Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu gosto do conceito dos blocos com cofragem embutido.

Vários fabricantes fabricam blocos de 150 mm de largura. Eu tinha pensado que tinha que ser 50mm do aço para a superfície e que os aços eram 100mm distante - assim que o tamanho minimul de uma coluna ou de um feixe seria 200mm.

O que uma coluna ou viga de 150mm pode ser usada em habitação doméstica?

presdouro
    artebel
    acc
  2.  # 2

Colocado por: jmansion

Em Portugal, muito dificilmente, a não ser que seja efectuado um projecto de estabilidade com recurso a alvenaria resistente confinada. Depois aliada ao facto de necessitar ainda de espessura para isolamento termico e acustico da envolvente.. não lhe vejo qq vantagem
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradasnão lhe vejo qq vantagem

5cm extra é útil em um pequeno edifício.
  4.  # 4

Mas vai precisar de mais espessura. para cumprir com o termico e a acustica... portanto reafirmo, não tem vantagem, fora a estabilidade...
  5.  # 5

Colocado por: jmansion

Não são considerados de pilares nem vigas secções com 15cm de largura, podem ser chamados de lintéis e prumos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasBut it will need more thickness.To comply with thermics and acoustics ... so I reaffirm, it has no advantage, apart from stability ...

Acústico, eu poderia permitir - mas não térmico. A contribuição da resistência térmica de 5cm do concreto ou do bloco liso é desprezível, e uma parede de 15cm poderia ser feita com ISOArgila
  7.  # 7

Colocado por: riscosNão são considerados de pilares nem vigas secções com 15cm de largura, podem ser chamados de lintéis e prumos
  8.  # 8

Tem de contratar um engenheiro civil para calcular a estrutura, bem como um arquitecto para projectar a arquitectura. Fora as outras eespecialidades de engenharia ( acustica, termica, aguas, esgotos, tlecomunicações)
    discutam as opções que forem válidas para o seu caso.
    Depis em obra terá de contratar um Director de fiscalização e um empreiteiro geral....

Portanto o que pretende, não é só chegar aqui e dizer QUERO ASSIM. É possível utilizar esse conceito de linteis e prumos.. por exemplo em alvenaria armada confinada... mas tem de ser ela calculada e os blocos de ISOARGILA não são desenhados para alvenaria estrutural....

Boa sorte. Mas não invente. Existem regras a seguir em Portugal. São muito mais exigentes em termos de dimensionamento sísmico que no resto da Europa... Se for para construir o sul de Portugal, ainda mais.
    Bem sei o que digo, pois tive já diversos caso de pessoas do UK, Alemanha, Belgica e Holanda.. que ficaram surpreendidas...
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasYou must hire a civil engineer to calculate the structure, as well as an architect to design the architecture... but it has to be calculated and the blocks of ISOARGILA are not designed for structural masonry ...

Não pretendo inventá-lo, mas prefiro discutir com arquitetos e engenheiros uma posição de algum conhecimento. Tenho uma formação em engenharia, mas não na construção portuguesa.

Eu sei o suficiente para saber que as regras estão lá, e precisam ser obedecidas, mas não são inteiramente racionais. Parece que a geologia varia muito e, portanto, a ameaça real de problemas sísmicos. E os códigos não reconhecem o comportamento sísmico de um sistema de fardos de palha de carga comprimido - apesar de ser um dos sistemas mais resistentes. Mas isso é apenas como as regras funcionam. É o mesmo em todos os lugares: regras diferentes, mesmo estupidez no final, porque as regras são muito gerais.

A questão neste caso é que eu tinha sido anteriormente dada uma razão que dizia respeito à protecção dos aços contra incêndio. Mas claramente a explicação não funciona para 15cm. Nem para o sistema Baupanel que o EcoPrime usa. Nem de fato para as vigas de concreto estressado que são fáceis de comprar.

Em alguns casos, ter mais colunas, mas apenas um andar - por exemplo - não seria um problema, especialmente com os sistemas de cofragem perdidos que removem o trabalho. Afinal, um pilar de 15 cm ou feixe tem cerca de metade da resistência à compressão e cerca de 100% a resistência à tração de um pilar ou viga de 20 cm. A compressão parece desinteressante - o concreto é realmente bom sob compressão e uma casa não gera muita carga. Ter um extra de 5cm para isolamento, por outro lado, poderia ser um grande benefício em um edifício modesto.

Existem vários fornecedores deste cofragem de 15 cm: parece-me que deve haver um mercado razoável para ele. Se a resposta for "postes internos e vigas para manter o limite máximo", então isso é bom e útil. Eu ficaria surpreso se a resposta foi "não é forte o suficiente" embora.

"Fale com um engenheiro" - isso não é útil. Eu sou um engenheiro. Pelo menos sob alguns critérios. Eu só quero entender quais são as regras.

Isto não é porque eu pretendo auto-certificar ou fazer isso sozinho. É apenas para que eu possa raciocinar sobre o que eu quero, eo que eu posso pagar, e como tudo funciona - então eu não peço o impossível, ou o inacessível. Dessa forma, ninguém desperdiça seu tempo, exceto eu. Eu tenho uma hora no trem para trabalhar que eu possa usar para testar qualquer hipótese. E a mesma casa, mas estou menos motivado.

Vou post fonte para uma calculadora ISO13786 em breve, espero, no meu blog.
    Se isso vai beneficiar alguém que não entende Haskell é outra questão, infelizmente.
  10.  # 10

Com 20 cm de espessura resolve todos os seus problemas da estrutura e o resto resolve-se com facilidade.

0.0165 seg. NEW