Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Para quem é entendido nestas coisas da certificação energética...

O betão celular contribui positivamente para o RCCTE?

No meu projecto de RCCTE tenho a solução de aplicação de XPS de 3 cms sobre a laje, para os piso terreo que é zona habitada. Recentemente tivémos uma visita de uma empresa que efectua trabalhos com betão celular, para aplicação em betomilhas de pavimento, sobre a laje.
    Foram apresentadas algumas vantagens no produto e é fácil assumir que realmente é uma boa solução. uma das vantagens apresentadas é a capacidade térmica do produto, que quando aplicado evitaria a colocação do dito XPS, com base nas propriedades térmicas do produto...

Contudo, fico com duvida se haverei de colocar o XPS em toda a área do pavimento ou se o betão celular é realmente solução para melhorar o comportamento térmico.

Alguém com experiência neste tipo de questões?

(NOTA: Tenho isto no projecto RCCTE, não venham logo crucificar uma pessoa por esclarecer duvidas :) Apenas pretendo perceber se os comentários da comunidade batem certo com os dos elementos da certificação energética)

Barradas, mostra-me um pouco de luz, por favor! :)

Coisas da Casa
  2.  # 2

Boas

uma das vantagens apresentadas é a capacidade térmica do produto, que quando aplicado evitaria a colocação do dito XPS

O betão celular não substitui nenhum isolamento.
    - Se o piso térreo for assente no terreno, basta aplicar o isolamento numa largura de 1,5 m ao longo do perímetro da construção.
    - Se o piso térreo for em laje sanitária aconselho a sua aplicação em todo o pavimento

cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

Colocado por: j cardoso- Se o piso térreo for assente no terreno, basta aplicar o isolamento numa largura de 1,5 m ao longo do perímetro da construção.
    - Se o piso térreo for em laje sanitária aconselho a sua aplicação em todo o pavimento

j cardoso quer explicar melhor o pk dessa solução?
  4.  # 4

já projectei com a 1ª solução e penso que tem a ver com o facto de não havendo caixa de ar por baixo da laje do r/c, o solo compactado e o enrocamento ser já uma massa termica que garante o isolamento térmico na zona interior da laje terrea, sendo só preciso um isolamento periferico como o j cardoso preconiza.
  5.  # 5

Boas

Simplificando:
    Em caso de piso assente no terreno são apenas de considerar as perdas pela ponte térmica linear ao longo do perímetro da construção.
    O piso sanitário corresponde a criar um espaço não útil sob o pavimento com a consequente perda de carga térmica através de toda a superfície.

cumps
    josé cardoso
  6.  # 6

Todo o pavimento está sobre caixa de ar. Inclusivé, parte do piso térreo está sobre a garagem (que no RCCTE não contempla isolamento em XPS, mas pretendo colocar (ou não :) ))

Coisas da Casa
  7.  # 7

Boas

Todo o pavimento está sobre caixa de ar. Inclusivé, parte do piso térreo está sobre a garagem (que no RCCTE não contempla isolamento em XPS, mas pretendo colocar (ou não :) ))

Eu nem hesitava em isolar esse pavimento e estranho não estar comtemplado, embora nos projectos feitos de acordo com o antigo regulamento até fosse possível não os considerar e ainda assim conseguir respeitar as condições mínimas. Com o presente regulamento, não me parece possível. Para além disso, e salvaguardando as devidas proporções, é como se no inverno vestisse um sobretudo e ao mesmo tempo andasse descalço.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

O j cardoso tem razão em tudo o que disse (deve ser pq, ou pelo menos ter frequentado o curso do módulo técnico)

Termicamente, o betão celular dá uma ajuda (tem alguma resistência térmica, pois contém ar no seu interior), mas não substitui o isolamento (para subsistuir xps com 3cm deveria ter cerca de 30cm de espessura)
  9.  # 9

alguém me sabe dizer o preço do betão celular por favor? obrigada
  10.  # 10

Colocado por: veaprasor? obrigada

1€/m2 + água + cimento

0.0150 seg. NEW