Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Num apartamento de ultimo andar de 70m2, quero colocar na sala uma salamandra de pellets e condutas de ar pelo sótão para o resto das divisões
    Alem de ter de comprar uma salamandra própria para o efeito, tenho duvidas sobre as condutas de ar e distancias. Se alguém poder ajudar...

1º As condutas de ar necessitam de ter revestimento de isolamento térmico?Há realmente ganhos comprovados na temperatura do ar propagado dentro da conduta? (http://www.ventilnorte.com/tda/condutas-ar-flexiveis/)

2º Para um dos quartos, deve ser necessário aprox. 9 metros de conduta.Que temperatura posso obter neste quarto, com a salamandra a funcionar a 22 graus?

3º Ate que ponto compensa colocar um ventilador extra (http://www.ventilnorte.com/dospel/kom-II.html) para forçar a propagação do ar, uma vez que a salamandra para este tipo de cenário já tem incorporado ventoinhas próprias para o efeito?

Obrigadi
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

• TZW
    •   agradecimentos
    • 14 Abril 2017

# 2

1-isolamento obrigatório senão vai ficar a aquecer o sótão
    2-a salamandra não vai funcionar a 22º, tem é que na potencia maxima conseguir que o ar chegue aos quartos a 22º ou mais
    3-para saber isso tem que calcular as perdas de caudal vs aumento de pressão, se não conseguir um calculo garantido será difícil escolher o ventilador ou verificar se é necessário.O ventilador pode ligar apenas quando há acumulação de temperatura excessiva nas condutas.
    4-precisa de alguns conhecimentos de electricidade/electronica para optimizar o sistema.
    Espreite casos semelhantes de users que fizeram eles próprios alterações em recuperadores de calor para extrair ar quente para outras divisões.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Obrigado pelas dicas
    Devo confessar que estou apreensivo sobre a compra desta solução
    Já contactei 3 empresas no centro norte do pais e nenhuma tem a experiência de ter instalado uma salamandra a pellets com condutas de ar.
    A ultima empresa que esteve a analisar o cenário, indicou-me que, a salamandra a funcionar no máximo, não iria conseguir ter temperaturas acima dos 18º graus nos outros compartimentos.
    Já li meia centena de sites em portugal que vendem estas salamandras, mas é incrível a falta de informação credivel se estas empresas tem os conhecimentos necessários para instalar uma solução destas, pois os seus sites é de marketing ao produto, mas marketing de venda de solução, pois é muito raro. As únicas empresas que me inspiram confiança, são do sul do país, que por motivos de distância não posso estar a pedir-lhe que me instalem esta solução
    E ainda é penoso, ler na Deco, que foram feitos testes a equipamentos de pellets e que foi eliminado dos testes, os modelos de marcas portugueses, pois em termos de segurança, não obedeciam a critérios mínimos. E vivo no distrito de Aveiro onde pelo menos existem 2 fabricantes PT de equipamento pellets. Solzaima e Albicalor .(existem mais?). A minha percepção é que há algo pouco credível neste negocio.

Eu sou um leigo, um mero consumidor que não sabe que modelo comprar (existem centenas de marcas e modelos) ou a quem adjudicar a implementação da solução.
    Porventura, alguém tem recomendações? Empresa que já tenha instalado esta solução, do distrito de aveiro\porto, com claros conhecimentos para optimizar o sistema?
    • TZW
    •   agradecimentos
    • 15 Abril 2017

# 4

Compreendo bem o cenário, eu no seu caso que tem sótão, tentava analisar o custo de uma solução a agua, permite mais aproveitamento e com mais estabilidade na minha opinião. Deixo aqui um descritivo da ideia básica.
    1-Caldeira a pellets com aquecimento de agua
    2-Vmc de duplo fluxo
    3-bateria de calor
    4-sistema de distribuição ar por condutas
    Pode interligar com outros sistemas.
    Dependendo de quem vai instalar, o custo acrescido pode ser compensatório.
    • TZW
    •   agradecimentos
    • 15 Abril 2017

