Iniciar sessão ou registar-se
    • razgul
    • 14 abril 2017 editado

     # 1

    Permitam-me agradecer antecipadamente todos os vossos contributos.
    Sigo há muito tempo este fórum e agora chegou a minha vez de pedir ajuda.

    Tenho dúvidas quanto a instalação de ar condicionado que estão a realizar no meu apartamento.

    Preciso que por favor me deixem o vosso parecer. Que melhoramentos, correcções e chamadas de atenção devo salientar, antes de dar os trabalhos por concluídos.

    Tenho particular receio nas ligações dentro de paredes (interior ou exterior) e na saída de tubagens e cabos para a parte exterior do apartamento.
    Numa das fotografias que coloco, reparem que aquelas duas tubagens de gás e líquido, vêm da unidade interior e são unidas à tubagem que segue para a unidade exterior, dentro da parede! Dentro da parede? É normal? Não existe problema? E não deve ser revestida com aquele isolamento da restante tubagem? Pode ficar assim exposto dentro da parede, só envolvido com silicone?
    Na ligação ao exterior, não se usa daquela espuma expansível (amarela)? Pergunto porque o técnico insiste que só se coloca silicone (está a usar daquela para cozinhas e casas de banho). É certo que à frente leva calha técnica efapel mas fica só assim com silicone?
    Outra questão - um dos tubos de escoamento pode ter uma união, na vertical, a meio caminho, antes do exterior?

    Queiram desculpar este meu pedido e falta de conhecimento.
    Pedi que me colocassem três unidades interiores para um multisplit daikin mas estou com bastantes apreensões quanto a esta instalação.

    Peço e aceito todas as vossas opiniões.

    Muito obrigado!
    Concordam com este comentário: jamc.06
      IMG_20170413_222102.jpg
      IMG_20170413_221726.jpg
  1.  # 2

    Mais algumas fotografias
      IMG_20170413_224649.jpg
      IMG_20170413_220449.jpg
    • TZW
    • 14 abril 2017

     # 3

    Não percebo nada do assunto mas tenho a ideia que a instalação é feita com tubo de cobre em rolo não necessitando de emendas em distancias curtas, costuma ter uma manga de isolamento tipo epdm ou algo assim, as vedações nas saídas de parede deve ter que aplicar cola e veda nem que seja no acabamento final para impermeabilizar, o tubo de drenagem da agua condensada também acho que pode ser comprado com a medida necessária e ficar sem emendas.
    Confirme se essas questões podem ser facultativas ou não com o fabricante/representante do equipamento/marca, tire algumas fotos antes de estar tudo tapado, mas se for opcional gastar restos de outros serviços, você como cliente pode exigir o que quiser em termos de qualidade, também pode agravar o preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: razgul
  2.  # 4

    Última questão por agora - A unidade da foto é a única que está afastada em cerca de um centímetro da parede à qual ficará fixa. A parede é em estuque e as buchas ficaram com alguma folga e por isso a distância de 1cm. Não há problema?
      IMG_20170413_220617.jpg
  3.  # 5

    Obrigado TZW !

    As emendas não são própriamente emendas.
    Os equipamentos interiores já trazem algum (pouco) comprimento de tubagem, à qual depois se ligam os tubos cujas extremidades ligam a essas unidades interiores, bem como à unidade exterior.
    A minha questão é se essas ligações podem acontecer dentro das paredes (sem ser na calha técnica) e se aquelas ligações não têm de ser revestidas com o isolamento, à semelhança da restante tubagem.
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 14 abril 2017

     # 6

    Colocado por: razgulÚltima questão por agora - A unidade da foto é a única que está afastada em cerca de um centímetro da parede à qual ficará fixa. A parede é em estuque e as buchas ficaram com alguma folga e por isso a distância de 1cm. Não há problema?
      IMG_20170413_220617.jpg

    Não há problema até cair...ainda estão uns euros nessa instalação, se algo justificar o que está mal feito acho que o instalador deveria falar consigo e expor o problema, nessas paredes por vezes fixa melhor apertar o parafuso directo na madeira interior.

    Tente obter uma opinião do Jorge Alves
    • JONY
    • 14 abril 2017 editado

     # 7

    Estava navegar e vim parar aqui por acaso, ao ver essas fotos não pude de deixar de efectuar o registo dar o meu pequeno contributo...

    Trabalho no ramo de instalação AC á cerca de 20 anos e durante esse tempo tive tempo para aprender que existem dois tipos de pessoas que "montam" AC´s

    Os instaladores (onde me considero enquadrado)

    e os "penduradores" que parece ser o caso do que lhe calhou...

    Agora por partes e respondendo ás suas questões:

    Nunca se devem deixar as uniões da tubagem no interior das paredes e porquê?
    Porque como qualquer união de aperto e que pode sofrer dilatação com a variação de temperatura está sujeita a fugas que depois de tudo instalado será muito dificíl de detectar e corrigir.
    Apenas em casos muito difíceis em que não exista outra alternativa se deixa as uniões no interior da parede.

