Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Skin

    ah estamos a chegar lá

    estava a ver que as mantas para vapor aplicadas em sistemas com xps ( coberturas) era apenas para ingles ver

    e repito no caso do user em questão, aplicar xps e pladur apenas, vai funcionar mal.
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal
  2.  # 22

    Colocado por: marco1Skin

    ah estamos a chegar lá

    estava a ver que as mantas para vapor aplicadas em sistemas com xps ( coberturas) era apenas para ingles ver

    e repito no caso do user em questão, aplicar xps e pladur apenas, vai funcionar mal.
    Concordam com este comentário:Schlüter-Portugal


    Deve fazer o isolamento continuo e antes de aplicar o gesso uma bpv.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 23

    Colocado por: SkinkxEu acho que "absorve" não será a palavra correcta... o XPS funciona como barreira à difusão de vapor de água, ou seja, o vapor de água não penetra o XPS, não tem capacidade de passar do lado húmido para o lado seco, na medida em que o XPS repele e controla este fluxo.


    Passa pelas juntas e condensa atrás

    E além disso vai condensar na caixilharia.
  4.  # 24

    O isolamento pelo interior obriga à colocação de uma barreira ao vapor. tanto faz que seja lã mineral ou XPS, embora as consequências sejam ligeiramente diferentes:

    1) Lã Mineral

    Sem BPV o vapor de água vai acumular-se na lã, comprometendo a sua função como isolamento térmico e levando à aparição de fungos e bolores;

    2) XPS

    Sem BPV o vapor de água irá acumular-se à volta do XPS, criando fungos e bolores.

    Ao contrário do que sucede no exterior, a barreira ao vapor é colocada sobre o isolamento e não por baixo.
      13.JPG
  5.  # 25

    Colocado por: Anonimo16062021
    Existem placas em XPS de encaixe" macho fêmea" para evitar isso mesmo


    Sim as minhas placas são macho fêmea e a ideia era por uma massa vedante na junta. Assim como nas placas wedi, também conto tratar as juntas... Mas fiquei um pouco confuso com a permeabilidade ou não do xps...
  6.  # 26

    Colocado por: simplesO isolamento pelo interior obriga à colocação de uma barreira ao vapor. tanto faz que seja lã mineral ou XPS, embora as consequências sejam ligeiramente diferentes:

    1) Lã Mineral

    Sem BPV o vapor de água vai acumular-se na lã, comprometendo a sua função como isolamento térmico e levando à aparição de fungos e bolores;

    2) XPS

    Sem BPV o vapor de água irá acumular-se à volta do XPS, criando fungos e bolores.

    Ao contrário do que sucede no exterior, a barreira ao vapor é colocada sobre o isolamento e não por baixo.
      13.JPG

    "Acomular-se à volta do xps"? Então mas se a superfície interior do XPS está quente e a exterior estiver inacessível ao vapor por que razão vai haver condenação? (Isso partindo do principio que o XPS tem a tal permeabilidade baixa) È a tal coisa que fiquei confuso, afinal é ou não permeável?
  7.  # 27

    Colocado por: Anonimo18072022AO XPS é impermeável à água mas permeável ao vapor de água conforme dados do fabricante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:viveiroscordeiro


    OK, Então ja entendi, teria sempre de usar uma barreira de vapor. Entretanto acabei de descobrir que mesmo as placas wedi têm uma versão sem e outra com barreira de vapor... Ups! As minhas são as stander sem barreira adicional e estão coladas numa parede de casa de banho...
  8.  # 28

    O XPS mudou de face entre comparativos, ó Dias. Isto se o meu alemão inexistente e totalmente ausente não me está a enganar.
  9.  # 29

    Colocado por: Anonimo16062021
    Explique-me lá então como colaca uma BPV num sistema XPS colado á parede pelo interior..


    Peço desculpa, tem razão naquilo que diz. No caso do XPS não é necessário colocar a barreira ao vapor. Esse principio apenas se aplica às lãs minerais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: viveiroscordeiro
      2.JPG
  10.  # 30

    Colocado por: Anonimo16062021

    Pois..eu ouço dizer tenta coisa que nem é bom dizer aqui no fórum


    Prontos lá vem falar de dietas e de vida saudável
    • MNeo
    • 26 abril 2017

     # 31

    Por exemplo se quiser fazer o isolamento térmico pela parte inferior da laje de cobertura de uma cave, se utilizar XPS, não preciso de colocar BPV?

    No projeto de uma moradia em que pretendo colocar o isolamento térmico na parte inferior da laje da cave, estou a ter dificuldades em arranjar uma solução para colocar BPV entre o isolamento e a Laje.

    Tinha estado a ver a possibilidade de aplicar weber.tec superflex more, na laje para para fazer a função de BPV e efetuar a colagem das placas, sendo depois fixadas com buchas para etics, levando barramento, rede e acabamento final, como num sistema etics exterior
  11.  # 32

    Está feito! Acabei mesmo por fazer o isolamento interior por baixo das janelas com o XPS, colado diretamente à parede e barrado com weber.therm pro e rede de fibra de vidro. Aparentemente o resultado ficou idêntico ás placas Wedi que coloquei na I.S. (tipo ETICS ao contrario), só que uma parede de 4m2 em Wedi ficou por 208€ (só placas) utilizando o XPS mais o barramento com a rede é incomparavelmente mais barato...

    Julgo que não vai haver problemas de condensação no interior da parede, até por que já se tratava de uma parede dupla com caixa de ar, mas sem isolamento no interior, por isso o pano interior nuca estará totalmente frio, como numa parede simples.

    Entretanto estive ao telefone com os técnicos da Wedi que confirmaram que as placas stander não são totalmente estanque ao vapor, mas que isso nem seria desejável, eles tem placas com barreira total, mas só usam em banhos turcos etc...
    De resto depois de algumas leituras fiquei exatamente com a ideia que a barreira de vapor não deve ser total, especialmente no nosso clima, e o XPS tem um valor de resistência ao vapor que o torna interessante como barreira, mas permite alguma respiração...
  12.  # 33

    Mas a grande questão não é a barreira, mas a compensação à pressão do vapor.
    • MNeo
    • 27 abril 2017

     # 34

    Colocado por: MNeoNo projeto de uma moradia em que pretendo colocar o isolamento térmico na parte inferior da laje da cave, estou a ter dificuldades em arranjar uma solução para colocar BPV entre o isolamento e a Laje.

    Tinha estado a ver a possibilidade de aplicar weber.tec superflex more, na laje para para fazer a função de BPV e efetuar a colagem das placas, sendo depois fixadas com buchas para etics, levando barramento, rede e acabamento final, como num sistema etics exterior


    Que me dizem desta solução para BPV?
  13.  # 35

    Colocado por: Anonimo16062021.
    São poucas,mas mesmo muito pouca as marcas que tenham esse tipo de material de isolamento que seja totalmente estanque ao vapor..

    .
    Duvido que tenham..

    Supostamente têm uma " wedi vapor" que vem com uma película numa das faces...
  14.  # 36

    Colocado por: viveiroscordeiro
    Supostamente têm uma " wedi vapor" que vem com uma película numa das faces...

    barreira ao vapor não é estanque ao ar
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  15.  # 37

    Colocado por: Schlüter-Portugal
    barreira ao vapor não é estanque ao ar
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Como assim?
  16.  # 38

 
0.0236 seg. NEW