Iniciar sessão ou registar-se
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 1

    Estou em fase de analise de compra de um terreno para construção em matosinhos.
    Gostaria de saber o que dá para construir no terreno e se existe um sitio especifico para a colocação da moradia de 4frentes,, mas o dono do terreno não tem muita informação que é uma herança de herança, no entanto pediram já hà uns anos informação à camara e a camara respondeu que as regras a aplicar são as constantes do pdm, base 2.1 terreno em area residencial, mas eu queria saber o que é que lá posso colocar exatamente e que regras tenho a respeitar, afastamentos via publica, afastamento ao vizinho, se posso contruir rc+1 piso e a respetiva area de implantação do terreno, etc e pensei que desse para ver no site mas não consigo e tambem na planta topografica dentro do terreno aparecem 3 numeros diferentes que eu presumo que desse para construir 3casas , a zona em si tem desde moradias germinadas a moradias em banda a moradias isoladas o terreno tem 800m2 e confina 2 frentes com a via publica, ao lado tem uma moradia isolada e na outra extremidade é meio via pubica e metade casas germinadas
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 2

    Alguem sabe se a camara de matosinhos dá informação na hora sobre isto ou se tenho que marcar previamente?
  1.  # 3

    Colocado por: P32Alguem sabe se a camara de matosinhos dá informação na hora sobre isto ou se tenho que marcar previamente?

    E que tal contactar os serviços da Câmara, marcar uma reunião com os responsáveis pela área de construções particulares, da referida Autarquia? Talvez deva começar por aí... Penso que todos os Municípios têm um dia específico para receberem os munícipes - na nossa é à segunda-feira - e prestarem os esclarecimentos necessários, ou parte deles...!
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  2.  # 4

    Tem de marcar previamente, diga que é um atendimento com um técnico, por causa do PDM e da viabilidade de construção de um terreno.
    Mediante a freguesia poderá ser a Arqª Renata ou o Arq. Alexandre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 5

    Colocado por: MrcsMglhsTem de marcar previamente, diga que é um atendimento com um técnico, por causa do PDM e da viabilidade de construção de um terreno.
    Mediante a freguesia poderá ser a Arqª Renata ou o Arq. Alexandre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P32


    Na mouche...
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 6

    Primeiro balde de agua, nem é agua fria é um autentico balde de gelo, apenas equiparavel ao golo do Maxi na Luz.

    Por prever a situação dificil liguei para a Camara a saber se podia obter informações por telefone, se podia lá passar ou se era conveniente marcar, disseram-me para passar lá que tinham uma balcao para esclarecimento deste tipo de situações durante o horário de funcionamento, nem hesitei pequei logo no carro e toca a ir lá.

    Para depois me dizerem que não me podiam esclarecer nada que tinha que ir lá para marcar uma reunião com o arquitecto, a data mais cedo que tinha disponivel era daqui a 3 meses.
    3 meses para um simples esclarecimento do que dá para fazer no terreno para saber se compro ou não, 3MESES!
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 7

    não há outra forma de saber isso? não devia estar no pdm da camara detalhado?
    • RCF
    • 7 abril 2017

     # 8

    Colocado por: P32não há outra forma de saber isso?


    Pode haver. Pode é ter custos.
    Contacte um arquiteto da zona. Ele saberá dar-lhe as informações que necessita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • RCF
    • 7 abril 2017

     # 9

    Colocado por: P32Para depois me dizerem que não me podiam esclarecer nada que tinha que ir lá para marcar uma reunião com o arquitecto, a data mais cedo que tinha disponivel era daqui a 3 meses.
    3 meses para um simples esclarecimento do que dá para fazer no terreno para saber se compro ou não, 3MESES!

    Essa é a raiz da corrupção!
    Sim, porque corrupção não existe apenas para legalizar o ilegalizável. Também existe para agilizar o que, sem corrupção, se faria igualmente, só que demoraria mais.
    Pode não ser o caso, mas há serviços públicos que são propositadamente lentos. Porque tempo é dinheiro...
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 10

    Mas um arquitecto qualquer " sabe dizer o que dá para contruir lá? não tem que ser mesmo alguem da camara?

