Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Tenho acompanhado já há algum tempo este forum, praticamente desde que decidi começar a procurar terreno para construir habitação.
    Acontece que agora já tenho em vista o terreno que pretendo comprar, mas não sei quais os passos que devo dar e por isso venho tentar pedir ajuda a quem já passou por este processo.

O terreno que pretendo situa-se numa zona de moradias em matosinhos, e tem 225m2. A imobiliaria que vende diz que dá para construir cave+R/C+1º andar e de facto vejo que todas as casas á volta têm estas caracteristicas e algumas ainda têm uma especie de aguas furtadas.

Agora o que devo fazer antes de partir para a compra do terreno? Que informações devo obter sobre o terreno.
    Outra coisa que me faz alguma confusão é saber que tipo de construção e que areas deverei conseguir construir naquele terreno, porque se vir quas as areas não me agradam deixarei de estar interessado em construir naquele lote de terreno.

Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

Tem que solicitar:
    Alvará do loteamento
    Planta de síntese do loteamento
    Certidão da conservatória do registo predial
    Caderneta predial
  3.  # 3

Colocado por: PicaretaTem que solicitar:
    Alvará do loteamento
    Planta de síntese do loteamento
    Certidão da conservatória do registo predial
    Caderneta predial

Obrigado pela ajuda.

E o que preciso de levar/saber para pedir essas informações? Basta saber a localização do terreno?
  4.  # 4

Colocado por: Eduardo PachecoE o que preciso de levar/saber para pedir essas informações? Basta saber a localização do terreno?

Quem tem que fornecer esses documentos é o vendedor.
  5.  # 5

Cuidado, que em nenhum lado o Eduardo diz que é um loteamento, pode ser apenas um terreno e o vendedor ter feito umas contas por alto...caso queira, envie-me por mensagem privada a localização e eu tento ver-lhe as condicionantes.

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.
  6.  # 6

Colocado por: Picareta
    Quem tem que fornecer esses documentos é o vendedor.

Ahhh ok. Pensei que era pedir na câmara. Nota-se que não percebo mesmo nada disto.
    Eu tenho visto alguns casos em que sugerem ir á camara consultar o PDM e mais uma série de coisas...
  7.  # 7

Boa tarde a todos, tb já vi alguns terrenos mas por incrível que pareça depois de consultar as imobiliárias pessoalmente, ficaram de me enviar as condições dos terrenos e já lá vai mais de 1 mês sem notícias!
    É normal? Porque será que não têm interesse em vender?
  8.  # 8

Colocado por: Rafael FortesCuidado, que em nenhum lado o Eduardo diz que é um loteamento, pode ser apenas um terreno e o vendedor ter feito umas contas por alto...caso queira, envie-me por mensagem privada a localização e eu tento ver-lhe as condicionantes.

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.

Obrigado pela ajuda.
    Eu até enviava mensagem privada com a localização mas não encontro a opção de enviar mensagem privada no forum.
  9.  # 9

Envie para aqui: [email protected]

Cumprimentos,

Rafael Fortes, Arq.
  10.  # 10

Boa Tarde Eduardo Pacheco

Lembro-me bem quando estava nessa fase:
    . antes de mais, convém perceber se a área que dizem que o terreno tem, ele efectivamente tem (senão está a comprar "gato por lebre")!
    . o ter casas de um determinado género à volta não quer dizer (necessariamente) que pode fazer igual...elas podem estar ilegais (mas também era muito coincidência estarem tantas ilegais à volta deste terreno)
    . o ter casas à volta não quer dizer que esse terreno não possa estar inserido em Reserva Ecológica ou Agrícola e só possa plantar couves nesse terreno (porque não sei se estamos a falar de casas imediatamente nos lotes ao lado ou mais afastadas).
    . convém saber o que o PDM prevê para aí (até pode ser mesmo uma casa com cave+R/C+1piso), mas certifique-se primeiro

Ah, o meu arquitecto estaria orgulhoso de mim, ensinou-me bem, HEHEHE
    Ele é de Matosinhos (e tem gabinete também aí), se quiser dou-lhe o contacto (não lhe vou dar o contacto mail dele aqui, por uma questão de privacidade), mas contacte-me para o mail abaixo, que eu passo-lhe o contacto.

Caso queira, envie um mail para o meu mail: [email protected]
    Espero ser uma ajuda.
    Cumprimentos, Marcos Magalhães
  11.  # 11

Na verdade ainda não está decidido qual será o terreno. Estamos em dúvida em relação a 2 mas são ambos na mesma zona e têm as mesmas medidas.

A zona é habitacional com casas todas encostadas umas às outras (2 frentes) mas ainda há alguns terrenos pelo meio que estão à venda, por isso é que eu digo que a casa será do genero das que estão á volta (cave + R/C + 1º andar).
  12.  # 12

Colocado por: Rafael FortesCuidado, que em nenhum lado o Eduardo diz que é um loteamento,

Não é preciso cuidado nenhum, se não for loteamento, não existe planta de síntese nem alvará !!!
  13.  # 13

Consultando o PDM online da Camara Municipal de Matosinhos, no detalhe da area onde se insere o terreno diz o seguinte:

Estado na Base de Dados
    Definitivo
    Subtipo
    Área Residencial
    Descrição
    Área Residencial
    Código SIG
    1

0.0158 seg. NEW