Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tenho um projector com sensor de luz incorporado e o projector esta ligado a um interruptor que fica sempre em modo ON para que o projector funcione em modo crepuscular, mas quando o projector se apaga o led fica a piscar ou quando projector esta apagado e se liga o balão da agua o mesmo pisca.
    Alguém me consegue ajudar a resolver este problema?

    O projector em questão é da primelux Sensini
    primelux sensi

    Ficha informação.pdf
    • TZW
    • 11 abril 2017

     # 2

    Se o corte é feito pelo sensor e este não o faz na totalidade pode ser defeito, só experimentando numa habitação diferente, se for capaz e não tem nada a perder, desligue o disjuntor da EDP e todos os disjuntores do quadro e verifique os apertos de todos os fios existentes em barramentos e disjuntores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  2.  # 3

    Chinesices.

    Se esse problema se manifesta de maneiras diferentes quando outros equipamentos param ou arrancam, o problema chama-se "compatibildiade electromagnética".

    https://en.wikipedia.org/wiki/Electromagnetic_compatibility#Coupling_mechanisms

    De forma simplista, tudo o que é eléctrico interfere com tudo o que é eléctrico. Os equipamentos têm de ser projectados, testados e homologados para garantira que:
    - A interferência causada está num nível aceitavelmente fraco;
    - Os equipamentos são imunes a interferências externas dentro de limites razoáveis;

    Quando isto não é acautelado, temos disso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
  3.  # 4

    Colocado por: TZWSe o corte é feito pelo sensor e este não o faz na totalidade pode ser defeito, só experimentando numa habitação diferente, se for capaz e não tem nada a perder, desligue o disjuntor da EDP e todos os disjuntores do quadro e verifique os apertos de todos os fios existentes em barramentos e disjuntores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catfish


    Se eu desligar o interruptor ele não da luz nenhuma mas com interruptor ligado como chega lá corrente ele faz isso quando liga a bomba e quando não liga a bomba fica-se a ver um piscar com muita pouca luz
    •  
      larkhe
    • 11 abril 2017 editado

     # 5

    Inverta a ligaçao aos 220v pode ser que fique bom :) e sim já sei que e uma sinusoide e que tanto faz.
  4.  # 6

    Colocado por: larkheInverta a ligaçao aos 220v pode ser que fique bom :) e sim já sei que e uma sinusoide e que tanto faz.


    inverto a ligação da bomba?

    Como?
    • TZW
    • 11 abril 2017 editado

     # 7

    Esta treta deve resolver o problema, tenho alguns mas ainda não testei, embora o preço que paguei foram 2,3euros...

    https://www.livoloeurope.eu/livolo-full-product-catalogue/livolo-standard-accessories%20/livolo-lighting-adapter-the-saviour-of-the-low-wattage-led-lamp-VL-PJ01
    É mais ou menos isto que está lá dentro, alguém de electronica deve poder recomendar um transístor adequado para o efeito.
    https://www.youtube.com/watch?v=h9zL235htnQ
  5.  # 8

    Aqui vai o video de quando tenho o interruptor ligado e no comando do projector seleciono OFF ele da esta luz

    Video aqui
  6.  # 9

    Aqui estão as ligações:
    IMG_3604

    IMG_3605

    IMG_3602_copy

    IMG_3591
  7.  # 10

    o engraçado é que no mesmo disjuntor tenho outras lampadas LED E27 10W e não acontece isso, enquanto que no projetor de 30w acontece
  8.  # 11

    Colocado por: TZWEsta treta deve resolver o problema, tenho alguns mas ainda não testei, embora o preço que paguei foram 2,3euros...

    https://www.livoloeurope.eu/livolo-full-product-catalogue/livolo-standard-accessories%20/livolo-lighting-adapter-the-saviour-of-the-low-wattage-led-lamp-VL-PJ01
    É mais ou menos isto que está lá dentro, alguém de electronica deve poder recomendar um transístor adequado para o efeito.
    https://www.youtube.com/watch?v=h9zL235htnQ


    Não é tão sofisticado. Aquele adaptador que mostrou não deve ter muito mais que uma resistência lá dentro. O suficiente para escoar alguma corrente induzida por circuitos vizinhos e resolver o fenômeno associado à bomba de água. Mas o cintilar quando está de dia, bastando o interruptor estar ligado, tem outra origem: o interruptor crepuscular tem um relé ou um triac que liga ou corta a luz. Em paralelo com o relé ou triac tem um circuito de protecção onde flui uma corrente quase insignificante, mas o suficiente para que a luz tente arrancar.
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 12