# 5

Colocado por: TZWCompreendo bem o cenário, eu no seu caso que tem sótão, tentava analisar o custo de uma solução a agua, permite mais aproveitamento e com mais estabilidade na minha opinião. Deixo aqui um descritivo da ideia básica.
    1-Caldeira a pellets com aquecimento de agua
    2-Vmc simples-só de entrada porque se é apartamento já deve ter saida
    3-bateria de calor
    4-sistema de distribuição ar por condutas
    Pode interligar com outros sistemas.
    Dependendo de quem vai instalar, o custo acrescido pode ser compensatório.
    • DAJP
    • 30 Abril 2017

# 6

Colocado por: dsousa77Obrigado pelas dicas
    Devo confessar que estou apreensivo sobre a compra desta solução
    Já contactei 3 empresas no centro norte do pais e nenhuma tem a experiência de ter instalado uma salamandra a pellets com condutas de ar.
    A ultima empresa que esteve a analisar o cenário, indicou-me que, a salamandra a funcionar no máximo, não iria conseguir ter temperaturas acima dos 18º graus nos outros compartimentos.
    Já li meia centena de sites em portugal que vendem estas salamandras, mas é incrível a falta de informação credivel se estas empresas tem os conhecimentos necessários para instalar uma solução destas, pois os seus sites é de marketing ao produto, mas marketing de venda de solução, pois é muito raro. As únicas empresas que me inspiram confiança, são do sul do país, que por motivos de distância não posso estar a pedir-lhe que me instalem esta solução
    E ainda é penoso, ler na Deco, que foram feitos testes a equipamentos de pellets e que foi eliminado dos testes, os modelos de marcas portugueses, pois em termos de segurança, não obedeciam a critérios mínimos. E vivo no distrito de Aveiro onde pelo menos existem 2 fabricantes PT de equipamento pellets. Solzaima e Albicalor .(existem mais?). A minha percepção é que há algo pouco credível neste negocio.

Eu sou um leigo, um mero consumidor que não sabe que modelo comprar (existem centenas de marcas e modelos) ou a quem adjudicar a implementação da solução.
    Porventura, alguém tem recomendações? Empresa que já tenha instalado esta solução, do distrito de aveiro\porto, com claros conhecimentos para optimizar o sistema?

alguma novidade? Também pretendo a instalação de uma salamandra ou recuperador a pellets com ar canalizado para o piso de cima em que tenho os quartos e wcs.

Que especialidade me pode aconselhar neste sector?
  4.  # 7

Bem, eu tive contactos com 2 empresas e fui a uma feira ver o funcionamento desta solução em condições não muito aconselháveis e mesmo assim gostei do debito de ar quente pela conduta de ar a uma distância de 6 metros.
    Vou avançar com uma destas soluções, mas com uma maquina que tem 2 saídas de ar canalizável e já me decidi não comprar Solzaima ou Ecoforest. Será da marca moretti ou edilkamin.O que esta por decidir é se vou para uma de 12KW ou um pouco mais.É algo que ainda não estou totalmente convencido
    No seu caso, se a salamandra fica no res do chao e envia calor para o 1º piso, julgo que tem uma situação mais favorável. Calcule as distancias, porque acima de 6metros, já começa a perder força.
    Alias desisti da ideia de colocar uma saída de ar a uma distancia de 9 metros
    • DAJP
    • 30 Abril 2017

# 8

Por acaso também fui à Feira de Março e vi lá as salamandras da Moretti Design, gostei da C10 Compact ou C10 Slot em caso de recuperador e depois também tinha a C8 compact por 1750€... preço bastante bom pelo que tenho visto.

A edilkamin nao conheço, vou investigar!
  5.  # 9

Bem desisti da compra da edilkamin, pois não gostei nada do distribuidor em portugal.
    Sobre a Moretti Design, tambem desisti, pois era necessário um trabalhos complementares para instalação e o distribuidor não tem parceiros com que trabalhar.
    Vou comprar uma Cadel Venus plus , quem tem 2 saidas de calor e um sistema de controlo de ventoinhas mais flexivel. A ver vamos o resultado
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">