    Todos os tubos devem ser isolados com isolamento próprio de modo a evitar condensações durante o funcionamento do modo de "Verão" e perda de rendimento no modo "Inverno".


    Na empresa onde trabalho (Instalador autorizado Daikin e Mitsubishi Electric) sempre utilizamos espuma de poliuretano para preencher os espaços ocos da parede e no fim da secagem do mesmo cortamos o excedente e isolamos com borracha liquida igual á que se utiliza na impermeabilização de terraços e telhados.

    Quanto aos tubos de drenagem os mesmos podem ter emendas desde que salvaguardada a estanquicidade das mesmas.


    Quanto á folga da unidade á parede é tudo uma questão de adquirir as buchas correctas para o tipo de parede em questão.

    No caso da unidades da Daikin são das que melhor acabamento final deixam devido ao facto de se faz a instalação com o plástico frontal totalmente removido.

    Agora é tudo uma questão de confrontar o seu "pendurador" com estas dúvidas e vêr o que ele diz...

    Já agora quem está a montar é instalador autorizado da marca? é que se não fôr e depois houver algum problema arrisca-se a ver a garantia "voar".

    Cumprimentos


    PS "Calha técnica da Efapel ????" mas é alguma instalação eléctrica?
    Concordam com este comentário: TZW, jamc.06
    • razgul
    • 14 abril 2017 editado

     # 8

    Muito obrigado JONY !!

    Levantou uma questão preponderante e que não me tinha recordado - " instalação com o plástico frontal totalmente removido".
    O instalador (Daikin p/ campanha EDP) afirmou que não podia remover a frontal (??!!). Pareceu-me estranho! Como resultado tenho as máquinas ainda sem estarem em funcionamento com aspecto de terem já uns meses de uso (diria conspurcado). Limitou-se a remover a tampa de acesso aos filtros, dizendo que a Daikin não permite que toda a estrutura branca possa ser removida por "questões de garantia"... Será??

    As uniões estão dentro da parede porque a tubagem original da máquina, com as curvas para sair da divisão onde está instalada, confluem em comprimento no interior da parede (que creio este instalador pretende "rechear" com silicone de cozinha e casa de banho). Ali vai depois ligar a tubagem que segue por outra divisão (por calha técnica) até à máquina exterior.

    A razão da calha efapel deve-se à falta de pré-instalação. Duas (das três máquinas) interiores percorrem uma viga que sob essa não me choca visualmente a existência da dita calha, para passagem de toda a tubagem e fiação. A terceira unidade é a tal das terceira e quarta fotos, que sai directamente da sala para a rua e onde recai o meu receio desta solução de silicone ser suficiente...

    O que acha?

    Eu estou em crer que no final desta instalação e com as fotografias que já reuni, irei enviá-las directamente à Daikin e a eles solicitar uma visita de inspecção (de outra empresa que não esta, claro). O instalador parece-me simpático (...) mas na instalação está a deixar-me um monte de receios... Não escolhi a empresa, aderi à campanha EDP e eles enviaram esta (aparentemente certificada pela daikin).

    Muito obrigado p'lo vosso contributo
    • JONY
    • 14 abril 2017 editado

     # 9

    Quando falei em calha da Efapel era apenas a brincar com o facto de já nao utilizar essa calha á bastantes anos para montagem de AC existe no mercado outras mais apropriadas.

    Em relação aos plásticos quase todos os modelos da Daikin para serem instalados tem de se retirar a cobertura frontal de modo a colocar 2 parafusos de fixação da máquina ao suporte de fixação á parede. E nunca vi a Daikin recusar garantia por se remover o plástico, aliás para se poder efectuar uma higienização correcta é aconselhado remover a tampa, claro está que convém que quem está a fazer isso tenha experiência.

    Quanto ao trajecto dos tubos e o modo como as calhas passam é tudo uma questão de por vezes colocarmos as calhas por baixo da unidade e então as uniões já ficam dentro da calha.

    coloque umas fotos tiradas de frente ás unidades que eu dou uma opinião.

    Deixo aqui em anexo um exemplo do meu trabalho de calha
    Concordam com este comentário: jamc.06
      foto3.jpg
      foto2.jpg
      foto1.jpg
  4.  # 10

    Colocado por: razgulDentro da parede? É normal?
    só se não existir outra solução pois impede o acesso as mesmas para correcção de qualquer defeito.

    Colocado por: razgulE não deve ser revestida com aquele isolamento da restante tubagem?
    toda a tubagem e respectivas ligações deve ser revestida por material termico adequado para garantir a inexistência de condensações futuras e quebras de rendimento (a propria maquina vem com material excedente para esse efeito, material esse que foi retirado)

    Colocado por: razgulPode ficar assim exposto dentro da parede, só envolvido com silicone?
    se tiver mesmo que ficar dentro da parede nunca poderá ser preenchido nem com silicone nem com outro produto (por exemplo: espuma poliuretano expansiva) que impeça o movimento e a remoção se necessário.

    Colocado por: razgulum dos tubos de escoamento pode ter uma união, na vertical, a meio caminho, antes do exterior?
    se bem executado não tem qualquer problema, no entanto denoto alguma falta de cuidado com o trajecto do mesmo e isto pode ser problemático.

