Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Num apartamento de ultimo andar de 70m2, quero colocar na sala uma salamandra de pellets e condutas de ar pelo sótão para o resto das divisões
    Alem de ter de comprar uma salamandra própria para o efeito, tenho duvidas sobre as condutas de ar e distancias. Se alguém poder ajudar...

    1º As condutas de ar necessitam de ter revestimento de isolamento térmico?Há realmente ganhos comprovados na temperatura do ar propagado dentro da conduta? (http://www.ventilnorte.com/tda/condutas-ar-flexiveis/)

    2º Para um dos quartos, deve ser necessário aprox. 9 metros de conduta.Que temperatura posso obter neste quarto, com a salamandra a funcionar a 22 graus?

    3º Ate que ponto compensa colocar um ventilador extra (http://www.ventilnorte.com/dospel/kom-II.html) para forçar a propagação do ar, uma vez que a salamandra para este tipo de cenário já tem incorporado ventoinhas próprias para o efeito?

    Obrigadi
    • TZW
    • 14 abril 2017

     # 2

    1-isolamento obrigatório senão vai ficar a aquecer o sótão
    2-a salamandra não vai funcionar a 22º, tem é que na potencia maxima conseguir que o ar chegue aos quartos a 22º ou mais
    3-para saber isso tem que calcular as perdas de caudal vs aumento de pressão, se não conseguir um calculo garantido será difícil escolher o ventilador ou verificar se é necessário.O ventilador pode ligar apenas quando há acumulação de temperatura excessiva nas condutas.
    4-precisa de alguns conhecimentos de electricidade/electronica para optimizar o sistema.
    Espreite casos semelhantes de users que fizeram eles próprios alterações em recuperadores de calor para extrair ar quente para outras divisões.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    Obrigado pelas dicas
    Devo confessar que estou apreensivo sobre a compra desta solução
    Já contactei 3 empresas no centro norte do pais e nenhuma tem a experiência de ter instalado uma salamandra a pellets com condutas de ar.
    A ultima empresa que esteve a analisar o cenário, indicou-me que, a salamandra a funcionar no máximo, não iria conseguir ter temperaturas acima dos 18º graus nos outros compartimentos.
    Já li meia centena de sites em portugal que vendem estas salamandras, mas é incrível a falta de informação credivel se estas empresas tem os conhecimentos necessários para instalar uma solução destas, pois os seus sites é de marketing ao produto, mas marketing de venda de solução, pois é muito raro. As únicas empresas que me inspiram confiança, são do sul do país, que por motivos de distância não posso estar a pedir-lhe que me instalem esta solução
    E ainda é penoso, ler na Deco, que foram feitos testes a equipamentos de pellets e que foi eliminado dos testes, os modelos de marcas portugueses, pois em termos de segurança, não obedeciam a critérios mínimos. E vivo no distrito de Aveiro onde pelo menos existem 2 fabricantes PT de equipamento pellets. Solzaima e Albicalor .(existem mais?). A minha percepção é que há algo pouco credível neste negocio.

    Eu sou um leigo, um mero consumidor que não sabe que modelo comprar (existem centenas de marcas e modelos) ou a quem adjudicar a implementação da solução.
    Porventura, alguém tem recomendações? Empresa que já tenha instalado esta solução, do distrito de aveiro\porto, com claros conhecimentos para optimizar o sistema?
    Concordam com este comentário: De Matos Sébastien
    • TZW
    • 15 abril 2017

     # 4

    Compreendo bem o cenário, eu no seu caso que tem sótão, tentava analisar o custo de uma solução a agua, permite mais aproveitamento e com mais estabilidade na minha opinião. Deixo aqui um descritivo da ideia básica.
    1-Caldeira a pellets com aquecimento de agua
    2-Vmc de duplo fluxo
    3-bateria de calor
    4-sistema de distribuição ar por condutas
    Pode interligar com outros sistemas.
    Dependendo de quem vai instalar, o custo acrescido pode ser compensatório.
    • TZW
    • 15 abril 2017