    Refiro isto no eventual caso do pdm até estar em actualização? porque a zona tem de todo o tipo de estruturas de moradias, lotes, terrenos, casas 4 frentes, 2 frentes, em banda etc. e pode ser que esteja a ser alterado, mas se um arquitecto conseguir esclarecer isso sem ter que esperar 3 meses pela camara obviamente era uma situação interessante.
    • RCF
    • 7 abril 2017

     # 11

    Colocado por: P32Mas um arquitecto qualquer " sabe dizer o que dá para contruir lá?


    Não propriamente um arquiteto qualquer, por isso eu referi um "da zona". Um arquiteto com trabalho feito na zona (no bairro, no loteamento) será conhecedor de todas as regras, quer gerais, quer particulares desse local, aplicáveis a esse lote.
  3.  # 12

    P32, se quiser envie-me a localização por email para: [email protected] . Já fiquei de ver a viabilidade de construção para outro forista, não me custa fazer para mais um.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32, MFreitas
  4.  # 13

    Se puser aqui uma fotografia aérea do terreno, provavelmente os arquitectos daqui poderão ajudá-lo...não?
    • P32
    • 7 abril 2017

     # 14

    Colocado por: MrcsMglhsSe puser aqui uma fotografia aérea do terreno, provavelmente os arquitectos daqui poderão ajudá-lo...não?

    se o terreno já fosse meu punha sem problemas, neste caso como estamos em negociações (apesar de 99% fechadas ainda falta assinar) não me parece adequado nesta fase.
  5.  # 15

    Na "minha" câmara essa informação está no site deles, lá consegue-se consultar o PDM, e se o terreno estiver inserido em loteamento, consegue-se inclusive consultar os planos de pormenor da urbanização em questão onde constam as áreas dos lotes e dados sobre as condições de construção, tais como tipologia (moradia isolada, geminada, em banda, etc.), Áreas de implantação, construção, n.° de pisos....
    Dê uma vista do olhos no site da câmara de Matosinhos, pode ser que consiga encontrar lá alguma informação.
  6.  # 16

    Envie-me um mail para o meu ([email protected]), para eu lhe responder. Sou capaz de ter a solução para os seus problemas.
  7.  # 17

    isso nao esta tudo no PDM?
    Os PDM das camaras com as quais estou habituado a lidar têm todas isso no site oficial..
    • P32
    • 8 abril 2017

     # 18

    Colocado por: antonylemosisso nao esta tudo no PDM?
    Os PDM das camaras com as quais estou habituado a lidar têm todas isso no site oficial..


    Não está, mas devia...
    a unica coisa que aparece é zona proeminantemente residencial.

    num pedido efetuado pelo anterior proprietário à camara a camara apenas referiu o seguinte em 2008
    4- INFORMAÇÃO DO CHEFE DE DIVISÃO
    As regras a aplicar na edificação para o terreno assinalado são as constantes do pdm, designadamente base 2.1 do seu regulamento, disponivel para consulta no sitio de internet da camara,


    Eu entendo pelo informação deles que o terreno dá para contruir, eu queria era saber exatamente o que: se é moradias geminadas, construção em altura, moradia isolada... e a área de implantação, area bruta de contrução afastamentos etc. e isso não encontrei.
  8.  # 19

    P32

    uma coisa é o terreno ser um lote de um loteamento e ai tem mesmo que consultar o alvará de loteamento

    agora se é um terreno sem ser loteamento, qualquer PDM se for bem lido tem lá : índice de construção para a zona, afastamentos, indices de implantação, cérceas, numero de pisos, etc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  9.  # 20

    se nao existir nenhuma copia do PDM no aite da CM em questao... terás de mandar um mail á CM e pedir uma copia do Regulamento do PDM em vigor em PDF para poderes ver isso tudo. eles tem obrigacao de o dar. Melhor ainda, liga-lhes directamente, fala com o pessoal ligAado ao urbanismo e peça que o mandem para o teu email.
 
0.0205 seg. NEW