Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    estou em vias de adquirir uma nova casa, a segunda.
    No entanto, o banco informou-me que para não alterar o spread do primeiro emprestimo, esta tem de se manter no banco como habitação permanente e a nova como secundaria, mas que poderia alterar nas finanças, depois de realizada a escritura, a minha morada fiscal, ficando a nova casa como habitação permanente e não fazer essa mesma alteração no banco.

    Que implicações isto pode ter a nivel de IMT? Ao pagar o imposto de aquisição da nova casa tenho de pagar como secundaria? Na escritura isso é divulgado?

    Obrigado,
    Tiago Luis
    • TZW
    • 17 abril 2017

     # 2

    Penso que se mudar nas finanças para permanente, pode pedir isenção do imi (duas vezes por pessoa acho), mas agora acho que são apenas 3 anos, isto se concederem, depois penso que fica sujeito a ter que mudar os documentos e receber correio nessa habitação. Faça as contas, talvez não compense mudar a não ser que haja uma grande disparidade de valor entre os imoveis em que o novo possa trazer vantagens.
  2.  # 3

    Obrigado @TZW

    no entanto fiquei na mesma :(
  3.  # 4

    Se tiver segunda habitação, as finanças não lhe vão condeder a isenção de imi.
  4.  # 5

    Colocado por: tbluisQue implicações isto pode ter a nivel de IMT?

    O IMI só tem isenção se o valor da casa for inferior a 125.000, e se for para ahabitação permanente
    O IMT fica mais caro se não for para habitação permanente. veja a tabela:
    http://www.apcmc.pt/legislacao/imt-tabelas-praticas-2017-2/
  5.  # 6

    Obrigado a todos pelos comentarios.

    A minha habitação permanente vai ser a nova casa e essa informação vai ficar nas finanças.
    No banco vai ficar ao contrario: a antiga casa vai ficar como habitação permanente, para não me alterarem o spread e a nova casa como secundaria.

    Neste sentido, o que pretendo saber na realidade, é se quando for pagar o IMT tem de ser como secundaria ou permanente, visto que na escritura da nova casa irá ser mencionado que o imovel é secundario.

    Fiz-me entender?
    • TZW
    • 19 abril 2017

     # 7

    Bem, a melhor opinião que lhe posso dar é mesmo que consulte a/o Happy Hippy.
  6.  # 8

    Colocado por: TZWBem, a melhor opinião que lhe posso dar é mesmo que consulte a/o Happy Hippy.


    lol
  7.  # 9

    Colocado por: TZWBem, a melhor opinião que lhe posso dar é mesmo que consulte a/o Happy Hippy.


    Obrigado por estares neste forum e ainda brincares com coisas serias.
    • emad
    • 19 abril 2017

     # 10

    Colocado por: tbluis

    Obrigado por estares neste forum e ainda brincares com coisas serias.

    Se não percebeu, deveria pesquisar mais o fórum
    Concordam com este comentário: TZW, Joao Dias
    • TZW
    • 20 abril 2017

     # 11

    Pela qualidade excecional das respostas pensei que todos conheciam, tbluis, Happy Hippy é o user mais ilustre no âmbito das leis.
  8.  # 12

    Boa noite,
    tbluis,
    O banco vai fazer um spread diferente do primeiro crédito para o novo crédito de habitação ?
  9.  # 13

    Tenho 2 casas, a nova está nas finanças como permanente, e é de facto.
    Tive isenção de IMI na primeira.
    Quando comprei a nova perdi a isenção de IMI na primeira por deixar de ser habitação própria permanente.
    Mas, entretanto, durante 8 anos tive isenção de IMI na nova, pois passou a ser a habitação própria permanente.
    Na primeira temos spread de 0.9 em 2000 na segunda de 0.6 em 2007.
    Espero que ajude.
  10.  # 14

    Bom.. por acaso tinha mais umas luzes a dar aqui neste tópico, mas parece que o tbluis ficou aborrecido connosco e com o Happy Hippy, que nunca mais disse nada.
  11.  # 15

    Obrigado a todos.
    Já esclareci tudo nas finanças.
  12.  # 16

    Colocado por: tbluisObrigado a todos.
    Já esclareci tudo nas finanças.


    E para memoria futura não quer partilhar?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 17

    Simples,

    o IMT tem de ser pago como está inicialmente no banco, porque é referenciado na escritura da nova casa, como secundaria.
    No meu caso, como mantenho a habitação permanente a antiga casa no banco para nao me alterarem o spread, depois da escritura feita altero só a morada fiscal nas finanças para a nova casa, espero pela avaliação do imovel por parte das finanças e no caso de ser inferior ao IMT pago, as finanças devolvem a diferença.
    Realço que no meu caso não existe isenção de IMI, porque a casa irá custar 165.000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe
 
0.0170 seg. NEW