     # 5

    Colocado por: TZWCompreendo bem o cenário, eu no seu caso que tem sótão, tentava analisar o custo de uma solução a agua, permite mais aproveitamento e com mais estabilidade na minha opinião. Deixo aqui um descritivo da ideia básica.
    1-Caldeira a pellets com aquecimento de agua
    2-Vmc simples-só de entrada porque se é apartamento já deve ter saida
    3-bateria de calor
    4-sistema de distribuição ar por condutas
    Pode interligar com outros sistemas.
    Dependendo de quem vai instalar, o custo acrescido pode ser compensatório.
    • DAJP
    • 30 abril 2017

     # 6

    Colocado por: dsousa77Obrigado pelas dicas
    Devo confessar que estou apreensivo sobre a compra desta solução
    Já contactei 3 empresas no centro norte do pais e nenhuma tem a experiência de ter instalado uma salamandra a pellets com condutas de ar.
    A ultima empresa que esteve a analisar o cenário, indicou-me que, a salamandra a funcionar no máximo, não iria conseguir ter temperaturas acima dos 18º graus nos outros compartimentos.
    Já li meia centena de sites em portugal que vendem estas salamandras, mas é incrível a falta de informação credivel se estas empresas tem os conhecimentos necessários para instalar uma solução destas, pois os seus sites é de marketing ao produto, mas marketing de venda de solução, pois é muito raro. As únicas empresas que me inspiram confiança, são do sul do país, que por motivos de distância não posso estar a pedir-lhe que me instalem esta solução
    E ainda é penoso, ler na Deco, que foram feitos testes a equipamentos de pellets e que foi eliminado dos testes, os modelos de marcas portugueses, pois em termos de segurança, não obedeciam a critérios mínimos. E vivo no distrito de Aveiro onde pelo menos existem 2 fabricantes PT de equipamento pellets. Solzaima e Albicalor .(existem mais?). A minha percepção é que há algo pouco credível neste negocio.

    Eu sou um leigo, um mero consumidor que não sabe que modelo comprar (existem centenas de marcas e modelos) ou a quem adjudicar a implementação da solução.
    Porventura, alguém tem recomendações? Empresa que já tenha instalado esta solução, do distrito de aveiro\porto, com claros conhecimentos para optimizar o sistema?


    alguma novidade? Também pretendo a instalação de uma salamandra ou recuperador a pellets com ar canalizado para o piso de cima em que tenho os quartos e wcs.

    Que especialidade me pode aconselhar neste sector?
    Concordam com este comentário: De Matos Sébastien
  3.  # 7

    Bem, eu tive contactos com 2 empresas e fui a uma feira ver o funcionamento desta solução em condições não muito aconselháveis e mesmo assim gostei do debito de ar quente pela conduta de ar a uma distância de 6 metros.
    Vou avançar com uma destas soluções, mas com uma maquina que tem 2 saídas de ar canalizável e já me decidi não comprar Solzaima ou Ecoforest. Será da marca moretti ou edilkamin.O que esta por decidir é se vou para uma de 12KW ou um pouco mais.É algo que ainda não estou totalmente convencido
    No seu caso, se a salamandra fica no res do chao e envia calor para o 1º piso, julgo que tem uma situação mais favorável. Calcule as distancias, porque acima de 6metros, já começa a perder força.
    Alias desisti da ideia de colocar uma saída de ar a uma distancia de 9 metros
    Concordam com este comentário: De Matos Sébastien
    • DAJP
    • 30 abril 2017

     # 8

    Por acaso também fui à Feira de Março e vi lá as salamandras da Moretti Design, gostei da C10 Compact ou C10 Slot em caso de recuperador e depois também tinha a C8 compact por 1750€... preço bastante bom pelo que tenho visto.

