edi
    • 7 abril 2017

# 6

Caixilharias e vidros é algo importante, aí não vou colocar série rasca. Terá que isolar bem, corte térmico e vidros bons.
    Mas a minha grande dúvida prende-se no PRH. O que ainda ninguém me respondeu é se na realidade os painéis de apoio ao piso resultam efetivamente, ou seja se aquece mesmo o piso, ou esse aquecimento é muito residual. Falando nos meses de inverno, que na realidade temos 3/4horas decentes de sol! Porque no verão por mais rasca que sejam os painéis, estes aquecem as AQS!
  2.  # 7

O ROI é desculpa para muita coisa
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  3.  # 8

Colocado por: EdiCaixilharias e vidros é algo importante, aí não vou colocar série rasca. Terá que isolar bem, corte térmico e vidros bons.
    Mas a minha grande dúvida prende-se no PRH. O que ainda ninguém me respondeu é se na realidade os painéis de apoio ao piso resultam efetivamente, ou seja se aquece mesmo o piso, ou esse aquecimento é muito residual. Falando nos meses de inverno, que na realidade temos 3/4horas decentes de sol! Porque no verão por mais rasca que sejam os painéis, estes aquecem as AQS!

Eu não colocava mais painéis para aquecimento, preferia investir esse dinheiro num outro sistema alternativo. Se por cada painel gastar mais 750/1000 euros, já tem uma entrada para algo diferente, que lhe torna o sistema mais flexível.
  4.  # 9

Colocado por: Sergio RodriguesO ROI é desculpa para muita coisa

É um critério, como tantos outros. Não se pode comparar um Fiat e um Ferrari com base no ROI, mas pode-se comparar uma instalação solar com 2 colectores vs uma instalação solar com 3 colectores, perceber qual o investimento adicional e perceber os anos necessários até obter o retorno, por exemplo.
    • Edi
    • 7 abril 2017

# 10

Colocado por: Skinkx

Eu não colocava mais painéis para aquecimento, preferia investir esse dinheiro num outro sistema alternativo. Se por cada painel gastar mais 750/1000 euros, já tem uma entrada para algo diferente, que lhe torna o sistema mais flexível.

Pois, é que 1000/2000 euros nesta fase fazem moça, podendo ser aplicados noutras coisas como por exemplo em melhores janelas. É que estar gastar esse valor nesses painéis e a sua função de aquecer o piso ser muito residual, pode-se aplicar o valor dos mesmos noutras coisas.
    • TZW
    • 7 abril 2017

# 11

Qual é a localização/região?
    • Edi
    • 7 abril 2017

# 12

Zona da Guarda.
  5.  # 13

se espera ter apoio solar ao aquecimento no pino do inverno, esqueça, pois será uma sorte ter supridas as AQS,

o aproveitamento solar é na meia estação em que os dias são soalheiros e as casas precisam de aquecimento.
    • TZW
    • 7 abril 2017

# 14

Jorge uma vez que está por cá, acha melhor investimento dos 1000e em vmc de fluxos cruzados para uma habitação na Guarda, uma vez que atinge temperaturas bastante baixas penso que teria um bom rendimento e não afectava tanto a inercia na época em que será mais difícil recuperar o calor perdido no arejamento e mantinha uma melhor qualidade do ar? Não sei se me expliquei bem...
  6.  # 15

Colocado por: TZWacha melhor investimento dos 1000e em vmc de fluxos cruzados para uma habitação na Guarda
    quanto maior for o diferencial de temperaturas maior é o aproveitamento da energia que não é desperdiçada, mas o investimento anda por volta dos 3,5K€ a 4,5K€ para uma área a rondar os 250m2.

agora é um tremendo erro não ter um sistema de aquecimento eficiente e esperar que a VMC resolva essa lacuna.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
  7.  # 16

O ideal seria os dois.
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 7 abril 2017

# 17

Colocado por: jorgealvesquanto maior for o diferencial de temperaturas maior é o aproveitamento da energia que não é desperdiçada, mas o investimento anda por volta dos 3,5K€ a 4,5K€ para uma área a rondar os 250m2.

agora é um tremendo erro não ter um sistema de aquecimento eficiente e esperar que a VMC resolva essa lacuna.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TZW

Sim concordo, mas só estava a ver a melhor opção para os tais 1000/2000e dos painéis extra.
    • Edi
    • 7 abril 2017

# 18

Colocado por: jorgealvesse espera ter apoio solar ao aquecimento no pino do inverno, esqueça, pois será uma sorte ter supridas as AQS,

o aproveitamento solar é na meia estação em que os dias são soalheiros e as casas precisam de aquecimento.

Se for anos como este no máximo dos máximos temos 1mês de dias soalheiros! Mas muitas das vezes esses dias soalheiros, trás noites com geadas.
    E lá está horas de sol rentável são 3/4horas.

0.0226 seg. NEW