Colocado por: razgulÚltima questão por agora - A unidade da foto é a única que está afastada em cerca de um centímetro da parede à qual ficará fixa. A parede é em estuque e as buchas ficaram com alguma folga e por isso a distância de 1cm. Não há problema?
Colocado por: razgulDentro da parede? É normal?só se não existir outra solução pois impede o acesso as mesmas para correcção de qualquer defeito.
Colocado por: razgulE não deve ser revestida com aquele isolamento da restante tubagem?toda a tubagem e respectivas ligações deve ser revestida por material termico adequado para garantir a inexistência de condensações futuras e quebras de rendimento (a propria maquina vem com material excedente para esse efeito, material esse que foi retirado)
Colocado por: razgulPode ficar assim exposto dentro da parede, só envolvido com silicone?se tiver mesmo que ficar dentro da parede nunca poderá ser preenchido nem com silicone nem com outro produto (por exemplo: espuma poliuretano expansiva) que impeça o movimento e a remoção se necessário.
Colocado por: razgulum dos tubos de escoamento pode ter uma união, na vertical, a meio caminho, antes do exterior?se bem executado não tem qualquer problema, no entanto denoto alguma falta de cuidado com o trajecto do mesmo e isto pode ser problemático.
Colocado por: razgulA unidade da foto é a única que está afastada em cerca de um centímetro da parede à qual ficará fixa. A parede é em estuque e as buchas ficaram com alguma folga e por isso a distância de 1cm. Não há problema?para o equipamento não, ficando somente feio e podendo gerar ruidos anormais.
Colocado por: JONYPS "Calha técnica da Efapel ????" mas é alguma instalação eléctrica?não percebo o porque desta observação pois a Efapel é uma calha técnica bastante util em muitas situações e bastante usada para estas instalações pois alia o baixo custo com uma qualidade aceitavél, existem muitos acessorios e é muito difundida permitindo encontrar acessorios em qualquer local.
Colocado por: razgulO instalador (Daikin p/ campanha EDP) afirmou que não podia remover a frontal (??!!). Pareceu-me estranho! Como resultado tenho as máquinas ainda sem estarem em funcionamento com aspecto de terem já uns meses de uso (diria conspurcado). Limitou-se a remover a tampa de acesso aos filtros, dizendo que a Daikin não permite que toda a estrutura branca possa ser removida por "questões de garantia"... Será??NÃO.
Colocado por: razgulEu estou em crer que no final desta instalação e com as fotografias que já reuni, irei enviá-las directamente à Daikin e a eles solicitar uma visita de inspecçãocomprou as maquinas á Daikin ou foi a um instalador? ou a um distribuidor?
Colocado por: razgulaparentemente certificada pela daikin
Colocado por: razgulBom, entretanto a "instalação" prosseguiu mas está por acabar... Que filme...!
Surgiu uma dúvida sobre a qual peço desculpa se já foi respondida no fórum mas não encontrei, aqui vai:
Qualquer pessoa que instale A/C's basta a formação (num fabricante por exemplo) ou é mesmo (legalmente) necessário ser certificado?
Quero perguntar à APA mas existirá certamente aqui alguém que me possa esclarecer.
Muito obrigado