    A edilkamin nao conheço, vou investigar!
  4.  # 9

    Bem desisti da compra da edilkamin, pois não gostei nada do distribuidor em portugal.
    Sobre a Moretti Design, tambem desisti, pois era necessário um trabalhos complementares para instalação e o distribuidor não tem parceiros com que trabalhar.
    Vou comprar uma Cadel Venus plus , quem tem 2 saidas de calor e um sistema de controlo de ventoinhas mais flexivel. A ver vamos o resultado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JBOSILVA
    • DAJP
    • 19 agosto 2017

     # 10

    Eu optei por Ecoforest Cordoba Glass... ainda não está a trabalhar mas penso que a instalação correu bem.
    Concordam com este comentário: luisfmiranda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisfmiranda
  5.  # 11

    Instalação da Cadel Venus 3 plus concluida. 2 condutas de ar quente até maximo 7Mt + a conduta de fumos.
    E hoje fiz os primeiros testes com pellets da Pinewells.Bem, calor produz, mas isto não esta fino.
    a)Com potencia media e os ventiladores a funcionar, tive bastante fumo dentro do apartamento (que é propagado pelas condutas de ar quente, não percebo porquê) e que me obrigou a desligar o equipamento e abrir todas as janelas
    b) Em potencia minima, ao fim de 40m, a chama cada vez mais fica pequena, acabou por apagar e maquina continuava a mandar pellets quando não havia fogo.Por 2x se passou isto

    A ver vamos os proximos capitulos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, SusanaS, JBOSILVA
  6.  # 12

    Bom tarde

    Sou novo aqui no forum e estou a fazer uma instalação de aquecimento central, a exemplo de algumas que aqui aparecem fazendo uso de uma salamandra com ar canalizável.
    Para o efeito adquiri uma salamandra Solius Forestline 15 com ar canalizável foi adquirida com o objectivo para além de aquecer a sala, onde está instalada, fazer uma distribuição do ar canalizável ainda por três quartos.

    Como a salamandra de uma forma directa apenas consegue levar o ar canalizável até uma distância de 5m e dado que eu necessito ir ainda para além desta distância mais 12m tive de utilizar a uma caixa ventiladora de ar quente modelo 300 que debita 300m3/h
    O ar que sai desta caixa ventiladora vai através de condutas de alumínio flexível isolado com lã de vidro, de diâmetro 127mm (coluna pricipal) e 102mm (ramificações directas para os quartos) que deveriam levar o ar até aos quartos.

    Todo o circuito desde a saída da salamandra até à caixa ventiladora (que aspira o ar ) da salamandra (ajudado pelo ventilador desta) e o envia para a canalização torna-se num circuito fechado, pelo que é necessário haver uma entrada de ar na salamandra que depois aquecida vai para a saída de ar canalizável.
    Aquilo que notei é que com a saída directa da salamandra nos quartos, principalmente no primeiro quarto, sentia-se o ar quente a sair. Após colocar a caixa ventiladora, e estando esta a trabalhar bem como o ventilador da salamandra, deixou-se de sentir a tal saída de ar no quarto, aliás não se sente nada a sair da válvula de ar quente, estando esta totalmente aberta.

    Tal como disse anteriormente a caixa ventiladora ao “aspirar” o ar vindo da salamandra, e dado que o sistema está fechado penso ser necessário haver uma entrada de ar na salamandra, que depois de aquecido por esta, é enviado para o ar canalizável o que pela situação que se verifica, essa entrada de ar não está presente pelo que após ligar a caixa ventiladora deixa de se sentir o ar a sair da válvula de ar quente.
    Pelo que observei a salamandra na parte de ar canalizável não tem entrada de ar, assim o ventilador interno funciona bem se for para a distancia até 5m, mas para uma distância maior fazendo uso da caixa ventiladora, o ar que esta "suga" como não há renovação desse ar logo não deita nada para fora.
    A minha questão é se de facto a salamandra não necessita dessa entrada de ar novo a exemplo da entrada que tem que após ser aquecida a envia para a sala?
    Desculpem o extenso post
    Obrigado
  7.  # 13

