Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos
    a questao é a seguinte na varanda de minha casa tenho la umas flores , um barbecue e ja estou cansado de carregar baldes de agua para regar plantas e de sempre que quero por exemplo lavar algo ter de ligar uma mangueira. entao pensei e que tal colocar uma torneira na varanda.
    estive a ver e a unica solucao seria colocar um T junto ao esquentador com uma torneira de segurança e depois dai levar a agua pela chamine ate á varanda e já no exterior colocar outra torneira, pensei em fazer com tubo de inox aquele que se vende as varas de 15mm mas iria necessitar de muitas curvas e quanto mais curvas maior o risco de mais tarde surgirem fugas entao para evitar algumas curvas um amigo me disse que ha umas ferramentas para dobrar o tubo e assim evitava as unioes fui no leroy e vi la umas mas julgo ser para tubos de cobre e para nao estar a investir á toa , posso com uma ferramenta destas e as tais molas no interior dobrar e fazer uma canalizaçao quase directa sem unioes?
    ou o tubo de inox nao permite dobrar?
    havera problema de fazer a canalizacao em cobre?
    pois cerca de 1 metro ficará exposta ás intempéries.
    anexo fotos agradecia ideias

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramenta-especializada/Canalizador/15644622.aspx
    • TZW
    • 6 abril 2017

     # 2

    É casa ou apartamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre_simao
  2.  # 3

    apartamento mas é o ultimo piso
    • TZW
    • 6 abril 2017

     # 4

    Não sei se pode furar o revestimento do edifício sem autorização do condomínio...Não me parece boa ideia fazer a ligação no troço do esquentador. Sem emendas e a subir pela chaminé acho que o cobre em rolo ´serve`.
    Essa varanda mais parece um terraço, quantos m2 são? Precisa assim de tanta agua, podia encher um reservatório com a mangueira e já dava para uns dias.
      images2.jpg
  3.  # 5

    Colocado por: TZWEssa varanda mais parece um terraço, quantos m2 são?

    Qual varanda?
  4.  # 6

    Não sei se pode furar o revestimento do edifício sem autorização do condomínio...
    nao pretendo fazer isso logo so posso passar mesmo pela chaminé
    Não me parece boa ideia fazer a ligação no troço do esquentador.
    porque?
    cobre em rolo
    visto que iria ficar em contacto com o exterior nao iria se estragar rapidamente?
    Essa varanda mais parece um terraço,
    ok eu chamo varanda mas pode chamar terraço é a cobertura
    furar a placa está fora de questao por isso o unico ponto de passagem possivel é a chaminé e tem a vantagem da chamine ser so da minha casa pois temos chamines independentes, quanto ao sitio onde irei buscar a agua so podiam ser 2 ou esquentador ou a misturadora do lava loiça, mas julgo que o logico seria como disse um T com torneira de seguranca antes do esquentador claro que nao era na saida da agua quente.
    e quanto á varanda é a do apartamento tem +- 100m2 eu chamo varanda mas ok pode chamar terraço mas sim é por cima do apartamento. a cobertura
    julgo que o inox seria melhor que o cobre pois nao oxida e tem melhor aspecto á vista, mas a duvida é se é possivel dobrar para evitar algumas emendas, pois nao vou fazer numa peça unica desde a torneira á varada mas se posso evitar unioes , quantas menos usar melhor
    e nao é precisar muita agua é mais para passar a ter disponivel a qualquer hora sempre que precise, sem ter de me procupar em ligar mangueiras ou levar um balde, pois se podemos tornar a vida mais simples para que complicar
  5.  # 7

    Esqueça o inox e faça com multicamada e poderá utilizar uma mola de 16mm e resolve o problema.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre_simao
  6.  # 8

    Colocado por: Costa53Esqueça o inox e faça com multicamada e poderá utilizar uma mola de 16mm e resolve o problema.
    nao ha problema de ficar ao sol? pois uma parte ficaria no exterior ao sol e chuva
  7.  # 9

    Colocado por: Andre_simaonao ha problema de ficar ao sol? pois uma parte ficaria no exterior ao sol e chuva


    Não tem qualquerproblema ao Sol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andre_simao
  8.  # 10

    Colocado por: Costa53

    Não tem qualquerproblema ao Sol.


    Obrigado pela resposta
    ja agora se me souber aconselhar qual utilizaria o de 16 ou 20mm?
    visto que vou passar pela chamine e uma parte fica no exterior secalhar poderei usar o multicamada e colocar isolamento pois o já isolado nao sei como colocaria a mola para fazer as curvas so se fosse interna.mas se colocar isolamento sempre o protege mais digo eu.
    anexo foto de uns acessorios que julgo nao precisarem ferramentas proprias para os colocar se souber me confirme quanto as curvas sao feitas com auxilio de uma mola exterior. pois se for assim quase que da para fazer a ligaçao directa sem emendas.

    nao sei se ha problema em colocar aqui links mas se houver um moderador que remova sem problema.
    tubo de 20 ou 16 é isto?
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Tubos-e-sistemas-de-agua/Tubos-Multicamada/15751155.aspx

    mola para curvas
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Tubos-e-sistemas-de-agua/Tubos-Multicamada/15990933.aspx

    acessorios
    fixar ponta á parede para colocar torneira
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Tubos-e-sistemas-de-agua/Tubos-Multicamada/15751505.aspx

    depois claro sei que preciso das abracadeiras , um corta tubos um calibrador das pontas
  9.  # 11

    Se eu estou a perceber bem, quer meter um tubo no interior da conduta de fumos do esquentador. Tem noção que os fumos de saída estão a centenas de graus, certo? Não me parece nada boa ideia...
  10.  # 12

    Colocado por: ClioIISe eu estou a perceber bem, quer meter um tubo no interior da conduta de fumos do esquentador. Tem noção que os fumos de saída estão a centenas de graus, certo? Não me parece nada boa ideia...

    nao o tubo nao ira dentro da conduta do esquentador vou anexar um desenho a ver se da para explicar mas sim entendo a sua preocupacao pois dentro da chamine deve fazer muito calor dai eu inicialmente ter pensado em inox, pois nao sei se este multicamada resiste entao dai eu falar na ideia de o isolar
    veja se entende o desenho nao é facil pois eu a desenhar sou 5*

    http://i.imgur.com/ejPWyjZ.jpg
  11.  # 13

    "obra" ja efectuada optei pelo multicamada de 16 e coloquei isolamento na zona que passa sentro da chaminé e na zona que fica no exterior. consegui fazer a ligacao com u tubo directo so levando um joelho pater em cada ponta um para a torneira exterior e outro para a de seguranca no interior, depoi liguei com uma bicha flexivel a um T na boca de agua fria antes do esquentador, correu tudo bem unica parte complicada foi que o T e de latao e com a fita de teflon baratinha nao me safava lá recorri ao velho linho e focou impecavel , agradeco a ideia do multicamada pois nao conhecia este material e ficou impecavel , facil de trabalhar, acessórios de rosca faceis de montar, nem usei a mola para as curvas pois o vendedor me disse faz á mao se estragares o tubo compras outro pois a mola é mais cara que o tubo, (ainda ha quem nao queira so vender )
    abrigado a todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
 
0.0190 seg. NEW