Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Ainda não está homologada mas, a acreditar no que dizem, não falta muito. Pessoalmente gosto da ideia:
    http://www.sunaitec.pt/

cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 4 junho 2009

# 2

Excelente ideia... se os preços forem competitivos...
  2.  # 3

Não deve ser barato... no fundo parece um sistema de tubos de vácuo elípticos com gestão inteligente da inclinação para maximizar a captação solar quando necessário ou diminuír a mesma captação para prevenir excesso de temperatura.

Parece efectivamente muito interessante.
  3.  # 4

Só é pena a ausência de detalhes técnicos (datasheet) do produto.

Por enquanto, o site apenas reporta a vertente comercial do painel solar. :(
  4.  # 5

Dependendo dos preços, da manutenção, das formas de aplicar e das potências disponíveis a fotovoltaica poderá ser interessante. Já á térmica sou alérgico, não sei porquê mas não me consegue convencer, acho que é por apenas ter uma única aplicação (água quente ou aquecimento, que de verão não me parece muito necessário), ao contrário da fotovoltaica que essa sim poderá servir para alimentar luzes ou qualquer aparelho em casa, no entanto as baterias ai ai, mas como disse tudo depende do preço.

No entanto esta forma de energia é sempre muito cara, pelo que feitas as contas ao fim de 15 anos, chega-se á conclusão que não valeu o investimento (é que a EDP tem interesse que lhes comprem o produto, assim como o estado).
    Em suma muito se fala das energias alternativas, mas depois há que pô-las ao preço da EDP, para não ser muito rentável.
    Se houvesse real interesse em reduzir de facto as emissões, já teriam colocado isso a preços bem mais acessíveis e com vantagens de monta para quem instalasse, mas isso não interessa aos bolsos de alguns, logo..., faz-me lembrar o IA que só acabou porque a CEE não permitiu mais, e andaram não sei quantos anos a pagar multas á CEE para continuarem a ter o IA, pudera este rendia muito mas muito mais que as multazecas que pagavam, enfim é aquilo a que estamos habituados.

Mas gostei da ideia da empresa naquilo que vi no site e pode ser que um dia sejamos brindados então com vantagens reais e bem palpáveis na utilização destas energias.

Cumps

0.0107 seg. NEW