    De onde vem o ar aquecido, ao certo? Acho que o fumo será sempre um problema...
    Concordam com este comentário: De Matos Sébastien
  8.  # 14

    Já se passaram 3 meses sobre o meu ultimo post, pelo já tenho uma boa experiência sobre os resultados
    Os problemas do fumo e cheiro desapareceram rapidamente, era apenas pelo facto das condutas de ar de alumínio serem novas. Afinal era uma situação normal e expectável.
    Tem sido uma boa experiência e estou satisfeito com a escolha.
    Estes 3 meses, revelaram que uma maquina com estas características, não é preto no branco para se tirar conclusões iniciais. Foi preciso testar diversos cenários para entender como obter o resultado desejado.
    Curiosamente o debito de ar quente que sai em cada saída de ar é melhor do que esperava. Esta a sair com cerca de 60º graus, no entanto o aquecimento no apartamento demora mais um par de horas mais do que esperava. Não sei ainda explicar isto, mas julgo que, se tivesse feito mais pontos de saída de ar quente teria melhor resultado. Ou seja, cada saída de ar teria menor debito, mas distribuição do ar era mais uniforme.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho, Erico, JBOSILVA
  9.  # 15

    Boa tarde,
    estou a fazer obras em casa e estou em dúvida sobre que tipo de aquecimento escolher. Falaram me no aquecimento com uma salamandra e ar canalizável. Pelo que estou a ler parece me uma solução viável mas preciso de umas informações extras.
    1- Quanto tempo fica ligado por dia para manter a casa quente?
    2- Qual o valor gasto para este tempo de uso, aproximado?
    Quem me aconselhou, falou me de só precisar ligar quando chega a casa, que a resposta era rápida e em pouco tempo tinha a casa quente. Mas para o meu caso, que trabalho por turnos e a minha mulher trabalha num horário normal, há sempre, ou quase sempre, alguém em casa, pelo que queria que a casa estivesse sempre mais ou menos á mesma temperatura.
    agradeço a vossa ajuda.
    Cumps!!
  10.  # 16

    No meu contexto,entre meados de novembro até março,aproximadamente:
    1)5 horas por dia nos dias da semana e cerca de 7 horas por cada dia do fim de semana. Temperaturas variável entre os 18 e 22.
    2)De outubro ao dia de hoje, investi 200Euros de pellets, a 3E cada saco (ainda tenho 5 sacos em stock) + a electricidade que é o equivalente a uma lâmpada entre 80 e 100W

    Quanto melhor a sua casa estiver isolada, melhor desempenho terá. Se voltasse atrás, o único que tinha feito de diferente era ter contratado uma empresa mais especializada na distribuição de ar, para saber o esquema ideal e como reforçar essa distribuição
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JBOSILVA
  11.  # 17

    Sr.dsousa77 pode-me ajudar...sou da zona de Aveiro e quero tambem instalar salamandra com condutas de ar para uma habitação . Acha que dá o mesmo sistema...conhece alguma empresa nesta zona mais especializada na instalação e distribuição de ar???
  12.  # 18

    Bom dia,

    Estou a pensar instalar um recuperador de calor canalizável (2 saídas 80mm) para distribuir o calor por mais divisões.
    Alguém sabe o contacto de uma empresa que instale este sistema?
  13.  # 19

    Barney, em Jersey tem um série de instaladores, eu sei que é um bocado fora de mão.
  14.  # 20

    Colocado por: jorgealvesBarney, em Jersey tem um série de instaladores, eu sei que é um bocado fora de mão.



    O local da instalação é na zona de Évora.

    Conhece alguém ?
 
0.0237 seg. NEW