    Colocado por: razgulA unidade da foto é a única que está afastada em cerca de um centímetro da parede à qual ficará fixa. A parede é em estuque e as buchas ficaram com alguma folga e por isso a distância de 1cm. Não há problema?
    para o equipamento não, ficando somente feio e podendo gerar ruidos anormais.
  5.  # 11

    Colocado por: JONYPS "Calha técnica da Efapel ????" mas é alguma instalação eléctrica?
    não percebo o porque desta observação pois a Efapel é uma calha técnica bastante util em muitas situações e bastante usada para estas instalações pois alia o baixo custo com uma qualidade aceitavél, existem muitos acessorios e é muito difundida permitindo encontrar acessorios em qualquer local.

    a qualidade da aplicação da mesma é outra coisa completamente diferente, mas pelas fotos apresentadas nem se pode questionar isso.
  6.  # 12

    Colocado por: razgulO instalador (Daikin p/ campanha EDP) afirmou que não podia remover a frontal (??!!). Pareceu-me estranho! Como resultado tenho as máquinas ainda sem estarem em funcionamento com aspecto de terem já uns meses de uso (diria conspurcado). Limitou-se a remover a tampa de acesso aos filtros, dizendo que a Daikin não permite que toda a estrutura branca possa ser removida por "questões de garantia"... Será??
    NÃO.

    Colocado por: razgulEu estou em crer que no final desta instalação e com as fotografias que já reuni, irei enviá-las directamente à Daikin e a eles solicitar uma visita de inspecção
    comprou as maquinas á Daikin ou foi a um instalador? ou a um distribuidor?

    a Daikin é somente fabricante e como tal responde exclusivamente sobre o equipamento sendo a instalação da responsabilidade do comercializador sendo completamente alheio ao fabricante, pelo que no máximo paga a deslocação do técnico Daikikn e este só irá confirmar se o equipamento esta nas condições operacionais correctas.

    se achar que tem argumentos (eu diria que sim, mas é somente uma opinião pessoal sem qualquer vinculo legal) para isso deve reclamar com quem lhe vendeu o equipamento

    Colocado por: razgulaparentemente certificada pela daikin


    mais uma vez, nenhum fabricante certifica instaladores Daikin incluida.


    ps: a Daikin Portugal somente é responsabilizada pelos equipamentos comercializados por si, ja encntrei equipamentos de marca Daikin que foram importados directamente e esses não têm garantia da Daikin Portugal mas sim do pais de origem.
  7.  # 13

    Se comprou através de uma campanha da EDP, envolva-os e apresente uma queixa formal.
    Já tem em seu poder informações que mostram que a instalaçao não foi feita de acordo com as boas práticas.
  8.  # 14

    Essa da garantia só para aparelhos nacionais é política de marca que parou no milénio passado :)

    Quem não deve não teme... ;) Pratiquem os preços q se vê lá fora q já não há importações malucas. :)
    Concordam com este comentário: treker666
  9.  # 15

    Muito obrigado a todos pelo contributo!

    Continuo receptivo a novas opiniões.

    Vou seguir o conselho do jorgealves e medicineeng e reclamar junto da EDP para isto ser tudo vistoriado.

    Estamos preocupados.
    Acreditávamos ser bom preço/oportunidade e 24 meses sem juros, mas errámos em não poder escolher o instalador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psergio57
  10.  # 16

    Digam-me por favor se isto assim está bem.

    Por exemplo:
    - o isolamento do cobre acabar antes daquela tampa;
    - os tubos e fios assim amanhados ali atrás;
    etc.
      IMG_20170414_182047.jpg
      IMG_20170414_181944.jpg
  11.  # 17

    Bom, entretanto a "instalação" prosseguiu mas está por acabar... Que filme...!

    Surgiu uma dúvida sobre a qual peço desculpa se já foi respondida no fórum mas não encontrei, aqui vai:

    Qualquer pessoa que instale A/C's basta a formação (num fabricante por exemplo) ou é mesmo (legalmente) necessário ser certificado?

    Quero perguntar à APA mas existirá certamente aqui alguém que ​me possa esclarecer.

    Muito obrigado
  12.  # 18

    tem de ser tecnico de gases flourados
  13.  # 19

    Sim mas a questão é - alem de formação têm que ter a certificação para gases flourados, correcto?
    • ik
    • 4 junho 2017

     # 20

    Colocado por: razgulBom, entretanto a "instalação" prosseguiu mas está por acabar... Que filme...!

    Surgiu uma dúvida sobre a qual peço desculpa se já foi respondida no fórum mas não encontrei, aqui vai:

    Qualquer pessoa que instale A/C's basta a formação (num fabricante por exemplo) ou é mesmo (legalmente) necessário ser certificado?

    Quero perguntar à APA mas existirá certamente aqui alguém que ​me possa esclarecer.

    Muito obrigado


    Está mesmo a implicar com o instalador.. conte lá a "estória" toda
 
0.0226 seg. NEW