Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Preciso das vossas opiniões para o seguinte: tenho uma moradia ja ha 5 anos e desde o inicio que a wc e o quarto junto a wc ganha agua nos tetos o que provocava bolor. Chamei o empreenteiro e ele mandou me abrir as janelas. É obvio que isso não foi solução pq desde o inicio que eu achava que a casa de banho não tinha aquelas condutas para sair o vapor e logo com o passar do tempo aconteceu que eu tenho os quartos todos bolorentos os roupeiros cheios de humidade que nem roupa podem ter. E segundo o empreenteiro é por não abrir as janelas. Agora digam me a responsabilidade é de quem? Uma casa não tem que ter as tais condutas para poder respirar é que nem uma eu tenho no interior da casa.
  2.  # 2

    Colocado por: AnasabelBoa tarde,

    Preciso das vossas opiniões para o seguinte: tenho uma moradia ja ha 5 anos e desde o inicio que a wc e o quarto junto a wc ganha agua nos tetos o que provocava bolor. Chamei o empreenteiro e ele mandou me abrir as janelas. É obvio que isso não foi solução pq desde o inicio que eu achava que a casa de banho não tinha aquelas condutas para sair o vapor e logo com o passar do tempo aconteceu que eu tenho os quartos todos bolorentos os roupeiros cheios de humidade que nem roupa podem ter. E segundo o empreenteiro é por não abrir as janelas. Agora digam me a responsabilidade é de quem? Uma casa não tem que ter as tais condutas para poder respirar é que nem uma eu tenho no interior da casa.


    abra as janelas!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Colocado por: AnasabelAgora digam me a responsabilidade é de quem?

    Do projetista?
    O empreiteiro cumpriu o projeto?
  4.  # 4

    Costuma abrir as janelas?
    Ainda não respondeu a essa questão.
    Como diz que tem humidade noutros compartimentos, provavelmente um dos problemas, é mesmo não abrir as janelas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

    No projeto diz que as casas de banho devem estar equipadas com condutas tipo " feria" mas no interior da wc não tem nada. E sim tenho um desumidificador a trabalhar 12 horas por dia e abro as janelas durante o dia e nada. E no verão acontece na mesma.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 6

    Colocado por: AnasabelNo projeto diz que as casas de banho devem estar equipadas com condutas tipo " feria" mas no interior da wc não tem nada. E sim tenho um desumidificador a trabalhar 12 horas por dia e abro as janelas durante o dia e nada. E no verão acontece na mesma.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Concordei por engano, queria carregar em citar....
    Só é obrigatório terem condutas quando não têm janelas.
  7.  # 7

    Colocado por: BricoleiroSó é obrigatório terem condutas quando não têm janelas.

    isso era "antigamente"
    desde 2013 que segundo o regulamento da Termica as janelas não contam para ventilação.
    devem existir pelo menos grelhas de admissão de ar nos quartos e sala, e condutas de evacuação nas Casas de banho e despensa
  8.  # 8

    Colocado por: fernandoFerreira
    isso era "antigamente"
    desde 2013 que segundo o regulamento da Termica as janelas não contam para ventilação.
    devem existir pelo menos grelhas de admissão de ar nos quartos e sala, e condutas de evacuação nas Casas de banho e despensa

    2017 menos 5 anos dá 2012 nas minhas contas.
    Colocado por: Anasabeltenho uma moradia ja ha 5 anos
  9.  # 9

    Colocado por: Bricoleiro2017 menos 5 anos dá 2012 nas minhas contas

    Exacto
    não fiz essas contas.
    apesar de cumprir a legislação da altura, não significa que seja a melhor solução.
    precisamente devido ás patologias que as construções "Novas" apresentavam, é que o Regulamento Evoluiu no sentido de tornar as habitações menos Estanques, e com melhor qualidade do ar.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreiraapesar de cumprir a legislação da altura, não significa que seja a melhor solução.
    precisamente devido ás patologias que as construções "Novas" apresentavam, é que o Regulamento Evoluiu no sentido de tornar as habitações menos Estanques, e com melhor qualidade do ar.