    O mais provável é ser do projetor o problema, acontece com muitas lâmpadas led de má qualidade, com leds montados em instalações com interruptores que não façam bem o corte, basta passar uma voltagem reduzida que os leds acendem, em iluminação de alto consumo(incandescente/halogéneo) não acontece o fenómeno com essas pequenas falhas porque a lâmpada não emite luz com baixa voltagem. Como esse equipamento tem a célula/sensor incorporado, provavelmente o circuito electronico não faz o corte devidamente ou tem defeito. É um defeito relativamente comum em certas marcas ou linhas brancas de equipamento low cost. Para ter certeza nada como testar na loja antes de comprar. equipamentos led ou fazem o corte a 100% ou tem componentes para absorver essas cargas parasitas, por norma abrindo o circuito(fase) todos desligam.
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 13

    Colocado por: catfisho engraçado é que no mesmo disjuntor tenho outras lampadas LED E27 10W e não acontece isso, enquanto que no projetor de 30w acontece

    As lâmpadas não devem ter interruptor crepuscular embutido, a falha provem dai, em vez de fazer o corte como faz no interruptor de parede o circuito interno deixa passar carga ou por indução, basta proximidade de componentes/fios com mau isolamento.
  9.  # 14

    Colocado por: TZWEsta treta deve resolver o problema, tenho alguns mas ainda não testei, embora o preço que paguei foram 2,3euros...

    https://www.livoloeurope.eu/livolo-full-product-catalogue/livolo-standard-accessories%20/livolo-lighting-adapter-the-saviour-of-the-low-wattage-led-lamp-VL-PJ01


    A tampinha superior dessas coisas dá para desencaixar. Por curiosidade, abra uma e tire foto se tiver oportunidade, sff. Só para confirmar uma teoria... :)
    • TZW
    • 12 abril 2017 editado

     # 15

    Colocado por: ClioII
    Também pensei nessa possibilidade, disse para mim, vou dar 2 euros por uma resistência dentro de uma caixa, mas depois de pensar achei que não podia ser porque o que aquilo faz é assumir uma carga mínima entre fase e neutro para manter o circuito fechado quando a lâmpada é desligada, o interruptor deixa passar uma voltagem mínima para manter a board activa. Tem um chip daqueles de 6 patas e mais umas tretas, não me lembro bem, logo vejo se os encontro e tiro uma foto.

    A tampinha superior dessas coisas dá para desencaixar. Por curiosidade, abra uma e tire foto se tiver oportunidade, sff. Só para confirmar uma teoria... :)
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 16

    Colocado por: TZW


    Era um transístor, faz sentido...
      IMAG0368.jpg
      IMAG0369.jpg
  10.  # 17

    Para mais informação o interruptor de parede é da Legrand.

    Fui a uma loja de electronica e deram-me um CONDENSADOR POLYESTER 250v como podem ver na imagem e disseram para colocar na junçao perto do projector mas não resolveu

    IMG_3611

    IMG_3610
    • TZW
    • 12 abril 2017 editado

     # 18

    Não ficou a dar uns flashs maiores e mais espaçados!? :)
    O problema está no interior do projetor, na entrada não resolve nada, penso eu.
  11.  # 19

    Colocado por: TZWNão ficou a dar uns flashs maiores e mais espaçados!? :)
    O problema está no interior do projetor, na entrada não resolve nada, penso eu.


    Como referi em cima quando esta em modo off no projector e com interruptor de parede ligado dá isto:

    Video 1

    Quando em modo off ou crepuscular e com interruptor de parede ligado dá isto:

    video do flash mais intenso

    Se desligar o interruptor de parede não dá sinal nenhum de corrente no projetor
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 20

    A questão dos flashs mais intenso, referia-me a quando esta de dia com o interruptor ligado(a situação inicial), já tive um caso com uma lâmpada economizadora que não liga com pouca voltagem, mas carregava os condensadores e dava um flash de x em x segundos. Acho que vai ter que intervir no interior do projetor, se não o pode devolver, retire da parede, ligue um cabo com ficha e teste num local diferente, outra habitação, só para garantir que é defeito. Se sim, abra um tópico para reparar o projetor, tire umas fotos e vá aguardando informações.
 
0.0245 seg. NEW