    De acordo, mas independentemente da idade e construção da casa e da legislação, um extractor de ar na WC ligado sempre que tomam banhos é muito mais eficiente para evitar patologias de humidade que simples condutas com grelhas em que a eficiência depende grande parte à velocidade e direção do vento.
  11.  # 11

    eu costumo prescrever no minimo:
    1 vmc de fluxo simples (extracção de ar nas casas de banho e despensa)
    e as grelhas de admissão de ar nos quartos e sala

    depois quem quiser gastar mais tem outras soluções melhores
    Concordam com este comentário: TZW
  12.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreiraeu costumo prescrever no minimo:
    1 vmc de fluxo simples (extracção de ar nas casas de banho e despensa)
    e as grelhas de admissão de ar nos quartos e sala

    depois quem quiser gastar mais tem outras soluções melhores


    Se não houver compensação da pressão de vapor nas paredes dos banhos e impermeabilização adequado poderá ser insuficiente
  13.  # 13

    Colocado por: AnasabelAgora digam me a responsabilidade é de quem?
    A pergunta é sobre a RESPONSABILIDADE.

    Colocado por: AnasabelNo projeto diz que as casas de banho devem estar equipadas com condutas tipo " feria" mas no interior da wc não tem nada
    A responsabilidade é:
    1.- do empreiteiro;
    2.- do técnico responsável;
    3.- do fiscal.

    Veja, nos projectos, quem assinou os termos de responsabilidade afirmando que a construção está "de acordo com o projecto".

    Depois, é seguir os trâmites normais:
    - Carta registada com aviso de recepção para o empreiteiro, com conhecimento aos outros 2 implicados, denunciando este erro de construção.
    - Dá um prazo (3 ou 4 semanas) para RESOLVER o problema (informando-a previamente de que forma técnica o vai fazer, que estará sujeita a aprovação pelo pelo seu técnico de fiscalização e por si), ameaçando denúncia à autoridade reguladora - a qual pode aplicar coimas ou, até, suspender o alvará.

    Meus senhores, que mais aconselham a Anasabel a fazer ?
  14.  # 14

    Colocado por: Luis K. W.

    Meus senhores, que mais aconselham a Anasabel a fazer ?


    abrir as janelas....
  15.  # 15

    Colocado por: loverscoutabrir as janelas....

    Relativamente À RESPONSABILIDAAAADE !
    :-)
  16.  # 16

    E uma vez que ja passaram 5 anos ainda posso reclamar? E as tais condutas tipo " feria" são os tais extratores de ar? Obrigado pelos esclarecimentos.
    • TZW
    • 14 abril 2017

     # 17

    Aparte do empreiteiro, compre um medidor de temperatura/humidade daqueles baratos no Leroy e faça umas medições por toda a casa em diferentes horas e vá apontando, apesar de haver bolores só nessa zona, o ar da casa pode estar demasiado saturado a tempo inteiro o que dificulta a absorção do vapor extra dos banhos. Se ainda puder reclamar não deixe de o fazer, mas se a solução for relativamente simples e pouco dispendiosa, e não puder reclamar, avance com os respiros porque além de poupar em tinta melhora a qualidade do ar que respira.
    Concordam com este comentário: nmex2
  17.  # 18

    Colocado por: AnasabelE uma vez que ja passaram 5 anos ainda posso reclamar?
    Somos todos testemunhas que a Anasabel só descobriu há coisa de 20 minutos que o empreiteiro NÃO CUMPRIU O PROJECTO! .
    Não foi, malta?
    Portanto, o prazo para reclamar começou a contar há um bocadinho.

    Convém, talvez, referir isto (que acabou de se aperceber que o projecto de ventilação não foi cumprido) na carta registada com aviso de recepção que lhe vai enviar.

    Colocado por: AnasabelE as tais condutas tipo " feria" são os tais extratores de ar?
    Um extractor é uma ventoinha.
    As condutas são os tubos por onde devia entrar ar novo e sair o ar saturado.
    Se o projecto previa ventilação com essas condutas e elas não estão lá, há que apurar responsabilidades.

    A Anasabel comprou a moradia construída, ou foi a Anasabel quem a mandou construir ?
  18.  # 19

    Foi eu que a mandei construir.
  19.  # 20

    Se a casa tivesse as tais condutas teria de haver uma saida ( buraco) na parede interior da wc certo?
 
0.0198 seg. NEW